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Questões Aprofundadas de Metodologias de Investigação em Educação, com laboratório

Código: MED307     Sigla: QAMIE(CL)

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Metodologias de Investigação e Intervenção em Educação/Ciências da Educação

Ocorrência: 2025/2026 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 29 Plano Oficial 2 - 8 64 216

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo Regente
Maria Amélia da Costa Lopes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Prática e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
Isabel Maria Alves e Menezes Figueiredo 2,00
Prática e Laboratorial Totais 2 4,00
Maria Alexandra de Sá Dias da Costa 1,00
João Carlos Pereira Caramelo 1,00
Paulo José Vieira Nogueira 1,00
Maria Amélia da Costa Lopes 1,00
Paulo Manuel Teixeira Marinho 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

 

A Unidade Curricular (UC) de Questões Aprofundadas em Metodologia da Investigação (com laboratório) procura, através de modalidades de ensino e de aprendizagem diversificadas, fornecer aos/às estudantes os utensílios conceptuais e procedimentais que lhes permitam desenvolver investigação pertinente, rigorosa, inovadora e crítica no campo da educação, respondendo aos objetivos de formação do ciclo de estudos e contribuindo para a construção das competências previstas no seu âmbito.

 

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Identificar, distinguir e relacionar paradigmas e estratégias de investigação em educação

  2. Realizar e fundamentar escolhas de investigação no que diz respeito aos paradigmas, estratégias gerais de investigação e meios de recolha e análise de dados, tendo em conta o problema, os sujeitos e o/s contexto/s da pesquisa

  3. Desenhar pesquisas em função dos problemas, sujeitos e/ou contextos a estudar e dos princípios éticos da investigação

  4. Gerir o procedimento geral de pesquisa de forma coerente, válida e eticamente enquadrada

  5. Escolher e usar software e outros meios eletrónicos de operacionalização da pesquisa enquanto processo e produto

  6. Produzir meios de recolha de dados de investigação individualmente e em equipa

  7. Usar de forma ética, técnica e relacionalmente informada meios de recolha de dados

  8. Analisar dados de investigação individualmente e em equipa

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Ter aproveitamento no 1º ano do MCED com aproveitamento à UC de MInvE

Programa


  1. Fundamentos epistemológicos da investigação em educação

  2. A metodologia, o desenho e a ética da investigação: o que-fazer da investigação em educação: i) desafios da ética em ação investigativa; ii) metodologias da investigação em educação (estudos etnográficos, investigação histórica e documental, estudos de caso, inquéritos longitudinais, transversais ou sequenciais, estudos na internet, investigação-ação, meta análises e revisão sistemática, …); iii) o desenho de investigação (questões de investigação, desenho e planeamento; população e participantes; a escolha de métodos; validades e fiabilidade); iv) métodos, trabalho de campo e recolha de dados: entrevistas, grupos focais, observação, questionários.

  3. Analisar e reportar: interpretar, construir sentido, voltar à teoria e fazer implicações. i) o recurso a software de apoio à pesquisa (bases de dados biobliográficos, Endnote, NVivo, SPSS); ii) a análise de dados (codificação e análise de conteúdo, análise de conversação, análises visuais, análise estatística descritiva e inferencial); iii) o reporte dos achados da investigação: apresentar e escrever em contexto académico.

Bibliografia Obrigatória

João Amado; Manual de investigação qualitativa em educação. ISBN: 978-989-26-0655-2
Creswell , Jonh W.; Educational research : planning, conducting, and evaluating quantitative and qualitative research. ISBN: 978-1-292-33780-7
Cohen , Louis; Research methods in education. ISBN: 978-1-138-20988-6
Lessard-Hébert , Michelle; Investigação qualitativa : fundamentos e práticas. ISBN: 972-9295-75-1
Mertens , Donna M.; Research methods in education and psychology : integrating diversity with quantitative & qualitative approaches. ISBN: 0-8039-5827-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Horas de contacto:

Incluem sessões teórico-práticas e laboratoriais, colectivas ou por domínio opcional e sessões tutoriais individuais ou de pequeno grupo.

 - exposição dialogada e estruturada de conteúdos

- debates

- seminários com investigadores convidados

- simulações

- análise de casos de investigação coletivamente e em pequeno grupo

- revisão e feedback sobre textos (de 3 a 10 p) sobre investigação escritos pelos estudantes em 2 momentos do ano letivo

- revisão e feedback sobre as atividades realizadas pelos estudantes

Horas de contacto e de trabalho autónomo:

- pesquisa em bases de dados

- análise de artigos e relatórios de investigação

- construção de pequenos desenhos de pesquisa

- construção de meios de recolha de dados coletivamente e em pequeno grupo

- análise de dados de investigação coletivamente e em pequeno grupo com e sem apoio de software específico

Horas de trabalho autónomo:

Leituras recomendadas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 60,00
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 70,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 280,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação (aferida pela apresentação de trabalhos e intervenção na dinâmica das aulas) e assiduidade (40%) Realização de 2 trabalhos escritos individuais sobre aspetos chave da metodologia de investigação (de 5-10 páginas cada um), a entregar em datas a acordar (30%+30%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A estudar com os estudantes.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação só pode ser feita logo a seguir ao final do ano letivo através de um trabalho sobre os dois semestres.

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