Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Workshop de Análise de Ideias de Investigação

Notícias

Workshop de Análise de Ideias de Investigação

18 de Novembro de 2009



A Reitoria da Universidade do Porto e a Idea Puzzle organizam a 8ª edição do Workshop Análise de Ideias de Investigação.

Este Workshop, dirigido pelo Professor Doutor Ricardo Morais, decorrerá nas instalações da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira) no dia 18 de Novemmbro de 2009 das 18h00 às 22h00.

Introdução
A análise científica de ideias de investigação é uma fase crucial no planeamento de investigação. De acordo com os especialistas esta é a fase que envolve maior grau de incerteza no âmbito de mestrados e doutoramentos. A longo prazo, investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) garantem a competitividade sustentada de cidadãos, organizações e países.

Neste seminário será apresentado e aplicado o software Idea Puzzle® com os seguintes benefícios:
* Facilita a aprendizagem e ensino de método científico
* Reduz a incerteza no planeamento de investigação
* Acelera a geração, análise e avaliação científica de ideias de investigação

As 21 decisões do software Idea Puzzle® são uma nova síntese de método científico publicada internacionalmente (Morais 2009a, Morais 2009b; Morais et al. 2009). O seminário é uma sessão interactiva em que os participantes criam um plano de investigação com o software Idea Puzzle®.

Tópicos
1. Geração científica de ideias de investigação
2. Contexto teórico de uma ideia de investigação
3. Contexto empírico de uma ideia de investigação
4. Contexto metodológico de uma ideia de investigação
5. Contexto retórico de um projecto de investigação
6. Contexto autoral de um promotor de investigação
7. Planeamento científico de ideias de investigação

Destinatários
Alunos de mestrado ou doutoramento, investigadores, professores e avaliadores externos de investigação em qualquer área de conhecimento.

Resultados
Depois do seminário, os participantes serão capazes de aplicar o software Idea Puzzle® na aprendizagem e ensino de método científico, assim como na geração, análise e avaliação científica de ideias de investigação. Estes resultados constituem um investimento em competências científicas vitalícias.

Especialista
Ricardo Morais é doutorado em Gestão Estratégica pela Universidade de Jyväskylä, Finlândia, e licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É especializado em gestão estratégica de investigação e internacionalização. Desde 2002 leccionou estes temas a mais de 1200 alunos de mestrado e doutoramento em mais de 10 instituições de ensino superior em Portugal e no estrangeiro.

Com dezenas de comunicações em conferências e seminários internacionais, é autor de artigos e capítulos científicos editados pela Elsevier (EUA), Emerald (Reino Unido), Edward Elgar (Reino Unido) e Sage Publications (EUA). No âmbito deste seminário destacam-se as publicações sobre 'método científico' (Sage Publications), 'realismo crítico' (Edward Elgar) e 'paradoxo doutoral' (Emerald).


* INFORMAÇÕES GERAIS
Local da inscrição: Gabinete de Cultura, Desporto e Lazer da Reitoria da Universidade do Porto
Local do Workshop: Sala de Formação da Reitoria da Universidade do Porto
Horário: 18h às 22h
Preço: 35¤ UP | 45¤ fora UP
Inscrições até 9 de Novembro, limitadas a 25 participantes - Ana Martins: anamartins@reit.up.pt ou Ruben Rodrigues: rrodrigues@reit.up.pt; Tlf. 220408193
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-03-19 às 06:35:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais