Resumo (PT):
Os textos são de importância fulcral na aprendizagem de uma língua (estrangeira), porque
eles tanto promovem o ensino da língua, como a mediação e a expansão do conhecimento
(ligado às áreas científicas específicas). A competência textual, ou seja, a capacidade de
compreender e produzir textos considera-se pois uma das principais competências não só
para uma carreira escolar e académica de sucesso, mas também para uma participação
ativa na vida profissional e na vida do dia-a-dia.
O objetivo desta tese é lançar luz sobre o desenvolvimento da competência textual em
língua estrangeira, no caso presente em alemão. Através da criação dum modelo e da sua
implementação, pretende-se que seja atingido um desenvolvimento abrangente de
competências (recetivas) relativamente a textos de especialidade na área da didática do
alemão. Neste contexto, o foco de estudo centra-se nas perspetivas de três professorasestudantes
portuguesas que participaram em atividades no âmbito dos seminários de
didática que se realizaram ao longo de dois semestres na Faculdade de Letras da
Universidade do Porto.
A investigação foi concebida como um estudo qualitativo com vista a recolher o que
pensavam e sentiam as participantes do estudo acerca dos seguintes pontos: i) conceito
de competência textual; ii) papel da competência textual nos seus estudos (Mestrado em
Ensino) e no trabalho futuro como professoras; iii) desenvolvimento da competência
textual; iv) avaliação das medidas educativas implementadas nos seminários. Para a
colheita de dados foram utilizados vários instrumentos. Além de um questionário, foram
aplicados protocolos de retrospeção, protocolos verbais e uma entrevista final. Os dados
recolhidos são apresentados com base num estudo de três casos e avaliados de acordo
com uma sinopse, contrastando-os entre si e identificando possíveis semelhanças.
Com o presente estudo, objetivou-se chegar a uma série de descobertas que se
afigurassem relevantes para a prática do ensino superior. No que respeita à conceção dos
seminários de didática do alemão, ficou evidente a importância de os estudantes lidarem
com fatores relacionados com o texto, passíveis de lhes facilitar ou dificultar a
compreensão textual, bem como com a consciencialização dos seus sentimentos e da sua
regulação ao trabalharem textos de especialidade em alemão. Foi ainda atribuído um
papel significativo à utilização de técnicas e estratégias de leitura, assim como à
identificação dos pontos fortes e fracos que cada uma apresentava na leitura de textos
científicos escritos em alemão na área da didática.
De uma forma geral, as participantes do estudo atribuem uma grande importância à
competência textual ¿ seja em termos do seu percurso académico, seja da sua futura
atividade profissional como professoras de língua. Porém, o estudo destaca também a
necessidade de haver mais pesquisas no campo da competência textual técnica quer no
âmbito da formação inicial de professores, quer no do ensino superior. Pode concluir-se
que o desenvolvimento da competência textual dos professores-estudantes não deve
constituir apenas objetivo de uma unidade curricular singular como, por exemplo, a
didática do alemão, mas deve também constar como um objetivo transversal nos curricula
da educação superior.
Abstract (EN):
Texts are of utmost importance not only for the learning of language but also the
mediation and expansion of (subject-specific) knowledge, which can be promoted
through them. Textual competence is, therefore, considered to be one of the key
competences fundamental not only for a successful school and academic career, but also
for participation in everyday and professional lives.
The purpose of this thesis is to shed light on the development of receptive textual
competence in German as a foreign language in an academic context. For this, a model
aimed at the development of specific competencies/skills for the reading of scientific texts
written in German was designed and implemented. The study was carried out within the
framework of seminars on German teaching methodology during two academic semesters
at the Faculty of Letters of the University of Porto.
The present thesis is designed as a qualitative study and aims at the collection of the
perceptions of three Portuguese student teachers of German. Their perceptions are
categorized into four types: i) concept of (professional) text competence; ii) role of text
competence for the Master¿s degree and for the future teaching practice iii) development
of professional text competence iv) assessment of the benefits of educational procedures
used in the seminars. Data of these perceptions were collected using the following tools:
questionnaire, retrospection protocols, verbal protocols, and an interview. The collected
data are presented as individual cases for the three student teachers and the findings
examined for similarities and differences across cases.
Findings show that dealing with text-related/reader related factors, which contribute to an
easier reception of scientific texts can be considered useful. Furthermore, the promotion
of awareness of feelings and the subsequent regulation of these feelings while engaging
with a scientific text is of central importance. In addition, the use of reading techniques
and strategies, as well as the raising of awareness of individual strengths and weaknesses
in working with specialized texts written in German is of great significance. Overall, the
participants assign major importance to the technical text competence for study and work
purposes.
This thesis contributes not only to the discussion of scope and nature of professional
textual competencies/skills, but also to the discussion of didactic principles, methods and
procedures. This means that the seminars on German teaching methodology may be seen
not only as a learning context for the acquisition of scientific knowledge, but also for the
acquisition of specialized textual competence skills.
The study also highlights the need for further research in the field of technical text
competence not only for teacher-training but also for the higher education sector as a
whole. It can be concluded that the promotion of professional reading skills should not
only be an object of the seminars on German teaching methodology, but should also be
considered as a cross-curricular objective within a Bachelor¿s and Master¿s degree.
Language:
German
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Tese de doutoramento em Didática de Línguas, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, orientada por Maria da Graça Pinto e Thomas Hüsgen