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Projeto/Contrato PS:PTDC/ECM/69697/2006

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 63617
 
Referência: PTDC/ECM/69697/2006
Nome Curto: PTDC/ECM/69697/2006
Título: Metodologias avançadas de avaliação do comportamento dinâmico de pontes ferroviárias em linhas de alta velocidade
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?:
Nº de Instituições Participantes: 3
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2008-01-01
Data de Conclusão Prevista: 2010-12-31
Data de Conclusão Efetiva: 2011-06-30
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 125.000,00 EUR
Detalhes
Resumo: Neste projecto começar-se-á por efectuar melhoramentos de um programa de cálculo existente em termos das suas capacidades de realização de análises dinâmicas com interacção ponte-comboio. Assim, procurar-se-á estender o algoritmo de interacção dinâmica a estruturas modeladas com elementos de casca e de volume, melhorar o desempenho do programa em termos de tempo de cálculo, ampliar a biblioteca de modelos de comboios de alta velocidade já disponíveis com modelos 3D e comboios do tipo regular e implementar formas alternativas de definição das irregularidades da interface roda-carril.
Simultaneamente será implementado um conjunto de rotinas de cálculo automático para a avaliação do comportamento estrutural de pontes ferroviárias. Em termos de fadiga, serão implementadas metodologias baseadas em conceitos da mecânica da fractura e na acumulação não linear dos danos. No que se refere à segurança da via, serão implementados novos critérios relativos à aceleração do tabuleiro para atender à estabilidade do balastro, recentemente propostos como alternativa aos indicados na EN1990-A2. Em termos de conforto dos passageiros, serão implementadas formas de se proceder à sua avaliação com base nos critérios indicados na norma ISO2631, no relatório da comissão D190 do ERRI, na ficha UIC 513 e na ENV 12299:1999, que envolvem a quantificação de índices de conforto baseados em ponderações dos valores das acelerações registadas nas carruagens, em alternativa à forma indicada na EN1991-2 que atende apenas aos valores de pico desta grandeza.
A ferramenta de análise dinâmica melhorada e as novas metodologias de avaliação do comportamento estrutural serão aplicadas em estudos numéricos de pontes situadas em troços modernizados da rede ferroviária nacional e em linhas de alta velocidade europeias para tráfego de comboios de alta velocidade. O comportamento dinâmico das pontes será avaliado para tráfego de comboios reais de alta velocidade e para os esquemas de cargas referentes a Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
URL: http://www.fct.mctes.pt/projectos/pub/2006/Painel_Result/vglobal_projecto.asp?idProjecto=69697&idElemConcurso=883
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia civil

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

  • Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão
  • Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia de infra-estruturas

Palavras Chave

  • Comportamento dinâmico
  • Experimentação e modelação
  • Fiabilidade estrutural
  • Pontes ferroviárias em linhas de alta velocidade
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
P. Delgado (Autor) (Outra); A. Monteiro (Autor) (FEUP); A. Arêde (Autor) (FEUP); N. Vila Pouca (Autor) (FEUP); R. Delgado (Autor) (FEUP); A. Costa (Autor) (Outra)
2011
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Proponente Rui Calçada ruiabc@fe.up.pt
Rede Ferroviária de Alta Velocidade, S.A. RAVE Portugal Empresa Parceiro
Rede Ferroviária Nacional, REFER EP REFER Portugal Estado Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 125.000,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 125.000,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: -
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP António Abel Ribeiro Henriques AARH Investigador 20 20
FEUP Diogo Rodrigo Ferreira Ribeiro DRFR Investigador 100
FEUP Joaquim Gabriel Magalhães Mendes JG Investigador 0 20
FEUP Paulo Manuel Salgado Tavares de Castro PTC Investigador 10 10
FEUP Raimundo Moreno Delgado RD Investigador 15 15
FEUP Rui Artur Bártolo Calçada RBC Investigador Responsável na UO 35 35

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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