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Comportamento Organizacional

Código: POST03     Sigla: CO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 32 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimento e adquiram competências necessárias à compreensão, explicação e previsão do comportamento humano em contexto organizacional.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da frequência desta unidade curricular, o estudante deve:
1. Evidenciar conhecimentos sobre:
• os fenómenos organizacionais e a forma como eles são influenciados e influenciam os fatores psicológicos e os processos relacionados com o
comportamento individual e de grupo; e,
• os fundamentos do comportamento individual, de grupo e organizacional;
2. Desenvolver e evidenciar as seguintes competências no domínio da investigação em comportamento organizacional:
• identificação de problemáticas pertinentes para investigação;
• conceber e operacionalizar uma atividade pedagógica sobre um dos temas abordados na UC.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É importante que o estudante tenha conhecimentos na área da Psicologia das Organizações.

Programa

1. O campo de estudos do comportamento organizacional
1.1. Fundamentos do comportamento individual, grupal e organizacional
1.2. Desenvolvimentos recentes no Comportamento Organizacional.
2. O comportamento individual nas organizações
2.1. A motivação para o trabalho;
2.2. A satisfação com o trabalho;
3. Processos organizacionais
3.1. A cultura organizacional
3.2. A Liderança
3.3. O Stress Ocupacional

Bibliografia Obrigatória

Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., Cabral-Cardoso, C. & Neves, P.; Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.), Editora RH, 2016
Robbins, S. P. & Judge, T. A. . ; Organizational Behavior (17th Ed., Global Edition), Pearson Education Limited, 2017

Bibliografia Complementar

Robbins Stephen P.; Fundamentos do comportamento organizacional. ISBN: 85-87918-64-8
Robbins, S. P.; Comportamento Organizacional , Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999

Observações Bibliográficas

É recomendado a consulta regular das seguintes revistas:
- Administrative Science Quarterly
- Human Relations
- Organization Studies

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta unidade curricular está organizada em aulas teóricas e teórico-práticas que incluem:
- Exposição dos quadros teóricos;
- Visualização de vídeos e realização de exercícios orientados;
- Análise e discussão de casos de estudo;
- Workshops orientados por psicólogos a trabalhar na área da Psicologia das Organizações;
- Trabalho de campo;
- Aulas tutoriais para acompanhamento dos trabalhos de campo;
- Estudo autónomo.

Software

Não aplicável.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Exame 50,00
Trabalho de campo 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 54,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 28,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As aulas estão sujeitas à verificação da assiduidade.
Salvaguardando os casos especiais contemplados na lei, os estudantes que faltarem a mais de 25% das aulas previstas não obterão frequência à UC (de acordo com o ponto 2. do Artigo 9ºA do Regulamento de avaliação).

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da nota obtida nas seguintes componentes de avaliação:
a) Exame final (50%);
b) Trabalho de grupo (50%).

Para obter aprovação na UC, o estudante deve:
1) obter uma classificação final mínima de 8 valores em cada uma das componentes de avaliação; e,
2) obter uma classificação final mínima de 10 valores segundo o regulamentado.

Provas e trabalhos especiais

Ver Avaliação Especial.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei estejam dispensados da verificação das condições de assiduidade às aulas, e que não possam efetivamente frequentar as aulas, deverão realizar as duas componentes de avaliação definidas anteriormente. Para tal, deverão contactar no INÍCIO do semestre (NUNCA depois da 2ª aula) a docente responsável.

Melhoria de classificação

De acordo com o regulamentado,


  • Está prevista a melhoria de classificação de exame realizado, uma única vez, até duas épocas após àquela em que o estudante obteve aprovação e em que a unidade curricular tenha exame previsto;

  • a classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.


Nestas situações, mantem-se válida a classificação obtida na componente "trabalho de grupo".
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