Catástrofe e Socorro Emocional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| CNAEF |
Psicologia |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Obs.: Legislação portuguesa, casos práticos portugueses e convidados do terreno que atuam em Portugal. Domínio do português. Portuguese legislation, Portuguese practical cases and guests from the field who work in Portugal. Mastery of Portuguese
Objetivos
Através da exposição de conteúdos e exercícios práticos esta unidade curricular pretende apresentar aos estudantes os diferentes conceitos e modelos de atuação no socorro emocional/psicológico, bem como suas especificidades e contextos de aplicação em situações de crise ou catástrofe.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre os estudantes devem ser capazes de:
- conhecer os diferentes conceitos relacionados com o socorro emocional em situações de catástrofe, bem como a regulamentação e articulação com os agentes de proteção civil.
- conhecer o impacto das catástrofes na saúde mental e conhecer os diferentes modelos de apoio emocional, suas especificidades e contextos de aplicação.
- através de exercícios práticos, selecionar e aplicar o modelo adequado de apoio emocional a sobreviventes e/ou profissionais de socorro, bem como desenvolver competências de atuação e de suporte emocional.
- apresentar capacidade de aprendizagem autónoma e de análise crítica na reflexão sobre a sua atuação prática.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Facilita a compreensão dos conteúdos se estudantes tiverem tido a UC optativa de Stress, Trauma e Burnout (ou conteudos equivalentes) na Licenciatura.
Esta UC é fundamental para quem vier a realizar estágio curricular no INEM.
Programa
- Introdução: definição de conceitos; regulamentação e articulação com agentes de proteção civil; triagem de vítimas e sectorização do teatro de operações; identificação de incidentes críticos, situações de crise e de catástrofe.
- Impacto das catástrofes e incidentes críticos na saúde mental: sobreviventes e profissionais de socorro; breve referencia a perturbação aguda de stress, perturbação de stress pós-traumático, coping, resiliência, fadiga de compaixão e burnout.
- Modelos de apoio emocional: descrição de modelos, com especial detalhe ao modelo Look-Listen-Link e Critical Incident Stress Management; atuação em casos específicos e comunicação de más noticias.
- Reflexão crítica: discussão de casos e exercícios práticos de atuação psicológica e psicossocial em situações de crise ou catástrofe; diferenças teoria/prática e limitações/desafios da atuação no terreno.
Bibliografia Obrigatória
George S. Everly;
The^Johns Hopkins guide to psychological first aid. ISBN: 978-1-4214-2271-8
David A. McEntire;
Disaster response and recovery. ISBN: 0-471-78974-7
Pereira, M. et al. (2015). ; Intervenção psicológica em crise e catástrofe. Lisboa: OPP
Queirós, C. & Passos, F. (2018). ; A recuperação emocional e o apoio psicológico a sobreviventes. In L. Lourenço & A. Amaro (Ed.). Riscos e Crises, da teoria à plena manifestação (pp.453-473). Coimbra: Imprensa da UC.
Matthew Stein;
When disaster strikes. ISBN: 978-1-60358-322-0
Sunstein, Cass R.,;
Averting catastrophe : decision theory for COVID-19, climate change, and potential disasters of all kinds /. ISBN: 1-4798-0848-2
Wisner , Ben;
At risk : natural hazards, people.s vulnerability and disasters. ISBN: 0-415-252164
Bibliografia Complementar
Beja, M. J., Portugal, A., Câmara, J., Berenguer, C., Rebolo, A., Crawford, C., & Gonçalves, D. (2018:; Primeiros Socorros Psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe, Psychologica, 61(1), 125-142. doi:10.14195/1647-8606_61-1_7, 2018
Blumenfield, M. & Ursano, R. (2008).; Intervention and resilience after mass trauma.Cambridge: Cambridge Univ.Press.
Fonseca, S.M. (…) & Queirós, C. (2019).; Saúde ocupacional dos profissionais de emergência pré-hospitalar: Contributo do trauma e coping. International Journal of Working Conditions, 17, 69-88.
Gouveia, S., Sousa, F.C., Braz, C., Nunes, R. & Queirós, C. ; (2019). Desastres e catástrofes: a intervenção psicossocial na ilha da Madeira. In R.R. Ferreira & M. Moreira (Coords). Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência (pp.123-128). V.N. Gaia: Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Gaia. Depósito Legal 451855
Lomeli-Rodriguez, M., Parrott, E., Bernardino, A., Rahman, A., Direzkia, Y., & Joffe, H; (2024). Psychological Resilience Following Disasters: A Study of Adolescents and Their Caregivers, Journal of Loss and Trauma, DOI: 10.1080/15325024.2024.2391903
Oliveira A. (2024).; Vidas da Emergência Pré-hospitalar: contexto, equipas e intervenção psicossocial. Pactor.
Maria da Graça Pereira;
Stress traumático. ISBN: 972-796-087-1
Gordon Parker;
Burnout. ISBN: 978-1032358963
Pereira, A., & Queirós, C. (2021). ; O Stress e suas consequências na saúde e no bem-estar. In I. Leal & J.L. Pais-Ribeiro (Eds.). Manual de Psicologia da Saúde (cap. 19, pp.137-145). Lisboa: Pactor.
Queirós, C., Vara, N., Passos, F. & Cunha. S. ; (2019). Operacionais de emergência, bombeiros e forças de segurança: promoção do bem-estar psicológico. In R.R. Ferreira & M. Moreira (Coords). Saúde Mental da Comunidade: Trauma e Resiliência (pp.157-161). V.N. Ga
Tan, J., Lin, L., & Cao, T.; (2025). How do Psychological Factors Influence Disaster Preparedness? Evidence from Disaster-Stricken Mountainous Areas of China. Disaster medicine and public health preparedness, 18, e339. https://doi.org/10.1017/dmp.2024.282
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas expositivas e de caracter teórico para apresentação dos conceitos e dos modelos teóricos de socorro emocional, bem como do impacto na saúde mental e da especificidade de atuação com sobreviventes e profissionais de socorro.
Aulas práticas com apresentação/discussão de casos (presencial e no Fórum Moodle) e exercícios práticos para o desenvolvimento de competências de atuação e de suporte emocional, bem como autoconhecimento e autogestão de stress. Durante algumas aulas práticas, realização de curso prático online gratuito de Primeiros Socorros Psicológicos.
Sempre que exequível, entre 1 a 3 aulas teóricas ou práticas com profissionais do terreno.
A avaliação será efetuada através de um exame final escrito (60%) e de discussão/ reflexão críticas no Fórum Moodle conforme prazos em cada aula semanal ou quinzenal (40%).
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Ciências do comportamento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
60,00 |
| Trabalho de campo |
40,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
50,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de campo |
58,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes deverão atingir a nota mínima de 9.5 valores em 20 no total da disciplina.
A avaliação distribuída consiste na participação individual no fórum de discussão, é obrigatória (40%), com tarefas semanais ou quinzenais (prazo indicado aula a aula) e devem obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
O exame final escrito individual representa 60% e devem obter o valor mínimo de 8 em 20 valores.
A presença nas aulas é obrigatória segundo o regulamento em vigor na FPCEUP, existindo tarefas práticas obrigatórias em contexto de aula e não dispensando da participação nas aulas, dado tratar-se de uma UC de tipo teórico-prático. Independentemente do tipo de estatuto, a ausência na maioria das aulas pode implicar reprovação por falta de componente.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é calculada através da seguinte fórmula:
- 40% discussão no Fórum Moodle
- 60% exame escrito individual, que inclui casos práticos
Provas e trabalhos especiais
Utilização do Fórum no Moodle e de momentos das aulas práticas para debate de casos práticos e reflexões do curso online.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes com estatuto especial deverão consultar as possibilidades do regulamento em vigor na FPCEUP para o exame escrito, não estando dispensados da presença nem tarefas das aula práticas.
Melhoria de classificação
A melhoria é efetuada apenas para o exame final (ponderação de 60%), mantendo-se a classificação do Fórum. É possível a melhoria segundo o regulamento em vigor na FPCEUP.
Observações
A disciplina existe na plataforma Moodle e é exclusivamente lecionada em português, com consulta de legislação portuguesa, casos práticos portugueses e convidados do terreno que atuam em Portugal. Exige domínio da língua portuguesa.