Código: | MTP03 | Sigla: | MEIP II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Metodologia da Investigação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Temas de Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MTP | 14 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
No seguimento da unidade curricular “Metodologia e Epistemologia da Investigação em Psicologia I”, os objectivos desta unidade curricular são a aplicação e o domínio dos métodos de investigação, nomeadamente no âmbito concreto do trabalho de investigação de cada um dos estudantes, de modo a que os estudantes adquiram as competências necessárias ao desenvolvimento de um estudo empírico nesta área.
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de:
- determinar os modelos estatísticos adequados para responder a diferentes tipos de questões de investigação e bases de dados (ex., regressão, ANOVA, medidas repetidas);
- analisar dados quantitativos com recurso ao SPSS;
- conhecer os princípios fundamentais de análise qualitativa dos dados;
- possuir um espírito de reflexão crítica sobre a análise e interpretação de resultados de investigações quantitativas e qualitativas em Psicologia;
- comunicar ideias, métodos e resultados de forma clara e concisa.
A investigação quantitativa:
- objetivos, métodos e análises;
- interpretação de resultados e redação científica;
Introdução ao programa de análise de dados quantitativos SPSS:
- estrutura do SPSS
- construção de um ficheiro de dados
- estatística descritiva e gráficos
- princípios da estatística inferencial
- testes paramétricos e não paramétricos
- estatística inferencial bivariada: (teste t de Student; correlação r de Pearson; regressão linear simples)
- análise de variância com um e dois fatores e com medidas repetidas
- transformação de variáveis e de ficheiros.
A investigação qualitativa:
- Objetivos, métodos e análises;
- A análise de conteúdo enquanto técnica de análise de dados qualitativos;
- A qualidade em investigação qualitativa
Bibliografia obrigatória
Almeida, L. S., & Freire, T. ; Metodologia da investigação em Psicologia e Educação
American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American psychological
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Almedina
Biblçiografia complementar:
Bardin, L. (1999). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Creswell, J. W. (2003). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks: Sage Publications
Flick, U. (2008). Managing quality in qualitative research. Los Angeles: Sage.
Flick, U. (2008). Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor.
Marôco, J. (2014). Análise estatística com o SPSS statistic (6ª Edição). Pêro Pinheiro: ReportNumber.
Patton, M. Q. (2015). Qualitative research & evaluation methods: Integrating theory and practice (4th Ed). Los Angeles: Sage.
Robert C. Bogdan, Sari Knopp Biklen (1994). Investigação qualitativa em educação : uma introdução à teoria e aos métodos
Somekh, B. & Lewin, C. (2005). Research methods in the social sciences. London: SAGE.
Tabachnick & Fidell (2007). Using multivariate statistics (5th Ed.). Boston: Pearson.
Atividades de contacto com os estudantes:
- exposição dos conteúdos programáticos com recurso a diferentes meios tecnológicos, a exemplos práticos
- e a discussão em grande grupo ou em pequenos grupos
- realização de atividades práticas individuais ou em pequeno grupo, de aplicação dos conhecimentos em sala de aula, com recurso ao computador sempre que adequado;
- realização de exercícios com o recurso a base de dados.
Trabalho autónomo do/a estudante:
- atividades de estudo;
- atividades de pesquisa e revisão bibliográfica;
- atividades de leitura e análise de textos científicos:
- realização de atividades práticas complementares às realizadas em sala de aula.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 35,00 |
Estudo autónomo | 38,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Total: | 162,00 |
Tipo de Avaliação: Avaliação através de trabalhos escritos (50%: realização de exercícios – 10%; apresentação de um artigo científico - 10%; e discussão de três artigos científicos - 30%) e avaliação por testes (50%)
Condições de Frequência: A obtenção de frequência implica que o/a estudante: (i) cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas, (ii) participe ativamente nas atividades práticas a desenvolver em contexto de aula, (iii) realize os trabalhos escritos, (iv) realize os testes escritos de avaliação de conhecimentos.
A classificação do estudante é calculada de acordo com as seguintes componentes: Componente teórica = 50% + componente prática = 50%.
A classificação da componente teórica corresponde à média da classificação obtida na realização de dois testes escritos (25% cada).
A classificação da parte prática envolve uma avaliação distribuida individual: a) realização de exercícios (10%); b) apresentação de um artigo científico (10%); discussão de três artigos científicos (30%)
É requerida a classificação mínima de 8 valores (numa escala de 0 a 20 valores) em cada um dos componentes de avaliação (teórica e prática).
A nota final será expressa numa escala de 0 a 20 valores. A obtenção de uma classificação inferior a 10 valores leva à reprovação do estudante na unidade curricular.
Sem prejuízo dos direitos que lhes estão legalmente concedidos, atendendo ao carácter da UC, os trabalhadores-estudantes e beneficiários de estatutos equiparáveis deverão cumprir com os requisitos de assiduidade.
Os estudantes com necessidades especiais (e.g., deficiência auditiva ou motora) deverão informar o(s) docentes(s) no início do semestre de modo a que sejam asseguradas as condições necessárias de trabalho.
A melhoria será feita de uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que obtiveram aprovação e em que a UC tenha exame previsto.
Informação complementar em "observações"
Os alunos podem submeter-se a melhoria da sua classificação apenas na componente de avaliação correspondente à Parte Teórica.
A classificação da parte teórica corresponde à classificação obtida na realização de um exame final individual (50%).
Tendo em conta as características de avaliação e de ocupação da parte Prática desta unidade curricular não está contemplada a melhoria da classificação na referida componente Prática (50%). Considera-se a classificação anteriormente obtida.
A classificação final na unidade curricular é a mais elevada, entre aquela que havia sido obtida inicialmente e a que resultar da melhoria de classificação efetuada.
Os estudantes poderão inscrever-se em exame para melhorar a nota da componente de testes escritos, uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquela em que obtiveram aprovação e desde que a unidade curricular tenha exame previsto.