Resumo: |
As competências digitais envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Durante a pandemia da covid-19, implementou-se mundialmente o que se convencionou chamar de ensino remoto emergencial (ERE). A avaliação e o desenvolvimento de competências digitais em educação já era um tema de interesse antes da pandemia da covid-19, que deixou mais patente sua importância. Os objetivos deste projeto de pesquisa, desenvolvido em rede internacional, são: a) conduzir revisões de literatura sobre esses temas; b) analisar a experiência de gestores, educadores, estudantes, pais e outros profissionais durante o ERE, especificamente em relação ao uso de TDIC; c) elaborar e validar instrumentos para a avaliação de competências digitais; d) avaliar o nível de competência digital desses atores por meio da aplicação dos instrumentos elaborados e validados; e) elaborar, aplicar e avaliar atividades visando o desenvolvimento das competências digitais desses atores; f) realizar cursos de formação de educadores para o desenvolvimento de competências digitais; g) elaborar, validar e implementar um programa de formação para o desenvolvimento de competências digitais. O referencial teórico envolve diversos frameworks elaborados pela União Europeia, como: DigComp ? The Digital Competence Framework for Citizens; DigCompEdu ? European Framework for the Digital Competence of Educators e DigCompOrg ? a European framework for digitally-competent Educational Organizations, além de outros frameworks, como os elaborados pela Unesco, ISTE e TPACK. A pesquisa é aplicada, explicativa, longitudinal e de campo, com uma abordagem de métodos mistos. A metodologia inclui: a) surveys; b) intervenções; c) estudos de caso, d) pesquisa-ação. A coleta de dados será realizada por análise documental, questionários, testes, entrevistas, grupos focais e observação. A análise dos dados quantitativos envolverá estatística descritiva |
Resumo As competências digitais envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Durante a pandemia da covid-19, implementou-se mundialmente o que se convencionou chamar de ensino remoto emergencial (ERE). A avaliação e o desenvolvimento de competências digitais em educação já era um tema de interesse antes da pandemia da covid-19, que deixou mais patente sua importância. Os objetivos deste projeto de pesquisa, desenvolvido em rede internacional, são: a) conduzir revisões de literatura sobre esses temas; b) analisar a experiência de gestores, educadores, estudantes, pais e outros profissionais durante o ERE, especificamente em relação ao uso de TDIC; c) elaborar e validar instrumentos para a avaliação de competências digitais; d) avaliar o nível de competência digital desses atores por meio da aplicação dos instrumentos elaborados e validados; e) elaborar, aplicar e avaliar atividades visando o desenvolvimento das competências digitais desses atores; f) realizar cursos de formação de educadores para o desenvolvimento de competências digitais; g) elaborar, validar e implementar um programa de formação para o desenvolvimento de competências digitais. O referencial teórico envolve diversos frameworks elaborados pela União Europeia, como: DigComp ? The Digital Competence Framework for Citizens; DigCompEdu ? European Framework for the Digital Competence of Educators e DigCompOrg ? a European framework for digitally-competent Educational Organizations, além de outros frameworks, como os elaborados pela Unesco, ISTE e TPACK. A pesquisa é aplicada, explicativa, longitudinal e de campo, com uma abordagem de métodos mistos. A metodologia inclui: a) surveys; b) intervenções; c) estudos de caso, d) pesquisa-ação. A coleta de dados será realizada por análise documental, questionários, testes, entrevistas, grupos focais e observação. A análise dos dados quantitativos envolverá estatística descritiva e inferencial, enquanto a análise dos dados qualitativos envolverá codificação e categorização. Os resultados das análises dos dados qualitativos e quantitativos serão então comparados. |