Resumo (PT):
Esta tese objetiva contribuir para o entendimento das complexidades relacionadas à santidade
feminina, tanto na sua forma aprovada quanto na tida, pelas autoridades da Igreja, como
simulada, no Portugal do século XVII. O trabalho se desenvolve em torno de estudos de caso,
nomeadamente o de Mariana da Purificação (1623-1695), freira carmelita do Convento da
Esperança de Beja, e os de Guiomar (~1601-1642+) e Maria Mazeda (~1615-1642+),
terceiras franciscanas ¿ todas acusadas de fingimento de santidade. As principais fontes
empregadas foram a obra Fragmentos da prodigiosa vida da [¿] veneravel Madre Marianna
da Purificaçam (1747) de Fr. Caetano do Vencimento; o processo inquisitorial de Mariana da
Purificação (1668-1670), contendo os ¿cadernos¿ autógrafos da religiosa que serviram de
base para os Fragmentos; e também os processos de Guiomar Mazeda e Maria Mazeda
(ambos, 1641-1642). A maneira como se retratavam as veneráveis e as santas nas vitae seguia
padrões que enquadravam trajetórias complexas como a de sóror Mariana em modelos
preestabelecidos, visando atingir interesses específicos, incluindo os dos financiadores do
livro. Para tanto, eliminavam-se e/ou reescreviam-se passagens possivelmente
comprometedoras. Essas obras poderiam ainda ser uma forma de enquadramento dos
manuscritos femininos, os quais, geralmente, serviam de base para a elaboração das vitae, a
exemplo dos ¿cadernos¿ de Mariana. Estes foram retirados do seu contexto original e
moldados conforme a visão das autoridades masculinas. Conquanto essa prática seja
amplamente conhecida pelos especialistas, apenas em raros casos é possível ter acesso ao
manuscrito em que se baseou a obra para observar as mudanças no discurso, bem como
procurar entender as possíveis razões para as omissões e adições. A investigação evidencia
que mesmo indivíduos inequivocamente considerados santos poderiam apresentar
contradições e incoerências, próprias de todos os seres humanos, quando analisados sob a
ótica de fontes cujo objetivo não era o de construir uma imagem laudatória, a exemplo da
documentação inquisitorial. Verificou-se ainda que a simulação de santidade feminina poderia
ser motivada ou causada pelas mais diversas razões, a exemplo de uma direção espiritual
ineficiente; possíveis problemas psicológicos; bem como a situação de vulnerabilidade
socioeconômica a que estavam expostas mulheres pobres e não-casadas. Isso leva a uma
explicação menos simplista do que o mero desejo de fama, cuja importância pode ser
superestimada se não se consideram outros fatores.
Abstract (EN):
This thesis aims to contribute to the comprehension of complexities related to female sanctity,
whether in its approved form, whether in simulated, by the point of view of authorities of the
Church, in the kingdom of Portugal of XVIIth century. The work is developed around case
studies, namely of Mariana da Purificação (1623-1695), Carmelite nun from the Convento da
Esperança de Beja, also Guiomar (~1601-1642+) and Maria Mazeda (~1615-1642+),
Franciscan tertiaries ¿ all of them accused of simulation of sanctity. The main sources used
were the Fragmentos da prodigiosa vida da [¿] veneravel Madre Marianna da Purificaçam
(1747) written by Fr. Caetano do Vencimento; the inquisitorial process of Mariana da
Purificação (1668-1670), including the ¿notebooks¿ written by herself, which were used as
the main source of the Fragmentos; also the processes of Guiomar Mazeda e Maria Mazeda
(both from 1641-1642). The way vitæ portrayed the venerables and saints followed patterns
that framed complex trajectories as sor. Mariana¿s in pre-established patterns, aiming specific
interests, including the financers¿ of the book. Therefore, passages possibly compromising
would be removed and/or rewritten. Those works could be also a way of framing feminine
manuscripts, in which the vitæ where usually based, just as Mariana¿s ¿notebooks¿. Those
were removed from their original context and they were shaped according to the vision of
masculine authorities. Although this practice is widely know among scholars, only in few
instances it is possible to access the manuscript that based the work and verify changes in
discourse, and possible reasons to omissions and additions. The research also showed that
even individuals unequivocally regarded as saints could present contradictions and
incoherences, as any human being, when analyzed from the viewpoint of sources, which the
main goal was not to build a praiseful image, as the inquisitorial documents. We verified also,
that many reasons could cause or motivate female simulation of sanctity, for instance an
inneficient spiritual guidance; possible psychological conditions; and the situation of
socioeconomic vulnerability which poor and unmarried women were exposed. That leads to a
less simplistic explanation than mere desire of fame, which significance could be
overestimated if other possibilities are not considered.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da
Universidade Federal da Bahia, como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor em História.
No. of pages:
236