Resumo (PT):
Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de projeto de pesquisa conduzido
no núcleo de Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Comunicação
e Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Apresenta reflexões no
campo da formação do profissional da informação na Era Digital. Destaca-se a importância
da educação como uma ferramenta associada a promoção do crescimento econômico,
geração de riqueza e distribuição de renda. No contexto da Ciência da Informação,
Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e áreas afins, revisões de projetos pedagógicos são impostas pelas novas demandas por profissionais com habilidades inter-trans--multidisciplinares, capacidade de inovação e habilidades em lidar com ferramentas de tecnologias digitais, sem limitações geopolíticas, e com diversidade cultural. Neste
contexto, o objetivo deste trabalho está em analisar o modelo organizacional de ensino
e pesquisa de uma amostra das escolas de informação que fazem parte do consórcio
iSchools, com foco em orientar a tomada de decisão na modernização e inovação nos
planos de ensino e pesquisa na área da Ciência da Informação e na contribuição para
o desenho e proposta de laboratório de ensino e pesquisa à partir da análise do modelo
seguido pelas iSchools e Aplicados a Informação, Comunicação e Cultura sintonizado
com as demandas da Sociedade em Rede e da Era Digital.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific