Temas Emergentes em Psicologia das Organizações Social e do Trabalho
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais e operacionais relativos aos diferentes tipos e objetos de investigação nos domínios da psicologia das organizações, da psicologia social e da psicologia do trabalho, assim como nos das suas interfaces, partindo dos conhecimentos anteriores nestas áreas teóricas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Identificar fenómenos sociais emergentes com reconhecido ou previsível impacto em diferentes grupos sociais, organizações e trabalho;
- Desenvolver um racional multidisciplinar pela adoção das perspetivas da Psicologia das Organizações, da Psicologia Social e da Psicologia do Trabalho sobre os fenómenos identificados;
Modo de trabalho
Presencial
Programa
I. Serão organizados vetores teóricos, de investigação e de intervenção relevantes em domínios de aplicação da psicologia das organizações, da psicologia social, e da psicologia do trabalho, contextualizados em temáticas sociais emergentes.
II. Aplicação destes vetores definidos pelos docentes no início da lecionação da UC (ex: discriminação de imigrantes/mais velhos/pessoas com deficiência nas políticas de contratação, nas práticas de recrutamento de trabalhadores, na formação profissional, etc.).
Bibliografia Obrigatória
Cooper, G.; Current Issues in Work and Organizational Psychology, New York, NY: Routledge., 2019
Vala, J. & Monteiro, M. B. ; Psicologia social (18ª ed), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2017
Universidade do Porto; Laboreal. ISBN: 1646-5237 ((https://journals.openedition.org/laboreal/))
Dovidio, J. F., Hewstone, J., Glick, P. & Esses, V. M.; The SAGE handbook of prejudice, stereotyping and discrimination, Los Angeles: Sage, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo nas aulas introdutórias com a integração de método interativo, através da definição dos processos a trabalhar, da apresentação de teorias, de investigação, e de intervenções específicas a cada subárea relacionadas com esses processos.
Realização de pesquisa bibliográfica autónoma, conceção e apresentação de um racional multidisciplinar que fundamente a questão de investigação aplicada. Definição de estratégias de intervenção fundamentadas teoricamente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
48,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho de investigação |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de Avaliação).
Fórmula de cálculo da classificação final
Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes:
a) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia das Organizações;
b) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia Social;
c) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao módulo de Psicologia do Trabalho.
As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.
A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e a imediata reprovação à UC. Em caso de reprovação numa componente o estudante/grupo poderá entregar novo trabalho na época de recurso.
Conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes.
A classificação final na UC corresponde à média das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, estão sujeitos à mesma avaliação.
Melhoria de classificação
De acordo com o "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP" os estudantes podem efectuar melhoria de classificação uma única vez por unidade curricular, até duas épocas depois daquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha avaliação prevista.
A melhoria da classificação final obtida nesta unidade curricular é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso (ou seja, por componente).