A Comunidade como prática - Um espaço transdisciplinar e colaborativo de intervenção
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 12-09-2023 a 15-12-2023) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Obs.: Português e Inglês
Objetivos
Esta UC pretende, através de uma metodologia de aprendizagem em serviço, envolver estudantes de áreas disciplinares diversas em projetos para a resolução de problemas identificados em comunidades e escolas, usando estratégias transdisciplinares, colaborativas e criativas. Este ano haverá uma articulação as questões de educação política, em ligação com os 50 anos do 25 de abril .
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimentos sobre os procedimentos de construção de um projeto de serviço comunitário.
Reconhecimento das comunidades como lugares de “necessidades” e de “recursos”.
Compreensão dos cuidados na entrada na comunidade.
Avaliação crítica da informação disponível, a partir de uma perspetiva multidisciplinar, e sua utilização de forma criativa para produzir soluções transformadoras.
Desenho e implementação de um projeto de serviço comunitário - a construção de perfis comunitários sobre o passado, o presente e o futuro da democracia.
Capacidades de expressão e de escuta ativa.
Ser capaz de trabalhar em grupo de forma produtiva.
Descrição, através de registos escritos, reflexivos e vividos, do processo de intervenção.
Aprofundamento do sentido de comunidade e de responsabilidade social.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Nenhum
Programa
- A aprendizagem em serviço: o quê, como e para quê?
- Entrada na comunidade e análise de “necessidades” e recursos. Recolha de dados (observação, conversas intencionais, análise de fontes, …) e análise de dados.
- Desenho de projetos de intervenção. O exemplo do perfil comunitário do passado, presente e futuro da democracia - monitorização de trabalhos de pesquisa a desenvolver grupos de aluno/as do ensino básico e secundário.
- Preparação da retirada – celebrar o processo e os resultados num seminário final.
Bibliografia Obrigatória
Aramburuzabala, P., McIlrath, L. & Opazo, H. (Eds.) ; Embedding service learning in European higher education. Developing a culture of civic engagement. , Routledge, 2019
Brownell, J. E., & Swaner, L. E. ; High-impact practices: Applying the learning outcomes literature to the development of successful campus programs. Peer Review, 11(2), 26-30., 2009
Eyler, J; Service learning: Practical advice and models. , Jossey Bass, 2001
Resch, K., Knapp, M. & Schrittesser, I. (Eds.) ; IO 3 How to do Service Learning – A Workbook for Higher Education. Report of the project ENGAGE STUDENTS – Promoting social responsibility of students by embedding service learning within HEIs curricula. , 2020
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC assenta na metodologia de aprendizagem em serviço que coloca grupos de estudantes em contextos reais, envolvendo-se na supervisão de trabalhos de pesquisa a desenvolver por aluna/os do ensino básico e secundário. O processo é acompanhado pela/os docentes numa lógica que articula momentos no terreno (em escolas/...), com momentos em sala (na faculdade).
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
| Trabalho de campo |
50,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese |
30,00 |
| Trabalho de campo |
60,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
| Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com as regras.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação final é função da qualidade do trabalho de campo e sua discussão em aula (60%), do portfolio individual (30%) e da exposição final construída a partir do processo (10%).
Provas e trabalhos especiais
Nenhuma.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as regras, mas o trabalho de campo é obrigatório.
Melhoria de classificação
De acordo com as regras.