Subject:
Projeto SEI (Sociedade, Escola e Investigação); Migrações; Educação para a cidadania
Resumo (PT):
Integrado no Projeto Sociedade, Escola e Investigação, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto que promove a articulação entre estudantes e docentes/investigadores de estabelecimentos do ensino básico/secundário e superior (faculdades e centros de investigação), apresenta-se o trabalho desenvolvido pela parceria estabelecida entre a Escola Secundária Alexandre Herculano e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Este trabalho, designado GEOMOVE ¿ Reconstrução de Fluxos Migratórios, tem como objectivo principal perceber os contextos espaciais implicados na `história de vida¿ dos estudantes e dos seus familiares, visando sensibilizar os intervenientes para um fenómeno atual ¿ as migrações ¿ através de um desenho conceptual e metodológico que se enquadra nos princípios da Educação para a Cidadania. Através da aplicação de um inquérito online, cujos resultados foram analisados estatisticamente e cartografados, de acordo com diferentes etapas que envolveram todos os intervenientes, demonstra-se como através de um trabalho projeto que envolve o espaço de vivência dos estudantes estes são sensibilizados para um problema real, envolvendo-os num estudo que, contribuindo para a sua `cultura científica¿, pode ser a base do desenvolvimento de uma postura mais ativa perante os problemas da sociedade.
Abstract (EN):
Integrated in the Project Society, School and Research an initiative of Porto City Council promoting the relationship between students and teachers/ scientific researchers from establishments of basic/ secondary education and universities (faculties and research centers), we present the work of the partnership between Secondary School Alexandre Herculano and the Faculty of Arts, University of Porto. This work, called GEOMOVE - Reconstruction of Migration Flows, aims to perceive spatial contexts involved in 'life story' of students and their families, in order to sensitize the participants to a current phenomenon - migration - through a conceptual design and methodology that fits the principles of Education for Citizenship. By applying an online survey, the results were statistically analyzed and mapped, according to different work steps involving all actors. Through a project work involving students living space, we show how they are aware of a real problem, contributing to their 'scientific culture' that can be the basis for the development of a more active posture to the society problems.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific