Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Projetos > Projeto: NORTE-01-0145-FEDER-000073

Projeto: NORTE-01-0145-FEDER-000073

Designação do projeto: DynamiCITY - DynamiCITY: Promovendo a adaptação dinâmica de cidades inteligentes para lidar com crises e disrupções
Código do projeto: NORTE-01-0145-FEDER-000073
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data de aprovação: 2021-03-23
Data de início: 2021-03-01
Data de conclusão: 2023-06-30
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 586.903,15 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 586.903,15 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 586.903,15 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 498.867,68 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 498.867,68 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 498.867,68 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
O projeto produziu resultados significativos que refletem o seu sucesso no cumprimento das metas estabelecidas. Uma realização central foi a criação efetiva de uma plataforma baseada em sistemas multiagente (MAS) projetada para apoiar investigação relevantes na área das cidades inteligentes e neutras em carbono, a longo prazo. Assente numa plataforma de dados aberta, esta solução foi pensada para ser partilhada e continuamente atualizada. O desenvolvimento do Sistema de Apoio à Decisão MAS envolveu a criação de diversos trechos de código e algoritmos computacionais, com uma produção assinalável de componentes tecnológicos distintos.

Estes componentes constituem a base tecnológica para a adaptação dinâmica das cidades inteligentes, contribuindo para avanços na compreensão e gestão de interações complexas entre redes de transporte e ambientes urbanos. Com o objetivo de acrescentar valor e obter reconhecimento, foi planeada a submissão de uma patente europeia, centrada nas contribuições arquitetónicas da equipa para a infraestrutura subjacente à Plataforma DynamiCITY. Esta iniciativa destaca-se pelo seu potencial inovador no apoio à criação colaborativa de conhecimento e na concepção de mecanismos de coordenação social para sistemas sociotécnicos complexos, como cidades inteligentes e sistemas de mobilidade sustentável.

A disseminação dos resultados foi conseguida através de apresentações em conferências e eventos nacionais e internacionais, seminários, workshops e publicações em revistas especializadas. No que diz respeito ao contributo para a formação avançada de recursos humanos e para a produção académica, destaca-se o sucesso na orientação de alunos de mestrado e de doutoramento. O projeto gerou um número significativo de publicações científicas, avançando em áreas como a segurança, trânsito, mobilidade, economia dos transportes, planejamento espacial, resiliência climática e inteligência artificial.

Como parte dos resultados alcançados, um relatório científico e técnico abrangente, que servirá de base para a criação de um livro destacando os principais resultados da investigação, compila e descreve os resultados do projeto. Este trabalho representa uma monografia significativa, consolidando realizações e resultados teóricos, métodos analíticos e técnicas de design para sistemas sociotécnicos complexos e sustentáveis.

Os principais números do projeto estão listados abaixo. Entre parênteses, os números representam primeiro os indicadores planeados e depois os resultados da implementação real.

  • Grau de concretização das atividades previstas no projeto : (100% / 100%).
  • Pessoal envolvido no projeto em atividades de investigação e desenvolvimento, em ETI: (19.95 / 21.25).
  • Unidades de I&D apoiadas: (3 / 3).
  • Publicações Científicas em Domínios Científicos Enquadráveis na RIS3: (22 / 36).
  • Pedidos de patentes europeias (EPO) na operação: (1 / 1).

Como os números confirmam, todos os valores previstos foram alcançados com sucesso e, em alguns casos, até superados. Por exemplo, no que diz respeito ao envolvimento do pessoal, foram inicialmente planeados 19,95 ETI, e o projecto produziu um resultado ainda melhor, com 21,25 ETI. O mesmo aconteceu com as publicações, inicialmente previstas para um total de 22 publicações científicas, atingindo efetivamente um total de 36 publicações científicas.

Os resultados do projeto DynamiCITY não só representam um contributo valioso para o avanço do conhecimento científico e estratégias inovadoras no contexto das cidades inteligentes, mas também excedem os resultados inicialmente pretendidos.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Serviços Partilhados da Universidade do Porto I Termos e Condições I Acessibilidade I Índice A-Z I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-20 às 06:46:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias