Resumo (PT):
A preparação para o exercício da atividade docente nos cursos de mestrado em
ensino implica uma formação pedagógico-didática articulada com conhecimento científico
da matéria a ensinar. A unidade curricular Oficina de Gramática de Língua Portuguesa
(OGLP), integrada nos cursos de Mestrados em Ensino do Português da Faculdade de
Letras da Universidade do Porto, tem por finalidade levar os estudantes a aprender a
ensinar gramática, esperando-se que venham a ser capazes de: (i) explicar o âmbito da
Gramática; (ii) explicitar com rigor conteúdos gramaticais; (iii) avaliar a eficácia da oficina
de gramática como método de ensino-aprendizagem da gramática. A estratégia baseia-se
em princípios de abordagens pedagógicas como colaboração, cooperação e problem-based
learning, num percurso com cinco passos: aprofundamento de saberes; planificação de
aulas; realização das aulas; análise de dados recolhidos e reformulação; comunicação
científica dos resultados. Como resultados, verifica-se um aumento consistente das
classificações de níveis mais elevados e a iniciação destes estudantes na produção e
comunicação científica em congressos de formação de professores. Esta prática
pedagógica possibilita estreitar a relação entre a formação e o contexto profissional em
que os estudantes vão aplicar as competências desenvolvidas e explorar em contexto real
a robustez dos saberes aprendidos no mestrado.
Abstract (EN):
Type (Professor's evaluation):
Scientific