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Functional centres

Tecnological platforms

Acronym: UPT
Description: A Unidade de Plataformas Tecnológicas exerce as suas competências nos domínios da gestão de infraestruturas técnicas do sistema de informação, das plataformas de ensino e aprendizagem, da gestão de identidades, e da gestão dos mecanismos de autenticação e autorização.

Compete a esta unidade:
  • Assegurar serviços transversais de identidade, de autenticação e de autorização, incluindo mecanismos de autenticação forte, capaz de responder às necessidades de configuração e aprovisionamento dos serviços de cada uma das EC de acordo com os requisitos definidos e articulados com a Unidade de Segurança de Informação;
  • Promover a harmonização dos procedimentos relativos aos mecanismos de identificação, autenticação e autorização em utilização nos sistemas e infraestruturas da U.Porto para o controlo de acesso a recursos e serviços, nomeadamente definir requisitos para os sistemas de gestão de identidades da U.Porto em articulação com a Unidade de Segurança de Informação;
  • Prover o sistema federado de gestão de identidades das funcionalidades para a gestão do ciclo de vida dos utilizadores dos serviços da U.Porto;
  • Gerir e otimizar os serviços de bases de dados em que assentam os serviços da UPdigital;
  • Gerir os diversos ambientes e plataformas relacionadas com o desenvolvimento, a qualidade, o pré-produtivo e o produtivo, requeridos para o funcionamento do ecossistema de sistemas de informação;
  • Instalar, em ambiente produtivo, as novas versões de software desenvolvido na UPdigital;
  • Implementar e manter medidas robustas de proteção de dados para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação armazenada nas bases de dados, em conformidade com as políticas de segurança da informação e regulamentações aplicáveis;
  • Assegurar serviços de monitorização e alarmística apropriados à gestão da operação;
  • Assegurar operação e continuidade das infraestruturas e dos serviços identificados como críticos para a organização (24 × 7);
  • Disponibilizar apoio informático de segunda linha para os serviços disponibilizados pela unidade.
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