Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Síntese de som 3D em ambientes de realidade virtual: aplicação a simuladores de condução
Publication

Síntese de som 3D em ambientes de realidade virtual: aplicação a simuladores de condução

Title
Síntese de som 3D em ambientes de realidade virtual: aplicação a simuladores de condução
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
1998
Authors
António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
João Miguel M. Leitão
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Fernando Nunes Ferreira
(Author)
FEUP
Conference proceedings National
Pages: 215-229
8º Encontro Português de Computação Gráfica
Coimbra, Portugal, 5 a 6 de Feverreiro de 1998
Scientific classification
FOS: Engineering and technology > Other engineering and technologies
CORDIS: Technological sciences > Technology > Graphic techniques > Computer graphics
Other information
Resumo (PT): Com o avanço da tecnologia informática, é hoje em dia possível construir sistemas de Realidade Virtual com elevado nível de realismo, possibilitando uma sensação de presença em ambientes sintetizados. No desenvolvimento de um sistema de Realidade Virtual, é essencial que o participante se sinta completamente imerso no ambiente simulado, nomeadamente no que respeita às sensações auditivas. De forma a melhorar qualitativamente a capacidade de imersão, foi desenvolvido um sistema que realiza a síntese de Som 3D, que se descreve neste trabalho. O sistema desenvolvido, integrado num simulador de condução, permite criar um espaço auditório realista envolvendo o condutor, onde os objectos da simulação são identificáveis e localizáveis a partir do som que emitem. Para além da espacialização das fontes sonoras são também modelados efeitos acústicos, como o efeito Doppler, a atenuação com a distância, a absorção atmosférica e o atraso de propagação. A aplicação de síntese de Som 3D foi desenvolvida num computador pessoal equipado com placas de som comerciais de baixo custo. A aplicação permite uma fácil integração com plataformas de simulação de condução através de uma rede local, como se descreve no presente trabalho.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 15
Documents
We could not find any documents associated to the publication with allowed access.
Related Publications

Of the same scientific areas

A Scalable Implementation of an Interactive Increasing Realism Ray-Tracing Algorithm (1997)
Chapter or Part of a Book
António Augusto de Sousa; Fernando Nunes Ferreira
Expeditious modelling of urban scenes (2004)
Article in National Scientific Journal
António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho; António Augusto de Sousa; Fernando Nunes Ferreira
Variação do nível de detalhe comportamental de agentes em ambientes simulados (2000)
Article in International Conference Proceedings Book
J. Miguel Leitão; António Augusto de Sousa; Fernando Nunes Ferreira
Uma abordagem para a obtenção de informação 3D a partir de movimento de câmara (2005)
Article in International Conference Proceedings Book
João Manuel Ribeiro Silva Tavares

See all (18)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-27 19:36:51 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal