Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > POST04

Temas Emergentes em Psicologia das Organizações Social e do Trabalho

Código: POST04     Sigla: TEPOST

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSI 36 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabel Maria Rocha Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,50
Mariana Melo Maia Barros Magalhães 1,166
Isabel Maria Rocha Pinto 1,167
Maria Filomena Jordão Morais 1,167
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-02-08.

Campos alterados: Objetivos, Programa, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se com esta unidade curricular fornecer aos estudantes instrumentos conceptuais e operacionais relativos aos diferentes tipos e objetos de investigação nos domínios da psicologia das organizações, da psicologia social e da psicologia do trabalho, assim como nos das suas interfaces, partindo dos conhecimentos anteriores nestas áreas teóricas.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:

- Identificar fenómenos sociais emergentes com reconhecido ou previsível impacto em diferentes grupos sociais, organizações e trabalho;

- Desenvolver um racional multidisciplinar pela adoção das perspetivas da Psicologia das Organizações, da Psicologia Social e da Psicologia do Trabalho sobre os fenómenos identificados;

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I. Serão organizados vetores teóricos, de investigação e de intervenção relevantes em domínios de aplicação da psicologia das organizações, da psicologia social, e da psicologia do trabalho, contextualizados em temáticas sociais emergentes.
II. Aplicação destes vetores definidos pelos docentes no início da lecionação da UC (ex: discriminação de imigrantes/mais velhos/pessoas com deficiência nas políticas de contratação, nas práticas de recrutamento de trabalhadores, na formação profissional, etc.).

Bibliografia Obrigatória

Cooper, G.; Current Issues in Work and Organizational Psychology, New York, NY: Routledge., 2019
Vala, J. & Monteiro, M. B. ; Psicologia social (18ª ed), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian., 2017
Universidade do Porto; Laboreal. ISBN: 1646-5237 ((https://journals.openedition.org/laboreal/))
Dovidio, J. F., Hewstone, J., Glick, P. & Esses, V. M.; The SAGE handbook of prejudice, stereotyping and discrimination, Los Angeles: Sage, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo nas aulas introdutórias com a integração de método interativo, através da definição dos processos a trabalhar, da apresentação de teorias, de investigação, e de intervenções específicas a cada subárea relacionadas com esses processos. 
Realização de pesquisa bibliográfica autónoma, conceção e apresentação de um racional multidisciplinar que fundamente a questão de investigação aplicada. Definição de estratégias de intervenção fundamentadas teoricamente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade. Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9º do Regulamento de Avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

Na avaliação da UC são ponderadas as seguintes componentes:

a) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia das Organizações;
b) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao Módulo de Psicologia Social;
c) Trabalho (em grupo/individual) relativo ao módulo de Psicologia do Trabalho.

As classificações em cada uma das componentes e a classificação final serão comunicadas aos estudantes na escala de 0 a 20 valores.

A não realização de uma componente de avaliação implica uma classificação de 0 valores nessa componente e a imediata reprovação à UC. Em caso de reprovação numa componente o estudante/grupo poderá entregar novo trabalho na época de recurso.

Conforme regulamentado, a classificação mínima exigida é de 8 valores em todos os componentes.

A classificação final na UC corresponde à média das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estão dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, estão sujeitos à mesma avaliação.

Melhoria de classificação

De acordo com o "Regulamento geral para avaliação dos discentes da FPCEUP" os estudantes podem efectuar melhoria de classificação uma única vez por unidade curricular, até duas épocas depois daquela em que obtiveram aprovação e em que a unidade curricular tenha avaliação prevista.
A melhoria da classificação final obtida nesta unidade curricular é possível mediante a realização de novos trabalhos equivalentes àqueles cujas classificações são alvo de recurso (ou seja, por componente).
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-30 às 12:52:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias