Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Die Rezeption von Fachtexten in der Fremdsprache Deutsch : Textkompetenz angehender DaF-Lehrender - eine empirischqualitative Untersuchung
Publication

Die Rezeption von Fachtexten in der Fremdsprache Deutsch : Textkompetenz angehender DaF-Lehrender - eine empirischqualitative Untersuchung

Title
Die Rezeption von Fachtexten in der Fremdsprache Deutsch : Textkompetenz angehender DaF-Lehrender - eine empirischqualitative Untersuchung
Type
Academic Work
Year
2015
Authors
Auf der Maur Tomé, Simone
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS View ORCID page
Other information
Resumo (PT): Os textos são de importância fulcral na aprendizagem de uma língua (estrangeira), porque eles tanto promovem o ensino da língua, como a mediação e a expansão do conhecimento (ligado às áreas científicas específicas). A competência textual, ou seja, a capacidade de compreender e produzir textos considera-se pois uma das principais competências não só para uma carreira escolar e académica de sucesso, mas também para uma participação ativa na vida profissional e na vida do dia-a-dia. O objetivo desta tese é lançar luz sobre o desenvolvimento da competência textual em língua estrangeira, no caso presente em alemão. Através da criação dum modelo e da sua implementação, pretende-se que seja atingido um desenvolvimento abrangente de competências (recetivas) relativamente a textos de especialidade na área da didática do alemão. Neste contexto, o foco de estudo centra-se nas perspetivas de três professorasestudantes portuguesas que participaram em atividades no âmbito dos seminários de didática que se realizaram ao longo de dois semestres na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A investigação foi concebida como um estudo qualitativo com vista a recolher o que pensavam e sentiam as participantes do estudo acerca dos seguintes pontos: i) conceito de competência textual; ii) papel da competência textual nos seus estudos (Mestrado em Ensino) e no trabalho futuro como professoras; iii) desenvolvimento da competência textual; iv) avaliação das medidas educativas implementadas nos seminários. Para a colheita de dados foram utilizados vários instrumentos. Além de um questionário, foram aplicados protocolos de retrospeção, protocolos verbais e uma entrevista final. Os dados recolhidos são apresentados com base num estudo de três casos e avaliados de acordo com uma sinopse, contrastando-os entre si e identificando possíveis semelhanças. Com o presente estudo, objetivou-se chegar a uma série de descobertas que se afigurassem relevantes para a prática do ensino superior. No que respeita à conceção dos seminários de didática do alemão, ficou evidente a importância de os estudantes lidarem com fatores relacionados com o texto, passíveis de lhes facilitar ou dificultar a compreensão textual, bem como com a consciencialização dos seus sentimentos e da sua regulação ao trabalharem textos de especialidade em alemão. Foi ainda atribuído um papel significativo à utilização de técnicas e estratégias de leitura, assim como à identificação dos pontos fortes e fracos que cada uma apresentava na leitura de textos científicos escritos em alemão na área da didática. De uma forma geral, as participantes do estudo atribuem uma grande importância à competência textual ¿ seja em termos do seu percurso académico, seja da sua futura atividade profissional como professoras de língua. Porém, o estudo destaca também a necessidade de haver mais pesquisas no campo da competência textual técnica quer no âmbito da formação inicial de professores, quer no do ensino superior. Pode concluir-se que o desenvolvimento da competência textual dos professores-estudantes não deve constituir apenas objetivo de uma unidade curricular singular como, por exemplo, a didática do alemão, mas deve também constar como um objetivo transversal nos curricula da educação superior.
Abstract (EN): Texts are of utmost importance not only for the learning of language but also the mediation and expansion of (subject-specific) knowledge, which can be promoted through them. Textual competence is, therefore, considered to be one of the key competences fundamental not only for a successful school and academic career, but also for participation in everyday and professional lives. The purpose of this thesis is to shed light on the development of receptive textual competence in German as a foreign language in an academic context. For this, a model aimed at the development of specific competencies/skills for the reading of scientific texts written in German was designed and implemented. The study was carried out within the framework of seminars on German teaching methodology during two academic semesters at the Faculty of Letters of the University of Porto. The present thesis is designed as a qualitative study and aims at the collection of the perceptions of three Portuguese student teachers of German. Their perceptions are categorized into four types: i) concept of (professional) text competence; ii) role of text competence for the Master¿s degree and for the future teaching practice iii) development of professional text competence iv) assessment of the benefits of educational procedures used in the seminars. Data of these perceptions were collected using the following tools: questionnaire, retrospection protocols, verbal protocols, and an interview. The collected data are presented as individual cases for the three student teachers and the findings examined for similarities and differences across cases. Findings show that dealing with text-related/reader related factors, which contribute to an easier reception of scientific texts can be considered useful. Furthermore, the promotion of awareness of feelings and the subsequent regulation of these feelings while engaging with a scientific text is of central importance. In addition, the use of reading techniques and strategies, as well as the raising of awareness of individual strengths and weaknesses in working with specialized texts written in German is of great significance. Overall, the participants assign major importance to the technical text competence for study and work purposes. This thesis contributes not only to the discussion of scope and nature of professional textual competencies/skills, but also to the discussion of didactic principles, methods and procedures. This means that the seminars on German teaching methodology may be seen not only as a learning context for the acquisition of scientific knowledge, but also for the acquisition of specialized textual competence skills. The study also highlights the need for further research in the field of technical text competence not only for teacher-training but also for the higher education sector as a whole. It can be concluded that the promotion of professional reading skills should not only be an object of the seminars on German teaching methodology, but should also be considered as a cross-curricular objective within a Bachelor¿s and Master¿s degree.
Language: German
Type (Professor's evaluation): Scientific
Notes: Tese de doutoramento em Didática de Línguas, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, orientada por Maria da Graça Pinto e Thomas Hüsgen
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Projetos de investigação-ação: Orientações gerais para a elaboração do Relatório de Estágio em ensino de Português e de Língua Estrangeira (2016)
Technical Report
Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Santos, Paulo Jorge ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Referencial de avaliação do desempenho do estudante no estágio pedagógico (2017)
Educational Publication
Carvalho, Ângela ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Almeida, José Domingues de ; Ellison, Maria ; Pazos Anido, Marta; Lorenzo, Mónica; Hurst, Nicolas ; Nicolás Martínez, Pilar; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers (2018)
Poster in an International Conference
Duarte, Isabel Margarida ; Carvalho, Ângela ; Outeirinho, Maria de Fátima ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Fardilha, Luís Fernando de Sá ; Santos, Paulo Jorge ; Tomé, Simone ; Rodrigues, Sónia Valente
Characterization of portuguese heritage language teachers: a preliminary study (2022)
Poster in an International Conference
Santos, Paulo Jorge ; Rodrigues, Sónia Valente ; Duarte, Isabel Margarida ; Auf der Maur, Simone ; Silva, Maria de Fátima Henriques da ; Outeirinho, Maria de Fátima; Carvalho, Ângela

See all (31)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-07-24 at 17:18:33 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing | Electronic Yellow Book