Repositório Temático da U.Porto cresce a olhos vistos
Mais de 15.000 documentos em Acesso Aberto
O
Repositório Temático, área do
Repositório da U.Porto, armazena, preserva e disponibiliza recursos informativos produzidos na Universidade, em áreas ou para públicos específicos. Estes recursos encontram-se organizados em Comunidades e Coleções, à semelhança das publicações do
Repositório Aberto. Porém, se existem inúmeras afinidades entre os dois repositórios no que toca à estrutura da informação, já a origem desta e a sua tipologia são muito diversas.
As bibliotecas digitais de
Arte e
Nutrição foram das primeiras comunidades a ter visibilidade na Internet. Mais tarde, foi a vez de a
Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS) integrar o Repositório Temático, que passou a disponibilizar também testemunhos de arquitetura.
Atualmente já com mais de 15.000 registos, o
Arquivo Digital da U.Porto - mais uma
comunidade do Repositório Temático - agrega conteúdos produzidos por estruturas e unidades da U.Porto, tendo em vista a preservação e o acesso continuado à informação. Na sua origem estiveram necessidades de cariz diverso, desde a desmaterialização de arquivos até à facilitação do acesso à informação, passando pela promoção da sua visibilidade e disseminação de conteúdos pertinentes para a memória institucional da Universidade do Porto.
A informação registada no Repositório Temático é maioritariamente de acesso livre, excetuando-se apenas alguns registos e coleções, como as designadas pelo título genérico de coleções ALFA, dirigidas a estudantes do ensino superior com necessidades educativas especiais. O acesso a estes conteúdos obriga à autenticação federada no repositório através da infraestrutura RCTSaai / UPORTOaai.
Se já faz muito tempo que não visita o Repositório Temático da U.Porto, então não deixe de o fazer agora, durante a
Semana Internacional de Acesso Livre.