Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > O mundo ordenado e acessível das formas da arquitectura, Tradição Clássica e Movimento Moderno na Arquitectura Portuguesa: dois exemplos
Publication

O mundo ordenado e acessível das formas da arquitectura, Tradição Clássica e Movimento Moderno na Arquitectura Portuguesa: dois exemplos

Title
O mundo ordenado e acessível das formas da arquitectura, Tradição Clássica e Movimento Moderno na Arquitectura Portuguesa: dois exemplos
Type
Thesis
Year
2007
Authors
José Miguel Rodrigues
(Author)
FAUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS View ORCID page
Scientific classification
FOS: Humanities > Arts
Associated Institutions
FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Other information
Resumo (PT): Este trabalho investiga um conjunto de arquitectos que, ao longo do tempo, partilham uma mesma ideia de arquitectura. Para o fazer, propõe-se considerar a existência de uma tradição especificamente clássica, capaz de explicar a persistência de um determinado tronco da arquitectura. Ao invocá-la, pressupõe-se que, no seu interior, se verifica sempre uma relação íntima entre a prática e a teoria a ela necessariamente subjacente. Mas, simultaneamente, pressupõe-se, também, a sua independência em relação ao tempo e ao lugar. A impossibilidade, por isso, de delimitar um período cronológico e geográfico constitui uma condição preliminar da investigação. Por outro lado, não podendo ser descrita com base num determinado reportório formal, a sua caracterização implica um esforço de abstracção que permita ler, apesar das diferenças formais existentes, uma mesma ideia que explique a permanência de determinados aspectos da arquitectura. Na primeira parte do trabalho – referências - propomos percorrer um conjunto de autores que, apesar de distantes no tempo e no espaço, permitem pôr em evidência a existência de um ponto de vista comum. Ao analisar as arquitecturas de Andrea Palladio, Karl Friedrich Schinkel, Adolf Loos, Le Corbusier e Mies van der Rohe, procurou-se, através das suas obras e dos seus escritos, mostrar como neles se concretiza a ligação à tradição clássica. Isto é, procurou pôr-se em evidência como um ponto de vista análogo em relação à arquitectura permite inscrevê-los, a todos eles, e apesar das diferenças, no interior de uma mesma tradição clássica. Na segunda parte, elegeram-se três problemas considerados fundamentais na delimitação dessa tradição. Assim, a decoração, a escala e a tradição foram analisadas enquanto problemas (isto é, enquanto temas não consensuais), procurando contribuir para uma descrição tão precisa quanto possível da ideia de tradição clássica. Cada um destes aspectos foi aprofundado por forma a identificar um núcleo problemático mas, também, os respectivos limites da sua área de influência. Isto é, procurou-se compreender o carácter essencial de cada um deles, mas também a sua condição problemática. Essencialmente: restitui-se um papel e uma importância à decoração, nem sempre, hoje reconhecidos; recolocaram-se as possibilidades permitidas pela escala, conferindo-lhe um papel central na arquitectura de qualquer tempo e lugar; e propôs-se uma leitura viva e instrumental do fenómeno da tradição. Na terceira parte do trabalho, a ideia de tradição clássica foi posta à prova nas arquitecturas de Fernando Távora e Eduardo Souto de Moura. Os seus textos, depoimentos, obras e projectos foram confrontados com a investigação realizada, pondo em evidência a possibilidade da inscrição da sua arquitectura na tradição clássica. Isto é, procurou-se sublinhar o carácter exemplar da sua arquitectura, do ponto de vista dessa tradição.
Abstract (EN): This dissertation is a research on a few architects who, along the time, research a similar idea of architecture. To achieve this purpose, we intend to consider the existence of a tradition specifically classical, that can explain the persistence of a certain branch of architecture. While invoking it, we assume that, on it’s interior, there is always an intimate relation between practice and theory necessarily subjacent to it. But, simultaneously, we also assume its independence towards time and place. Therefore, the impossibility to establish a chronological and a geographical period means a preceding condition of our investigation. On the other hand, since it cannot be described based upon a certain formal repertory, the characterization of the classical tradition implies an effort of abstraction that will allow to read, in spite of the existing formal differences, a similar idea that will explain the permanence of some aspects of architecture. On the first part of the research – references – we suggest to look over a few authors who, although separated both in time and place, allow evidencing the existence of a common point of view. While analysing the architectures of Andrea Palladio, Karl Friedrich Schinkel, Adolf Loos, Le Corbusier, and Mies van der Rohe, we tried to show – through their works and their writings – how among them the link to classical tradition is materialized. This means, we tried to evidence how a similar point of view towards architecture allows to insert all of them and, in spite of the differences, inside a similar classical tradition. On the second part, we chose three problems considered as fundamental in the delimitation of that tradition. Thus, decoration, scale and tradition were analysed as problems (that is, as non consensual themes), trying to contribute for a description as precise as possible of the classical tradition. Each one of these aspects was deepened in order to identify a problematic core, as well as the respective limits of its area of influence. That is, we tried to understand the essential character of each one, but also its problematic condition. Essentially, it is given back to decoration a role and an importance scarcely recognized presently; the possibilities allowed by scale were put back to it, giving it a central role in the architecture of any time and place; and a live and instrumental reading of the phenomenon of tradition was suggested. In the third part of our research, we put to the proof the idea of classical tradition in the architectures of Fernando Távora and Eduardo Souto de Moura. Their texts, their writings, their works and projects were brought face to face with our investigation, putting into evidence the possibility of inserting their architecture in the classical tradition. That is, we tried to underline the exemplary character of their architecture under the point of view of that tradition.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Contact: jrodrigues@arq.up.pt
Notes: Résumé: Ce présent travail propose une étude sur un groupe d'architectes qui ont pu avoir, au cours du temps, des idées communes sur une notion d’architecture. Ainsi, tout au long du développement, nous supposerons qu'il existe une tradition dite classique qui engloberait une branche de l'architecture. De plus, nous admettrons qu'il existe une étroite relation entre la pratique et la théorie tout en considérant le fait qu'il est impossible d’en délimiter le périmètre géographique et temporel. En outre, étant donné qu'il est impossible de nous baser sur un réel répertoire, notre caractérisation impliquera un certain effort d’abstraction qui permettra de voir la même idée capable d’expliquer la permanence de certains aspects d’architecture. Dans une première partie intitulée « les références », nous étudierons un panel d’auteurs, qui malgré leurs différences spacio-temporelles nous permettrons de mettre en évidence l’existence d’une pensée commune. L’étude des ½uvres et écrits de Andrea Palladio, Karl Friedrich Schinkel, Adolf Loos, Le Corbusier et Mies van der Rohe nous permettra de démontrer qu’il existe bel et bien une tradition classique. Nous chercherons donc à mettre en évidence leurs points de vue communs afin de les cataloguer, et ceci malgré leurs différences, dans une même tradition classique. La deuxième partie sera consacrée à trois thèmes « problèmes » considérés comme fondamentaux dans la délimitation de cette tradition. De ce fait, la décoration, l'échelle et la tradition seront étudiées et approfondies “en tant que thèmes non consensuels” afin de prouver qu'il existe effectivement une tradition classique. Chacune de ces notions sera étudiées, non seulement afin d’identifier une problématique, mais également afin de cibler leurs limites quant à leurs influences. En d'autres termes, nous essaierons de comprendre le principal caractère de chacune ainsi que sa problématique. Les principaux résultats qui se dégagent de cette étude, nous permettrons de : restituer un rôle et une importance à la décoration, ce qui de nos jours n’est pas forcément admis; réévaluer les possibilités que nous offre l’échelle, en lui accordant un rôle central dans l’architecture quel que soit le temps et le lieu; et enfin de proposer une lecture vive et instrumentale du phénomène de la tradition. Enfin, dans la troisième partie, nous comparerons la notion de tradition classique aux oeuvres de Fernando Távora et Eduardo Souto de Moura. Nous confronterons leurs textes, témoignages, ½uvres et projets à notre étude, en mettant en évidence la possibilité d’inscrire leurs travaux dans cette tradition classique. En d'autres termes, nous chercherons à souligner le fait que leurs ½uvres expriment de manière exemplaire cette tradition classique.
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-30 16:24:32 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal