Resumo (PT):
A medicalização da educação da educação é uma realidade no dia de hoje. Mais do que
isso, é uma realidade que se estende a outros setores da vida humana, elementos e
manifestações antes tomados como algo natural e, até, esperados, hoje são encarados
como patologias e medicados. Desta forma, este trabalho apresenta-se com os objetivos
de compreender historicamente a problemática envolvida na medicalização da educação:
procurar esclarecer os efeitos da lógica medicalizante nos dias de hoje; identificar como
se vem lidando com essa questão e de que forma ela vem afetando as crianças em processo
de escolarização. Para tanto, buscamos fazer uma retrospectiva do lugar social do corpo
e da emergência do saber médico na educação, elevado ao status que tem hoje, além de
identificar e compreender os critérios e intencionalidades dos encaminhamentos, no
sentido de contribuir para a desocultação do fenômeno da medicalização da educação, e
aproveitar o contacto direto com os professores para os envolver na discussão quanto a
alternativas ao modelo indutor de práticas medicalizantes. Enquanto escolha
epistemológica, tentamos uma constelação paradigmática, uma vez que apenas um
paradigma, pela sua incompletude, compromete o abarcar a complexidade desta temática,
dessa forma aproveitando-se os contributos do paradigma fenomenológico-interpretativo
e também do sócio crítico. Enquanto instrumentos de coleta de dados, utilizou-se as
entrevistas semi estruturadas, a observação participante e o registo de conversas em
pequeno grupo mais informais. Deste processo sublinha-se uma lógica biomédica
bastante presente nos manejos referente às demandas da infância, com uma influência
significativa da escola no processo de tomada de decisão dos encarregados em buscar
soluções médicas, mesmo que alguns elementos da comunidade escolar demonstre uma
postura mais crítica. Os responsáveis pela educação das crianças trazem a questão do
estigma à discussão, enquanto professores apontam as dificuldades em manter padrões
educativos bem consolidados como uma possível origem dos comportamentos que
desencadeiam essa busca pela solução medicamentosa
Language:
Portuguese
No. of pages:
107