| Código: | E530 | Sigla: | DSEAI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 12 | Plano Oficial | 3 | - | 3 | 28 | 81 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves | Regente |
| Teorico-Prática: | 2,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 2,00 |
| Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves | 1,00 |
Esta UC visa proporcionar aos/às estudantes conhecimento teórico e metodológico que lhes permita analisar discursos e estudos na área das desigualdades socioeducativas. Para tal, identifica desigualdades socioeconómicas e o modo como elas impactam processos e resultados educativos, assim como o modo como a organização dos sistemas educativos reforça ou contraria tais desigualdades. Isto é feito tanto numa escala micro (alunos) como macro (países e sistemas educativos). Adicionalmente, a UC identifica, avalia e discute modos de correção e compensação dessas desigualdades. Globalmente, então, esta UC visa concretizar, densificar e problematizar o conhecimento produzido sobre a relação entre desigualdades socioeconómicas, organização dos sistemas educativos e desigualdades educativas.
Assim, a UC tem os seguintes objetivos:
- problematizar os conceitos de desigualdades socioeconómicas e desigualdades educativas, assim como a relação entre eles;
- identificar processos e casos que ilustram a relação entre desigualdades socioeconómicas, a organização dos sistemas educativos e as desigualdades educativas;
- identificar programas e políticas que visam compensar as desigualdades educativas de origem socioeconómica, as metodologias envolvidas na avaliação do seu impacto e respetivos resultados;
- contribuir para a assunção de posicionamentos empiricamente fundamentados e teoricamente sustentados acerca da temática central da UC.
- reconhecimento da complexidade das relações entre desigualdades socioeconómicas, a organização dos sistemas educativos e as desigualdades educativas;
- conhecimento dos principais programas e políticas de mitigação das desigualdades económico-educativas, designadamente os programas de educação compensatória, metodologias avaliativas e respetivos resultados;
- identificação de estratégias e metodologias adequadas à exploração e análise das relações entre desigualdades socioeconómicas, a organização dos sistemas educativos e as desigualdades educativas;
- análise de situações concretas de articulação entre desigualdades socioeconómicas, a organização dos sistemas educativos e as desigualdades educativas, aferindo os seus impactos e propondo eventuais soluções (ou estratégias de compensação).
1. Conceitos fundamentais
Igualdade e equidade
Desigualdades socioeconómicas
Organização dos sistemas educativos
Oportunidades de acesso e de sucesso
Educação compensatória
A aferição da equidade nos sistemas educativos
2. Desigualdades enraizadas na organização dos sistemas educativos
Os rankings escolares e o paradoxo de Simpson
A inflação de notas e o acesso à universidade
Tracking, vias profissionalizantes e vias alternativas
3. A Educação Compensatória
Surgimento e desenvolvimento dos Programas de Educação Compensatória (PEC)
A Avaliação dos PEC: metodologias e resultados
O PEC português (TEIP): implementação e avaliação
Crítica dos PEC
4. Os International Large-scale Assessments (ILSAs), com foco no PISA
Surgimento e desenvolvimento dos International Large-scale Assessments
Discursos sobre a relação entre o PISA e as desigualdades económico-educativas
O PISA e a aferição da equidade dos sistemas educativos: indicadores e resultados
Crítica dos International Large-scale Assessments
5. Questões epistemico-metodológicas na avaliação de políticas direcionadas para a equidade educativa
Potencialidades e limitações dos desenhos metodológicos na avaliação das políticas para equidade.
Relação entre as limitações dos desenhos metodológicos e a politização dos estudos e respetivos resultados.
Exposição, trabalho de grupo, debate e orientação tutorial.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Teste | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Trabalho de investigação | 12,00 |
| Trabalho escrito | 3,00 |
| Total: | 90,00 |
A classificação final corresponde à média da classificação do trabalho individual (50%) e do teste de escolha múltipla (50%) e é expressa numa escala de 0 a 20 valores, sendo necessária a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 valores para obter aproveitamento.