Código: | E108 | Sigla: | LME |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Educação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LCED | 73 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Angélica Maria Reis Monteiro | Regente |
Teorico-Prática: | 1,00 |
Prática e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 3 | 3,00 |
Angélica Maria Reis Monteiro | 2,00 | ||
Pedro Daniel Tavares Ferreira | 1,00 | ||
Prática e Laboratorial | Totais | 3 | 6,00 |
Angélica Maria Reis Monteiro | 4,00 | ||
Pedro Daniel Tavares Ferreira | 2,00 |
1. Explorar as possibilidades do multimédia na educação.
2.Conhecer os modelos educativos específicos da área multimédia e explorar outros modelos educativos no que trazem para a utilização do multimédia na educação.
3. Compreender os usos de recursos multimédia em educação e ser capaz de planear a sua utilização.
4. Desenvolver competências de utilização de software relevante.
5. Promover a utilização de recursos digitais na educação.
6. Criar de forma colaborativa recursos multimédia para serem utilizados em contextos educativos.
1.Ser capaz de perspectivar, a partir de um ponto de vista educativo, e tendo em conta diferentes modelos, o uso de recursos multimédia em contextos educativos.
2.Ter uma visão crítica e fundamentada dos factores a ter em consideração quando se utilizam recursos multimedia em contextos educativos.
3. Utilizar um conjunto de recursos digitais e softwares relevantes no domínio.
4.Ser capaz de trabalhar em equipa na produção de recursos multimedia para fins educativos.
5. Capacidade de planear actividades educativas em diferentes contextos que utilizem recursos multimédia.
6.Discutir de forma crítica diferentes usos de recusrsos multimédia em contextos educativos.
1 – Modelos educativos e utilização de recursos multimédia.
1.1 Os modelos específicos de aprendizagem multimedia
1.2 As suas aplicações em contextos educativos
1.3 As questões da literacia visual e a utilização de imagens e vídeos em contextos educativos.
2 A narrativa, a sua importância e possibilidades educativas.
2.1 Características das narrativas e suas implicações para a compreensão da aprendizagem e dos processos educativos.
2.2 Storytelling. Aplicações em e para contextos educativos.
3. Experiência e experimentação na criação de objectos multimédia com fins educacionais. Aplicação pensando em Zines, Podcasts e Vídeos.
Bibliografia
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- Exposição e discussão em sala de aula.
- Trabalho individual e em grupo.
- trBALHO Laboratorial.
- Participação em espaços digitais interativos
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 105,00 |
Frequência das aulas | 57,00 |
Total: | 162,00 |
Presença am 75% das aulas.
Não estão previstos.
A melhoria da classificação final poderá ser realizada através da repetição de algumas componentes em que tal seja possível ou através de um plano alternativo a ser negociado com o docente.