Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > A utilização de um modelo de blended learning no ensino da Bioestatística ao Mestrado em Saúde Pública
Publication

A utilização de um modelo de blended learning no ensino da Bioestatística ao Mestrado em Saúde Pública

Title
A utilização de um modelo de blended learning no ensino da Bioestatística ao Mestrado em Saúde Pública
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2009
Authors
Margarida Fonseca Cardoso
(Author)
REIT
The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. The person does not belong to the institution. Without AUTHENTICUS Without ORCID
Teresa Correia
(Author)
REIT
Conference proceedings International
IADIS Ibero-Americana WWW/INTERNET 2009
Madrid, Espanha, 21 a 23 de Outubro de 2009
Scientific classification
FOS: Engineering and technology > Other engineering and technologies
CORDIS: Technological sciences ; Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): A Bioestatística é uma componente científica fundamental da investigação na área das ciências da saúde e, como tal, deve preparar os estudantes quer em termos teóricos quer para a prática da análise estatística. Com o Processo de Bolonha muitas foram as alterações, e a que mais se destacou foi o aparecimento de um novo paradigma que coloca o estudante como o “actor principal” do processo de ensino-aprendizagem. A Universidade do Porto, através do seu Gabinete de Apoio para as Novas Tecnologias na Educação (GATIUP), tem procurado incentivar a utilização das tecnologias de informação e comunicação entre a sua comunidade académica, destacando-se sobretudo o incentivo à introdução de um modelo de blended learning na leccionação das unidades curriculares. Ao fim de alguns anos a leccionar unidades curriculares de Bioestatística, com os cursos homologados no âmbito do Processo de Bolonha, era necessário adaptar os métodos de ensino ao novo paradigma da educação. Assim, por intermédio do GATIUP, estabelece-se o primeiro contacto com o denominado modelo de blended learning. Após algumas reuniões com um dos elementos do GATIUP, começa-se a ponderar a utilização da plataforma de e-learning (Moodle) como instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem na unidade curricular de Bioestatística I do Mestrado em Saúde Pública da Universidade do Porto. Após algumas dificuldades iniciais próprias da “adaptação” a este novo ambiente, percebeu-se o potencial que a combinação da componente teórica (presencial), prática (presencial) e do elearning (não presencial) tinha, não só na dinamização da relação/comunicação entre docentes e estudantes, como na melhoria da qualidade dos métodos de avaliação e acompanhamento dos estudantes. No curto período de duração da unidade curricular, em que se recorreu a um modelo de blended learning, procurou-se “explorar” um conjunto de recursos e actividades (fóruns de discussão, base de dados e trabalhos on-line) disponibilizadas por esse ambiente de aprendizagem virtual, que constituíssem uma mais valia para os estudantes e docentes.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Contact: mcard@icbas.up.pt
License type: Click to view license CC BY-NC
Related Publications

Of the same authors

Redesigning the Way Basic Biostatistics Is Trained to the Undergraduate Degree in Aquatic Sciences: A Blended Learning Approach (2009)
Article in International Conference Proceedings Book
Margarida Fonseca Cardoso; Teresa Correia
An increasing demand of Basic Biostatistics courses following the Bologna principles: a flexible blended learning approach (2009)
Article in International Conference Proceedings Book
Margarida Fonseca Cardoso; Teresa Correia

Of the same scientific areas

Using new assessment methods in engineering (2009)
Article in International Conference Proceedings Book
Alfredo Augusto Vieira Soeiro
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-09-20 08:28:16 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal