Resumo: |
As exigências que as vias de alta velocidade impõem, desde os aspectos de segurança às soluções construtivas, obrigam a novos desafios da engenharia que é urgente satisfazer. Neste contexto, o uso de soluções pré-fabricadas para a construção da infra-estrutura permitirá obter ganhos importantes quer nos tempos de execução, quer nos custos finais de construção.
Apesar de já existir experiência significativa na utilização de soluções pré-fabricadas no contexto das vias convencionais, a sua utilização em LAV tem sido mais reduzida. O estudo da adequação dos sistemas existentes aos novos e mais exigentes requisitos das LAV, a par do desenvolvimento de sistemas inovadores que se mostrem mais adequados a esta nova realidade, constitui um dos actuais desafios à comunidade técnico-científica nacional e internacional.
No âmbito deste projecto identificam-se quatro linhas de actividades:
A) Desenvolvimento de soluções integradas de pré-fabricação em pontes inseridas em LAV com as seguintes preocupações: eficiente comportamento dinâmico; desempenho sísmico quer para níveis de intensidade sísmica de serviço quer para níveis de projecto; bom comportamento das zonas de ligação dos diversos componentes pré-fabricados.
B) Estudo do comportamento e definição de novas soluções nas zonas de transição de atravessamentos inferiores realizados com elementos pré-fabricados de modo a melhorar a segurança, tanto para condições de serviço como e estado limite último, e a sua manutenção.
C) Definição de novas soluções de barreiras de protecção de ruído pré-fabricadas, para zonas próximas de LAV, com adequado comportamento estrutural, limitando os deslocamentos excessivos que se têm verificado nas soluções convencionais, e acústico.
D) Definição de novas soluções de via em laje pré-fabricada para LAV, com secção optimizada, tendo em conta o tipo de tráfego, optimização de materiais, processos construtivos, tipo de juntas e comportamento dinâmico. |