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A Comunidade como prática - Um espaço transdisciplinar e colaborativo de intervenção

Código: ACP-ETCI     Sigla: ACP-ETCI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenvolvimento Pessoal

Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 12-09-2023 a 15-12-2023) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: A Comunidade como prática - Um espaço transdisciplinar e colaborativo de intervenção

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ACP 1 Plano Oficial do ano letivo 2020 1 - 3 28 81
LCED 11 Plano Oficial 3 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: Português e Inglês

Objetivos

Esta UC pretende, através de uma metodologia de aprendizagem em serviço, envolver estudantes de áreas disciplinares diversas em projetos para a resolução de problemas identificados em comunidades e escolas, usando estratégias transdisciplinares, colaborativas e criativas. Este ano haverá uma articulação as questões de educação política, em ligação com os 50 anos do 25 de abril .

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecimentos sobre os procedimentos de construção de um projeto de serviço comunitário.
Reconhecimento das comunidades como lugares de “necessidades” e de “recursos”.
Compreensão dos cuidados na entrada na comunidade.
Avaliação crítica da informação disponível, a partir de uma perspetiva multidisciplinar, e sua utilização de forma criativa para produzir soluções transformadoras.
Desenho e implementação de um projeto de serviço comunitário - a construção de perfis comunitários sobre o passado, o presente e o futuro da democracia.
Capacidades de expressão e de escuta ativa.
Ser capaz de trabalhar em grupo de forma produtiva.
Descrição, através de registos escritos, reflexivos e vividos, do processo de intervenção.
Aprofundamento do sentido de comunidade e de responsabilidade social.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nenhum

Programa


  1. A aprendizagem em serviço: o quê, como e para quê?

  2. Entrada na comunidade e análise de “necessidades” e recursos. Recolha de dados (observação, conversas intencionais, análise de fontes, …) e análise de dados.

  3. Desenho de projetos de intervenção. O exemplo do perfil comunitário do passado, presente e futuro da democracia - monitorização de trabalhos de pesquisa a desenvolver grupos de aluno/as do ensino básico e secundário.

  4. Preparação da retirada – celebrar o processo e os resultados num seminário final.

Bibliografia Obrigatória

Aramburuzabala, P., McIlrath, L. & Opazo, H. (Eds.) ; Embedding service learning in European higher education. Developing a culture of civic engagement. , Routledge, 2019
Brownell, J. E., & Swaner, L. E. ; High-impact practices: Applying the learning outcomes literature to the development of successful campus programs. Peer Review, 11(2), 26-30., 2009
Eyler, J; Service learning: Practical advice and models. , Jossey Bass, 2001
Resch, K., Knapp, M. & Schrittesser, I. (Eds.) ; IO 3 How to do Service Learning – A Workbook for Higher Education. Report of the project ENGAGE STUDENTS – Promoting social responsibility of students by embedding service learning within HEIs curricula. , 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC assenta na metodologia de aprendizagem em serviço que coloca grupos de estudantes em contextos reais, envolvendo-se na supervisão de trabalhos de pesquisa a desenvolver por aluna/os do ensino básico e secundário. O processo é acompanhado pela/os docentes numa lógica que articula momentos no terreno (em escolas/...), com momentos em sala (na faculdade).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho de campo 50,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Trabalho de campo 60,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

De acordo com as regras.
 

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final é função da qualidade do trabalho de campo e sua discussão em aula (60%), do portfolio individual (30%) e da exposição final construída a partir do processo (10%).

Provas e trabalhos especiais

Nenhuma.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as regras, mas o trabalho de campo é obrigatório.

Melhoria de classificação

De acordo com as regras.
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