Resumo (PT):
Nesta dissertação estuda-se o problema do ensino e da falta de acessibilidade dos
documentos com conteúdos matemáticos na Internet por parte de pessoas com
necessidades especiais, nomeadamente cegos e amblíopes.
A solução proposta nesta dissertação baseia-se na análise, interpretação e
conversão de documentos com fórmulas matemáticas em MathML para uma forma
escrita por extenso, sendo posteriormente lida com recurso a um conversor texto-fala.
Foram desenvolvidas três aplicações: AudioMathENGINE, AudioMathGUI e
AudioMathWEB.
AudioMathENGINE consiste num motor de análise, interpretação e conversão de
documentos com conteúdos matemáticos, e que possui módulos de processamento para:
numerais, abreviações, acrónimos, referências de rede, assim como, reconhecimento
automático dos elementos a converter, interpretação e conversão de expressões
matemáticas, e implementação de mecanismos de navegação nas mesmas.
AudioMathGUI consiste numa aplicação gráfica que permite a aplicação do motor
de análise, interpretação e conversão de expressões matemáticas, assim como a
demonstração de um mecanismo de navegação contextualizado das fórmulas.
AudioMathWEB consiste num serviço público on-line de conversão de
documentos com MathML, que se encontra disponível no sítio web da tese.
Neste trabalho apresenta-se também um estudo detalhado sobre a prosódia
matemática e a forma como os humanos lêem e entendem a leitura das expressões
matemáticas.
Ao longo da dissertação são apresentados resultados de trabalhos de pesquisa em
diversas áreas, incluindo: engenharia, psicologia, matemática e linguística, com a
finalidade de adquirir conhecimentos, conceitos e teorias, que permitem escolher as
tecnologias e técnicas mais adequadas à concretização deste trabalho.
O trabalho de dissertação termina com um conjunto de testes objectivos e
subjectivos para a determinação da qualidade dos resultados obtidos; assim como um
conjunto de conclusões sobre esses mesmos resultados.
Mais informações sobre a dissertação, incluindo publicações e um serviço público
de conversão de MathML, encontram-se disponíveis no sítio web da tese em:
http://lpf-esi.fe.up.pt/~audiomath.
Abstract (EN):
This dissertation focus itself the problem of teaching and the lack of accessibility in
documents with mathematical contents over the Internet, aiming people with several
types of visual impairment, like blindness.
The proposed solution in this thesis consists in the analysis, interpretation and
conversion of documents containing mathematical formulae in MathML into a full
written form, prepared to be read by a text-to-speech engine later on.
Three applications have been mainly developed: AudioMathENGINE,
AudioMathGUI and AudioMathWEB.
AudioMathENGINE is the engine responsible for the analysis, interpretation and
conversion of documents with mathematical contents. This engine includes processing
modules for: numerals, abbreviations, acronyms, network references, and also,
automatic recognition of certain elements to be converted, interpretation and conversion
of mathematical expressions, and the implementation of a navigation mechanism for the
existing mathematical expressions.
AudioMathGUI is a graphical user interface that allows the usage of the analysis,
interpretation and conversion engine, and also the demonstration of the contextualized
navigation mechanism for the mathematical expressions.
AudioMathWEB consists in a public on-line service, available on the thesis
website, which converts documents with MathML.
On this thesis a detailed study is presented concerning math prosody and the way
humans read and perceive mathematical expressions.
Along this dissertation several research results are presented in numerous areas,
including: engineering, psychology, mathematics and linguistics, with the aim of
acquiring knowledge, concepts and theories that guided in choosing technologies and
techniques that are more adequate to this work’s implementation.
The dissertation work ends with a set of objective and subjective tests about the
quality of results; as well as a set of conclusions concerning these same results.
More information about the thesis, including publications and the public on-line
conversion service of MathML, is available in the thesis website at:
http://lpf-esi.fe.up.pt/~audiomath.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
287
License type: