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Desigualdades Socioeconómicas e Educação: avaliação e intervenção

Código: E530     Sigla: DSEAI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 12 Plano Oficial 3 - 3 28 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves 1,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Desigualdades socioeconómicas e educação: avaliação e intervenção.

Objetivos


Esta UC visa proporcionar aos/às estudantes conhecimento teórico e metodológico que lhes permita analisar discursos e estudos na área das desigualdades socioeducativas. Para tal, identifica desigualdades socioeconómicas e o modo como elas impactam processos e resultados educativos, assim como o modo como a organização dos sistemas educativos reforça ou contraria tais desigualdades. Isto é feito tanto numa escala micro (alunos) como macro (países e sistemas educativos). Adicionalmente, a UC identifica, avalia e discute modos de correção e compensação dessas desigualdades. Globalmente, então, esta UC visa concretizar, densificar e problematizar o conhecimento produzido sobre a relação entre desigualdades socioeconómicas, organização dos sistemas educativos e desigualdades educativas.




Assim, a UC tem os seguintes objetivos:




- problematizar os conceitos de desigualdades socioeconómicas e desigualdades educativas, assim como a relação entre eles;




- identificar processos e casos que ilustram a relação entre desigualdades socioeconómicas, a organização dos sistemas educativos e as desigualdades educativas;




- identificar programas e políticas que visam compensar as desigualdades educativas de origem socioeconómica, as metodologias envolvidas na avaliação do seu impacto e respetivos resultados;




- contribuir para a assunção de posicionamentos empiricamente fundamentados e teoricamente sustentados acerca da temática central da UC.


Resultados de aprendizagem e competências


- reconhecimento da complexidade das relações entre desigualdades socioeconómicas, a organização dos sistemas educativos e as desigualdades educativas;




- conhecimento dos principais programas e políticas de mitigação das desigualdades económico-educativas, designadamente os programas de educação compensatória, metodologias avaliativas e respetivos resultados;




- identificação de estratégias e metodologias adequadas à exploração e análise das relações entre desigualdades socioeconómicas, a organização dos sistemas educativos e as desigualdades educativas;




- análise de situações concretas de articulação entre desigualdades socioeconómicas, a organização dos sistemas educativos e as desigualdades educativas, aferindo os seus impactos e propondo eventuais soluções (ou estratégias de compensação).


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa


1. Conceitos fundamentais




            Igualdade e equidade




Desigualdades socioeconómicas




Organização dos sistemas educativos




            Oportunidades de acesso e de sucesso




            Educação compensatória




            A aferição da equidade nos sistemas educativos




2. Desigualdades enraizadas na organização dos sistemas educativos




            Os rankings escolares e o paradoxo de Simpson




            A inflação de notas e o acesso à universidade




            Tracking, vias profissionalizantes e vias alternativas




 




3. A Educação Compensatória




            Surgimento e desenvolvimento dos Programas de Educação Compensatória (PEC)




            A Avaliação dos PEC: metodologias e resultados




            O PEC português (TEIP): implementação e avaliação




            Crítica dos PEC




 




4. Os International Large-scale Assessments (ILSAs), com foco no PISA




            Surgimento e desenvolvimento dos International Large-scale Assessments




Discursos sobre a relação entre o PISA e as desigualdades económico-educativas




            O PISA e a aferição da equidade dos sistemas educativos: indicadores e resultados




            Crítica dos International Large-scale Assessments




5. Questões epistemico-metodológicas na avaliação de políticas direcionadas para a equidade educativa
           
Potencialidades e limitações dos desenhos metodológicos na avaliação das políticas para equidade.




            Relação entre as limitações dos desenhos metodológicos e a politização dos estudos e respetivos resultados.


Bibliografia Obrigatória

Luís Miguel Carvalho; O^espelho do perito. ISBN: 978-989-8151-24-7
• Conselho Nacional de Educação ; Desempenho e Equidade: uma análise comparada a partir dos estudos internacionais TIMSS e PIRLS, 2020
• Crato, Nuno (coord.) ; Improving a Country’s Education: PISA 2018 results in 10 countries. Cham: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-59031-4, 2021
• Espinoza, Oscar ; Solving the equity–equality conceptual dilemma: a new model for analysis of the educational process. Educational Research, 49(4), 343-363. DOI: 10.1080/00131880701717198, 2007
• Ferraz, Hélder; Nata, Gil e Neves, Tiago ; Has the Portuguese compensatory education program been successful in reducing disadvantaged schools’ performance gaps? A 15-year quantitative analysis of national exams. Education Sciences, 9(4), 270. https://doi.org/10.3390/educsci9040270, 2019
• Ferraz, Hélder; Neves, Tiago e Nata, Gil ; A eficácia dos programas de educação compensatória nos resultados escolares: análise do programa nacional português de educação compensatória ao longo de 13 anos. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 26(100), 1058-1083. http://dx.doi.org/10.1590, 2018
Nata, Gil, Pereira, Maria João, e Neves, Tiago ; Unfairness in access to higher education: a 11 year comparison of grade inflation by private and public secondary schools in Portugal. Higher Education, 68, 851-874. https://doi.org/10.1007/s10734-014-9748-7, 2014
• Neves, Tiago; Ferraz, Hélder e Nata, Gil ; Social inequality in access to higher education: grade inflation in private schools and the ineffectiveness of compensatory education. International Studies in Sociology of Education, 26(2), pp. 190-210. https://doi.org/10.1080/09620214.2016.1191966, 2017
• Neves, Tiago; Pereira, Maria João e Nata, Gil ; One-dimensional school rankings: a non-neutral device that conceals and naturalises inequalities. The International Journal on School Disaffection, 9(1), 7-22., 2012
• Neves, Tiago; Pereira, Maria João e Nata, Gil ; Head teachers' perceptions of secondary school rankings: Their nature, media coverage and impact on schools and the educational arena. Education as Change, 18(2), 211-225. http://dx.doi.org/10.1080/16823206.2014.926829, 2014
OCDE; Equity in Education: Breaking Down Barriers to Social Mobility. OECD Publishing: Paris. https://doi.org/10.1787/9789264073234-en, 2018
OCDE; "How PISA examines equity in education: Inclusion and fairness", in PISA 2018 Results (Volume II): Where All Students Can Succeed, OECD Publishing: Paris. https://doi.org/10.1787/2c1b1289-en., 2020
• Steiner-Khamsi, G., Appleton, M., & Vellani, S; Understanding business interests in international large-scale student assessments: a media analysis of The Economist, Financial Times, and Wall Street Journal. Oxford Review of Education, 44(2), 190-203. https://doi.org/10.1080/03054985.2017.1379383, 2018
UNESCO; Handbook on Measuring Equity in Education. , 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, trabalho de grupo, debate e orientação tutorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 12,00
Trabalho escrito 3,00
Total: 90,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação de assiduidade.
Salvaguardando os casos previstos na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC.

Fórmula de cálculo da classificação final


A classificação final corresponde à média da classificação do trabalho individual (50%) e do teste de escolha múltipla (50%) e é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento.  


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação Especial (TE, DA, ...) Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar uma prova destinada a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular. Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 2 semanas do semestre para definir a forma de realização dessa prova e a sua calendarização.

Melhoria de classificação

A melhoria de nota poderá ser realizada, uma única vez, na época ou épocas previstas, através da reformulação do trabalho individual e/ou do teste de escolha múltipla.
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