Resumo (PT):
Os Relatórios de Estágio que integram a Iniciação à Prática Profissional dos Cursos de Formação de Professores, implicam o desenvolvimento de um projeto de investigação-ação que envolve, em simultâneo, o domínio dos conhecimentos científicos que fundamentam a temática de base abordada, os procedimentos de recolha, análise e interpretação crítica de resultados, assim como os modelos e estratégias pedagógicas subjacentes à sua concretização. Nesse sentido, estes projetos espelham, em larga medida, os temas que marcam a educação geográfica, as metodologias de ensino-aprendizagem mais adequadas ao desenvolvimento de competências que preparem os nossos jovens para lidar com a mudança e a incerteza num mundo em rápida transformação, assim como a legislação vigente e os documentos normativos que servem de base à definição do Sistema Educativo atual em Portugal.
Considerando estes aspetos, propomos aqui um primeiro ensaio metodológico que procura identificar as ‘pontes’ entre: (1) os temas dos relatórios de Iniciação à Prática Profissional em Geografia, identificados a partir dos títulos dos Relatórios de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia (MEG) no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (EBS) elaborados nas três universidades portuguesas durante os últimos cinco anos, período de constituição autónoma dos MEG; (2) o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO); (3) as Aprendizagens Essenciais definidas para o EBS da disciplina de Geografia, em consonância com o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no PASEO; (4) as orientações expressas na Carta Internacional de Educação Geográfica de 2016. Os textos destes quatro documentos foram analisados através da aplicação Wordclouds, permitindo obter uma imagem gráfica das palavras mais frequentemente utilizadas e, desta forma, procurando identificar as pontes de ligação entre eles por associação de palavras idênticas.
Deste exercício, foi possível esboçar algumas ideias sobre a convergência detetada entre os projetos de investigação-ação dos MEG portugueses e as orientações associadas diretamente com o ensino da Geografia. Em sentido oposto regista-se um relativo ‘desencontro’ com o PASEO, discutindo-se e explorando-se possibilidades de abrir canais para o desenvolvimento de ligações mais explícitas com um documento que se constitui como referencial para a organização do sistema educativo português
Abstract (EN):
The Internship Reports that integrate the Initiation to Professional Practice of Teacher Training Courses imply the development of an action-research project that involves, simultaneously, the mastery of the scientific knowledge that underlies the basic theme addressed, the procedures for collection, analysis and critical interpretation of results, as well as the pedagogical models and strategies underlying its implementation. In this sense, these projects mirror, to a large extent, the themes that mark geographic education, the teaching-learning methodologies most appropriate to the development of skills that prepare our young people to deal with change and uncertainty in a rapidly changing world, as well as the current legislation and the normative documents that defines the current Educational System in Portugal.
Considering these aspects, we propose a first methodological experience that seeks to identify the 'bridges' between: (1) the themes of the Initiation to Professional Practice reports in Geography, identified from the titles of the Internship Reports of the Masters in Geography Teaching (MEG) in the 3rd Cycle of Basic and Secondary Education (EBS) elaborated in the three Portuguese universities during the last five years, the period of autonomous constitution of the MEG’s; (2) the Profile of the Student Leaving Compulsory Education (PASEO); (3) the Essential Learnings defined for the EBS of the Geography discipline, in line with the development of the areas of competencies inscribed in the PASEO; (4) the guidelines expressed in the International Charter of Geographic Education published in 2016. The text of these four documents were analysed through the Wordclouds application, providing a graphic image of the most frequently used words, seeking to identify the bridges of connection between them by association of identical words.
From this exercise, it was possible to sketch some ideas about the convergence detected between the action-research projects of the Portuguese MEGs and the guidelines directly associated with the teaching of Geography. In the opposite direction, a relative 'mismatch' with the PASEO is registered, discussing and exploring possibilities of opening channels for the development of more explicit links with a document that constitutes a reference for the organisation of the Portuguese educational system.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Revista disponível em: https://drive.google.com/file/d/1PpytCTbpBqMk1yHvuPFRTTeXXY5zEqjX/view