Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Aprender a ensinar gramática: um modelo para o desenvolvimento de conhecimento profissional de futuros professores
Publication

Aprender a ensinar gramática: um modelo para o desenvolvimento de conhecimento profissional de futuros professores

Title
Aprender a ensinar gramática: um modelo para o desenvolvimento de conhecimento profissional de futuros professores
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2019
Authors
Rodrigues, Sónia Valente
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Silvano, Maria da Purificação
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Conference proceedings National
Pages: 149-154
CNaPPES 2018 - 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Braga, 12 e 13 de julho de 2018
Scientific classification
CORDIS: Humanities > language sciences
Other information
Resumo (PT): A preparação para o exercício da atividade docente nos cursos de mestrado em ensino implica uma formação pedagógico-didática articulada com conhecimento científico da matéria a ensinar. A unidade curricular Oficina de Gramática de Língua Portuguesa (OGLP), integrada nos cursos de Mestrados em Ensino do Português da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem por finalidade levar os estudantes a aprender a ensinar gramática, esperando-se que venham a ser capazes de: (i) explicar o âmbito da Gramática; (ii) explicitar com rigor conteúdos gramaticais; (iii) avaliar a eficácia da oficina de gramática como método de ensino-aprendizagem da gramática. A estratégia baseia-se em princípios de abordagens pedagógicas como colaboração, cooperação e problem-based learning, num percurso com cinco passos: aprofundamento de saberes; planificação de aulas; realização das aulas; análise de dados recolhidos e reformulação; comunicação científica dos resultados. Como resultados, verifica-se um aumento consistente das classificações de níveis mais elevados e a iniciação destes estudantes na produção e comunicação científica em congressos de formação de professores. Esta prática pedagógica possibilita estreitar a relação entre a formação e o contexto profissional em que os estudantes vão aplicar as competências desenvolvidas e explorar em contexto real a robustez dos saberes aprendidos no mestrado.
Abstract (EN):
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Português + 12 - Livro Apontamentos gramaticais (2012)
Educational Publication
Maria Silvano; Sónia Valente Rodrigues; Idalina Ferreira; Maria Fátima Oliveira
Português + 12 - Livro do Professor, Português, Ensino Secundário, 12.º ano (2012)
Educational Publication
Maria Silvano; Sónia Valente Rodrigues; Idalina Ferreira; Maria Fátima Oliveira
A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas (2019)
Book
Leal, António; Oliveira, Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Duarte, Isabel Margarida ; Veloso, João ; Silvano, Maria da Purificação; Rodrigues, Sónia Valente
O verbo explicar em enunciados de testes de avaliação do ensino básico : estudo de valores semânticos e pragmáticos (2018)
Chapter or Part of a Book
Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Silvano, Maria da Purificação
Análise da eficácia pedagógico-didática de dois laboratórios gramaticais aplicados numa turma de 9.º ano (2019)
Chapter or Part of a Book
Pedreira, Paula; Rodrigues, Sónia Valente ; Silvano, Maria da Purificação; Almeida, Sofia

See all (10)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-11-09 09:45:38 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal