Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Project/Service Agreement:IMPACTOS1992244P/2021

Project/Service Agreement:IMPACTOS1992244P/2021

Start Approved In Progress Completed Closed

Status
Projeto Em CursoIn Progress
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 81873
 
Reference: IMPACTOS1992244P/2021
Short name: IMPACTOS1992244P/2021
Title: Development of Digital Skills in Education
Competitive Funding: Yes
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 1
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: International
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: CAPES - CAPES
Funding Institution: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Financial Geographical Scope: International
Scheduling
Planned Start Date: 2021-01-01
Effective Start Date: 2021-01-01
Expected Completion Date: 2025-01-01
Effective Completion Date: 2025-01-01
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 0,00 EUR
Details
Summary: As competências digitais envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Durante a pandemia da covid-19, implementou-se mundialmente o que se convencionou chamar de ensino remoto emergencial (ERE). A avaliação e o desenvolvimento de competências digitais em educação já era um tema de interesse antes da pandemia da covid-19, que deixou mais patente sua importância. Os objetivos deste projeto de pesquisa, desenvolvido em rede internacional, são: a) conduzir revisões de literatura sobre esses temas; b) analisar a experiência de gestores, educadores, estudantes, pais e outros profissionais durante o ERE, especificamente em relação ao uso de TDIC; c) elaborar e validar instrumentos para a avaliação de competências digitais; d) avaliar o nível de competência digital desses atores por meio da aplicação dos instrumentos elaborados e validados; e) elaborar, aplicar e avaliar atividades visando o desenvolvimento das competências digitais desses atores; f) realizar cursos de formação de educadores para o desenvolvimento de competências digitais; g) elaborar, validar e implementar um programa de formação para o desenvolvimento de competências digitais. O referencial teórico envolve diversos frameworks elaborados pela União Europeia, como: DigComp ? The Digital Competence Framework for Citizens; DigCompEdu ? European Framework for the Digital Competence of Educators e DigCompOrg ? a European framework for digitally-competent Educational Organizations, além de outros frameworks, como os elaborados pela Unesco, ISTE e TPACK. A pesquisa é aplicada, explicativa, longitudinal e de campo, com uma abordagem de métodos mistos. A metodologia inclui: a) surveys; b) intervenções; c) estudos de caso, d) pesquisa-ação. A coleta de dados será realizada por análise documental, questionários, testes, entrevistas, grupos focais e observação. A análise dos dados quantitativos envolverá estatística descritiva Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Social sciences

Academic fields (CORDIS - Level 5)

  • Humanities > language sciences

Keywords

  • Humanidades digitais
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Faculdade de Letras da Universidade do Porto FLUP Portugal S Non Participant
 

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FLUP Juliana Novo Gomes JNG Researcher 2021-01-01 2025-01-01

Technicians in the Project

Mais informações There are no Technicians associated with the Project.
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Serviços Partilhados da Universidade do Porto I Terms and Conditions I Acessibility I Index A-Z I Guest Book
Page created on: 2024-07-16 20:29:54 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal