Resumo (PT):
Atualmente é possível instrumentar um sistema de monitorização de modo a obter, diretamente, o deslocamento de uma estrutura. Contudo as técnicas existentes não permitem uma aplicação abrangente, limitando-se a um género restrito de obras. Este trabalho apresenta uma alternativa às técnicas existentes, que permita uma aplicação flexível.
A metodologia proposta consiste na sobreposição de efeitos causados pelas principais ações aplicadas na estrutura, combinando as deformadas de diferentes casos de carga, criteriosamente selecionados, associados aos respetivos coeficientes de participação. Para que esta metodologia funcione de modo adequado, é necessário preparar um modelo numérico com um número suficiente de casos de carga para caracterizar o comportamento da estrutura.
Então o principal objetivo deste trabalho é desenvolver uma ferramenta informática que estime a deformada da estrutura a partir da medição de grandezas físicas representativas. Para demonstrar as potencialidades da ferramenta desenvolvida estimou-se a deformada de um dos mastros centrais do Viaduto do Corgo.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific