Resumo (PT):
ínio Arte, Sustentabilidade e Educação, busca pesquisar possibilidades de uma educação
libertadora com protagonismo de jovens em situação de vulnerabilidade social, frente a um
percurso de oferta educativa alternativa, que tem como contexto empírico uma escola de
segunda oportunidade em Portugal. Num diálogo entre estudos sobre educação libertadora,
cidadania e voz, participação, comunicação e mediação de conflitos atenta-se para às relações
que se desenvolvem nos espaços de voz jovem criados e que se constroem a partir de uma
escuta investigativa ativa ao que o contexto tem para dizer. Busca-se compreender se há neste
contexto possibilidades práticas de promover desenvolvimento humano das e dos jovens,
assumindo e respeitando seus desejos dentro dos contornos necessários de um contexto
educativo, e questionar os espaços das vozes e exercício de cidadania para reforçar o potencial
das e dos jovens para enfrentar os desafios e conflitos inerentes às suas vidas.
Fez-se uma investigação com inspiração etnográfica que envolveu 20 jovens de 15 a 18
anos e a equipa educacional. Evidenciou-se que há: i) nas relações que as e os jovens, dentro
deste contexto da ESO, constroem com o mundo e a escola, expressividades que evidenciam
reflexão crítica, tomada de decisão e participação para a transformação inter, intrapessoal, que
podem influenciar no desenho de seus percursos escolares ii) nas abordagens de uma
educação libertadora, como as rodas de partilha e desabafo, como meios de recolha de dados,
inspirdaos nos círculos de cultura, correspondências para se construir relações de afeto,
acolhimento e gerar trocas rica de saberes e conexão entre jovens iii) oportunidades, através
da prática das rodas de partilha e desabafo, de mediar conflitos e superar pontos de tensão e
desafios iv) importância na criação de espaços legítimos e seguros para que jovens possam
expressar as suas vozes. O olhar para a validação dos espaços democráticos de voz criados em
contexto educativo possibilita vislumbrar uma educação libertadora respeitosa aos ritmos e
necessidades jovens.
Language:
Portuguese
No. of pages:
107