Resumo (PT):
A modelação de ambientes urbanos virtuais é uma necessidade cada vez mais presente no grande público. Exemplos como o Google Earth mostram o seu potencial num mercado de massas, até agora desconhecedor deste tipo de tecnologias. A modelação expedita é uma das soluções para a redução dos custos e dos prazos de execução em projectos deste género. Em modeladores expeditos, baseados em sistemas de produções, como é o caso do modelador XL3D, a especificação dos processos de modelação possui uma complexidade elevada. Este facto motiva o desenvolvimento de ferramentas de autoria que assistam a tarefa.
Neste artigo é apresentado um método para prototipagem rápida de ferramentas gráficas de autoria de especi-ficações de modelação, exemplificado pela sua aplicação ao modelador XL3D. Através da combinação de meto-dologias de desenvolvimento ágeis com frameworks foi produzida uma ferramenta de autoria, denominada XML Navi, que permite diminuir drasticamente a complexidade da especificação dos processos de modelação. Esta ferramenta possibilita um elevado incremento de produtividade, sobretudo ao nível da definição dos sistemas L geoespaciais que são utilizados para os processos de modelação, pois automatiza a sua tradução da notação nativa para o schema XL3D. O método desenvolvido possui elevada flexibilidade, permitindo a prototipagem de diversos tipos de aplicações de Computação Gráfica, tal como é demonstrado com o desenvolvimento de um protótipo de uma ferramenta de visualização interactiva para ambientes urbanos virtuais.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
9