O Ciclo de Cinema “Elas X Elas” apresenta quatro documentários sobre quatro mulheres de diferentes áreas artísticas.
O documentário “My Name is Now”, da realizadora Elizabete Martins Campos, é um filme experimental sobre uma das maiores cantoras brasileiras, a incontornável Elza Soares. O filme “Pelas Sombras”, da realizadora Catarina Mourão, traça um retrato cúmplice e intimista sobre a artista Lourdes Castro. “Pintura Habitada”, realizado por Joana Ascensão, é um filme sobre o processo de trabalho da artista plástica Helena Almeida e por último, o documentário, “Quem é Bárbara Virgínia?”, de Luísa Sequeira, um filme que abre caminhos para possíveis respostas sobre o que aconteceu com a primeira realizadora portuguesa, que quase ficou esquecida da história do nosso cinema.
Todas as sessões de entrada livre e são seguidas de uma conversa moderada pela programadora e realizadora Luísa Sequeira com quatro convidadas ligadas às diferentes áreas, Ana Efe (artista plástica) , Constança Babo (crítica de arte) , Helga Azevedo (cantora) e Rita Capucho (diretora do Porto Femme).
______________
Sobre Luísa Sequeira
Luísa Sequeira nasceu no Porto, é realizadora e faz curadoria de cinema, trabalha em diferentes plataformas, como vídeo, filme e fotografia, explorando as interseções do cinema e dos média emergentes. Estudou jornalismo e tem uma especialização em realização de documentários, neste momento está a fazer um doutoramento em Arte dos Media. Luísa trabalhou na RTP, coordenando e apresentando vários projectos. Entre eles, destacam-se o “ Cumplicidades” e o “Fotograma”, um magazine semanal dedicado ao cinema em língua portuguesa. Desde 2010, é diretora do festival de curtas-metragens “Shortcutz Porto” e do “Super 9 Mobile Film Fest”, o primeiro festival português, exclusivamente dedicado a filmes realizados com mobile. Recentemente, estreou a sua primeira longa-metragem documental, “Quem é Bárbara Virgínia?”, filme que foi exibido em vários festivais de cinema, entre eles, o festival Internacional de Roterdão, Mostra de São Paulo e o Doclisboa, foi o vencedor na categoria de documentário no Festival Caminhos do Cinema Português. Realizou e produziu várias curtas, entre elas; ” Os Cravos e a Rocha”, ” La Luna”, “Memória, substantivo feminino” e ” My Choice”. Co-realizou com o artista Sama, uma série de animação de 13 episódios para o canal Brasil. Neste momento está a realizar com o artista Sama o documentário”Nada a Temer”, um filme sobre a actual situação política e social do Brasil e está a produzir com a Luísa Marinho e com a Ana Luísa Amaral um documentário sobre “As Novas Cartas Portuguesas”.
Este evento está integrado no Ciclo 'E Contudo, Elas Movem-se! Mulheres na Artes e nas Ciências'
PROGRAMA:
QUEM É BÁRBARA VIRGÍNIA?, Luísa Sequeira
[ Portugal / Brasil /2017 / Documentário / 77 min. ]
Seguido de debate orientado por Rita Capucho (diretora do festival Porto Femme)