Resumo (PT):
O trabalho explora o processo de projetar, procurando alcançar um entendimento relativamente à matéria do mesmo. Este entendimento é então construído através da análise de algumas das condições de desenvolvimento do projeto. Estas são identificadas a partir de oportunidades, experiências e referências de projeto.
A escolha da exploração do tema do projeto através de experiências e referências pessoais prende-se com o fato de estas serem representativas de alguns dos temas que marcam o desenvolvimento de um projeto. As situações escolhidas são, aqui, apresentadas por representarem momentos chave na construção de uma ideia daquilo que é o ato de projetar.
Foram determinados três tipos de circunstâncias: a participação em concursos, as experiências de estágio em gabinetes em Paris e uma referência projetual, o projeto “Fun Palace”, de Cedric Price. Estas circunstâncias foram consideradas exemplos significativos para a ilustração do processos que compõem o ato de projetar por representarem oportunidades de projeto, um contato com o contexto profissional e referências para a construção daquilo que é uma mentalidade de projeto.
Estas circunstâncias são repartidas pelos seguintes temas: libertação, inovação, experimentação, representação, organização, questão, interpretação e resposta. Cada um destes é identificado na sequência de episódios específicos em cada uma das referidas experiências projetuais, referindo-se a processos ligados ou ao processo criativo ou ao contexto que orienta o desenvolvimento do projeto.
Como tal, os temas definidos são organizados sob dois grandes campos: criatividade e contexto.
Apesar desta organização dos temas em dois grandes campos, estes podem ser lidos de um modo não linear e compreendidos individualmente. Os temas em si são autónomos e os exemplos explorados não têm continuidade entre si por representarem situações muito específicas. O trabalho é composto por uma série de episódios ligados pelo tema do projeto.
Abstract (EN):
This work explores the process of developing a project, seeking an understanding on what is the essence of it. Therefore, this understanding is built on the analysis of some conditions of the development of the project. They are identified from opportunities, experiences and project references.
The decision to explore the project through experiences and personal references is due to the fact that these represent some of the main themes that determine the action of the project. The situations chosen represent key moments to building the idea of what is the action of the project.
Competition entries, internship experiences in offices in Paris and the project Fun Palace from Cedric Price are the three main experiences showcased in the work. They are examples of project opportunities, professional experiences and references of a personal view on the project.
These circumstances are divided into the following themes: liberation, innovation, experimenting, representation, organization, questioning, interpretation and response. Each of these themes has its origin in a specific experience, referring to the creative process or the context that determines the path followed by the project. The themes are then organized into to main subjects: creativity and context.
Given the fact that the work tries to understand the project through several independent topics, these no longer need to be read linearly or with any other specific type of sequence. They are merely autonomous perspectives on the same subject. They are ways of understanding the project.
Language:
Portuguese