Resumo (PT):
Este ensaio tem como finalidade principal
demonstrar o forte relacionamento entre os
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
apresentados na Agenda 2030 da Organização
das Nações Unidas (ONU), e o cenário atual
de mudanças tecnológicas que o mundo vem
atravessando. O estudo das transformações
tecnológicas, ao longo da história, evidencia a
relevância destas para o desenvolvimento, que é
adaptado à situação de cada momento histórico
de regiões e países. Nesse contexto, novos
conceitos surgem, como é o caso da ecoinovação.
Nela, está claramente estabelecida a relação entre sustentabilidade ambiental e tecnologia.
O texto conclui e destaca o papel estratégico
das Instituições de Ensino Superior (IES) como
agentes especiais para o desenvolvimento regional,
por meio da promoção de inovações no campo
ambiental (ecoinovações) e vinculadas, portanto, à
Agenda 2030.
Abstract (EN):
This essay has the main aim of showing the strong
relationship between Sustainable Development
Goals (SDG) – United Nations 2030 Agenda – and
the current scenario of technological changes in the
world. The study of technical changes, during the
history, has been important for the development
of regions and countries, adapted to each historical
momentum. In this context, new concepts appears
such as eco-innovation, in which it presents a clear
relation between environmental sustainability and
technology. This text concludes with the strategic
role of higher education institutions as a relevant
agent for regional development, through the promotion of innovations in the environmental
field (eco-innovations) and, therefore, linked to the
Agenda 2030.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/viewFile/935/847