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Publication

Integração de Som 3D em Simulação

Title
Integração de Som 3D em Simulação
Type
Thesis
Year
1997
Authors
António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho
(Author)
FEUP
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Fernando Nunes Ferreira
(Technical adviser)
FEUP
Other information
Resumo (PT): Os recentes avanços na investigação da percepção auditiva aliados à vulgarização dos processadores digitais de sinal (DSP), levaram ao aparecimento de uma nova tecnologia para síntese de som denominada Som 3D ou Som Espacial. Esta nova tecnologia permite ao utilizador localizar objectos num ambiente tridimensional apenas pelo som que emitem, incrementando qualitativamente a sensação de imersão em ambientes de realidade virtual. As áreas de aplicação do Som 3D são inúmeras nas áreas da Realidade Virtual e Telepresença, desde os simuladores de condução à simulação acústica de edifícios ou veículos, dos interfaces para deficientes sensoriais a sistemas de supervisão complexos. Nesta dissertação vamos analisar o Som 3D, partindo de um estudo preparatório sobre o som em que se abordam as áreas de Acústica e da Percepção Auditiva. Analisaremos os conceitos e o processo de síntese de Som 3D bem como e a tecnologia utilizada. Examinaremos também alguns exemplos da aplicação desta tecnologia. Como parte integrante da tese de mestrado foi desenvolvido um sistema que realiza a síntese de Som 3D de um ambiente virtual gerado a partir de uma plataforma de simulação genérica. O desenvolvimento deste sistema vai ser também analisado nesta dissertação.
Abstract (EN): Recent advances in auditory perception research and digital signal processing (DSP) led to the development of a new technology for sound synthesis called 3D Sound or Spatial Sound. This new technology allows the user to locate objects in a three-dimensional space by de sound they emit thus enhancing de sense of immersion in virtual environments. The application areas of this technology includes Virtual Reality and Telepresence, ranging from driving simulators to acoustic simulation of buildings and vehicles, from user interfaces compensating sensory impairments, to complex supervision systems. 3D Sound will be studied in this essay, based on a preliminary approach to the concept of sound in the areas of Acoustics and Auditory Perception. The concepts that 3D Sound is based on, its technology and synthesis process are analyzed, and examples of its application are described. As part of this master thesis, a system was developed to synthesize 3D Sound of a virtual environment generated from a generic simulator. The development of this system will also be described in this essay.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Contact: acoelho@fe.up.pt
No. of pages: 77
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