Resumo: |
A reconstrução 3D de locais arqueológicos e monumentos antigos, bem como a sua visualização com elevado nível de fidelidade visual, permitem aos especialistas aperfeiçoar as suas teorias sobre os elos perdidos da história da nossa civilização.
A reconstrução 3D com elevado nível de precisão constitui uma tarefa complexa, onde todos os estágios da síntese de imagem necessitam de ser cuidadosamente executados a partir de modelos 3D detalhados de modo a obter um retrato fiel do objeto de estudo. As descrições textuais e as informações de ordem geoespacial recolhidas pelos arqueólogos in loco podem ser usadas para ultrapassar a falta de informação visual. Frequentemente, estas informações não são suficientes, pelo que se torna necessário recorrer a processos de modelação procedimental de forma a reduzir o tempo de realização da tarefa e os custos envolvidos.
Assim, de forma a reduzir o volume da intervenção humana, este projeto tem como objetivo principal, desenvolver um sistema expedito de modelação 3D. Este sistema de modelação será orientado pelo conhecimento relativo às regras de construção de monumentos ou estruturas do passado, codificadas numa gramática formal a partir do conhecimento dos peritos sobre os procedimentos arquitetónicos ao longo da história. Este sistema contemplará a modelação das fachadas dos edifícios e dos seus interiores, de modo a que o exterior e o interior de cada edifício surjam perfeitamente integrados e complementem o conhecimento em falta sobre a estrutura.
Em projeto anterior (3D4LBMS - POSI/CHS/48220/2002) foi desenvolvido um sistema de modelação procedimental (XL3D) capaz de gerar ambientes urbanos baseados em sistemas L, que incorporam informações geoespaciais. O recurso a regras reais que suportem a criação de edifícios virtuais com o seu interior foi recentemente explorado por esta equipa, tanto para a construção de estruturas modernas, como de de estruturas antigas (ex. civilização Romana).
Com base no trabalho já realizado |
Resumo A reconstrução 3D de locais arqueológicos e monumentos antigos, bem como a sua visualização com elevado nível de fidelidade visual, permitem aos especialistas aperfeiçoar as suas teorias sobre os elos perdidos da história da nossa civilização.
A reconstrução 3D com elevado nível de precisão constitui uma tarefa complexa, onde todos os estágios da síntese de imagem necessitam de ser cuidadosamente executados a partir de modelos 3D detalhados de modo a obter um retrato fiel do objeto de estudo. As descrições textuais e as informações de ordem geoespacial recolhidas pelos arqueólogos in loco podem ser usadas para ultrapassar a falta de informação visual. Frequentemente, estas informações não são suficientes, pelo que se torna necessário recorrer a processos de modelação procedimental de forma a reduzir o tempo de realização da tarefa e os custos envolvidos.
Assim, de forma a reduzir o volume da intervenção humana, este projeto tem como objetivo principal, desenvolver um sistema expedito de modelação 3D. Este sistema de modelação será orientado pelo conhecimento relativo às regras de construção de monumentos ou estruturas do passado, codificadas numa gramática formal a partir do conhecimento dos peritos sobre os procedimentos arquitetónicos ao longo da história. Este sistema contemplará a modelação das fachadas dos edifícios e dos seus interiores, de modo a que o exterior e o interior de cada edifício surjam perfeitamente integrados e complementem o conhecimento em falta sobre a estrutura.
Em projeto anterior (3D4LBMS - POSI/CHS/48220/2002) foi desenvolvido um sistema de modelação procedimental (XL3D) capaz de gerar ambientes urbanos baseados em sistemas L, que incorporam informações geoespaciais. O recurso a regras reais que suportem a criação de edifícios virtuais com o seu interior foi recentemente explorado por esta equipa, tanto para a construção de estruturas modernas, como de de estruturas antigas (ex. civilização Romana).
Com base no trabalho já realizado, pretende-se estender e melhorar o atual estado do conhecimento de modo a permitir a construção e visualização de locais arqueológicos com edifícios completos (que incluem interiores e exteriores) e georreferenciados, baseados em alguns valores paramétricos concordantes com as regras definidas para o período de tempo considerado e as correspondentes questões de ordem arquitetónica. Os edifícios resultantes podem ser criados sem qualquer conhecimento inicial e de acordo com o conjunto de regras que foram definidas. Os edifícios existentes, quer estejam bem conservados ou em ruínas, ou ainda as edificações que já não existem, mas para as quais existe informação textual (em livros antigos ou documentos), são modelados a partir dessa informação de modo a criar algumas regras que funcionarão como restrições no processo de geração.
Não sendo um processo fácil, a especificação destas regras implica uma análise profunda da informação contida em fontes distintas (documentos, livros, pinturas, etc.) e conhecimento acerca das gramáticas formais. Por conseguinte, para além de contribuir para a automatização de alguns estágios deste processo, procura-se desenvolver um modelo de extração de informação que, de um modo automático, extraia e converta em regras a informação encontrada nas descrições textuais. O processo de extração de informação será baseado numa ontologia criada para este domínio que permitirá eliminar ambiguidades e adicionar informação semântica ao modelo.
Deste projeto resulta uma ferramenta que permite aos arqueólogos produzirem reconstruções virtuais precisas de sítios arqueológicos, num curto espaço de tempo. Para tal, serão usadas as técnicas de modelação procedimental para a criação de edifícios, com bastante detalhe (interiores e exteriores), guiadas por um conjunto de regras extraídas automaticamente de descrições textuais ou definidas pelo utilizador através de uma interface visual. |