Questões Aprofundadas de Metodologias de Investigação em Educação, com laboratório
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação |
Ocorrência: 2025/2026 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| MCED |
29 |
Plano Oficial |
2 |
- |
8 |
64 |
216 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A Unidade Curricular (UC) de Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) procura, através de modalidades de ensino e de aprendizagem diversificadas, fornecer aos/às estudantes os utensílios conceptuais e procedimentais que lhes permitam desenvolver investigação pertinente, rigorosa, inovadora e crítica no campo da educação, respondendo aos objetivos de formação do ciclo de estudos e contribuindo para a construção das competências previstas no seu âmbito.
Resultados de aprendizagem e competências
- Identificar, distinguir e relacionar paradigmas e estratégias de investigação em educação
- Realizar e fundamentar escolhas de investigação no que diz respeito aos paradigmas, estratégias gerais de investigação e meios de recolha e análise de dados, tendo em conta o problema, os sujeitos e o/s contexto/s da pesquisa
- Desenhar pesquisas em função dos problemas, sujeitos e/ou contextos a estudar e dos princípios éticos da investigação
- Gerir o procedimento geral de pesquisa de forma coerente, válida e eticamente enquadrada
- Escolher e usar software e outros meios eletrónicos de operacionalização da pesquisa enquanto processo e produto
- Produzir meios de recolha de dados de investigação individualmente e em equipa
- Usar de forma ética, técnica e relacionalmente informada meios de recolha de dados
- Analisar dados de investigação individualmente e em equipa
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Ter aproveitamento no 1º ano do MCED com aproveitamento à UC de MInvE
Programa
- Fundamentos epistemológicos da investigação em educação
- A metodologia, o desenho e a ética da investigação: o que-fazer da investigação em educação: i) desafios da ética em ação investigativa; ii) metodologias da investigação em educação (estudos etnográficos, investigação histórica e documental, estudos de caso, inquéritos longitudinais, transversais ou sequenciais, estudos na internet, investigação-ação, meta análises e revisão sistemática, …); iii) o desenho de investigação (questões de investigação, desenho e planeamento; população e participantes; a escolha de métodos; validades e fiabilidade); iv) métodos, trabalho de campo e recolha de dados: entrevistas, grupos focais, observação, questionários.
- Analisar e reportar: interpretar, construir sentido, voltar à teoria e fazer implicações. i) o recurso a software de apoio à pesquisa (bases de dados biobliográficos, Endnote, NVivo, SPSS); ii) a análise de dados (codificação e análise de conteúdo, análise de conversação, análises visuais, análise estatística descritiva e inferencial); iii) o reporte dos achados da investigação: apresentar e escrever em contexto académico.
Bibliografia Obrigatória
João Amado;
Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0655-2
Creswell , Jonh W.;
Educational research : planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. ISBN: 978-1-292-33780-7
Cohen , Louis;
Research methods in education. ISBN: 978-1-138-20988-6
Lessard-Hébert , Michelle;
Investigação qualitativa : fundamentos e práticas. ISBN: 972-9295-75-1
Mertens , Donna M.;
Research methods in education and psychology : integrating diversity with quantitative & qualitative approaches. ISBN: 0-8039-5827-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Horas de contacto:
Incluem sessões teórico-práticas e laboratoriais, colectivas ou por domínio opcional e sessões tutoriais individuais ou de pequeno grupo.
- exposição dialogada e estruturada de conteúdos
- debates
- seminários com investigadores convidados
- simulações
- análise de casos de investigação coletivamente e em pequeno grupo
- revisão e feedback sobre textos (de 3 a 10 p) sobre investigação escritos pelos estudantes em 2 momentos do ano letivo
- revisão e feedback sobre as atividades realizadas pelos estudantes
Horas de contacto e de trabalho autónomo:
- pesquisa em bases de dados
- análise de artigos e relatórios de investigação
- construção de pequenos desenhos de pesquisa
- construção de meios de recolha de dados coletivamente e em pequeno grupo
- análise de dados de investigação coletivamente e em pequeno grupo com e sem apoio de software específico
Horas de trabalho autónomo:
Leituras recomendadas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
40,00 |
| Trabalho escrito |
60,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
60,00 |
| Estudo autónomo |
100,00 |
| Frequência das aulas |
70,00 |
| Trabalho escrito |
50,00 |
| Total: |
280,00 |
Obtenção de frequência
O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação (aferida pela apresentação de trabalhos e intervenção na dinâmica das aulas) e assiduidade (40%) Realização de 2 trabalhos escritos individuais sobre aspetos chave da metodologia de investigação (de 5-10 páginas cada um), a entregar em datas a acordar (30%+30%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A estudar com os estudantes.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação só pode ser feita logo a seguir ao final do ano letivo através de um trabalho sobre os dois semestres.