| Código: | E607 | Sigla: | TEJS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Educação de Adultos |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 44 | Plano Oficial | 3 | - | 6 | 57 | 162 |
- Explicitar a evolução e transformação das relações entre contextos de formação e trabalho na génese dos modelos sociais e económicos; - Compreender a aticulação das formas de proteção social e do trabalho na génese da justiça social; - Compreender o valor-trabalho na aceção das ciências económicas; - Aprofundar a pertinência da unidade curricular para a formação de um Mediador Socioeducativo e da Formação, particularmente no campo da educação e do trabalho.
Após a conclusão da UC, espera-se que os estudantes expressem os seguintes resultados:
1 – Ao nível dos conhecimentos
- Compreender a centralidade do trabalho nas sociedades contemporâneas e as suas possíveis reconfigurações face ao modelo socioeconómico dominante
- Compreender a relevância das ciências económicas no estudo das sociedades, e nomeadamente os modelos económicos vigentes e seus constrangimentos sobre o trabalho
- Compreender a noção de justiça social à luz, quer do laço social mediado pelas instâncias produtivas (as formas de protecção social), quer das novas reconfigurações do trabalho
2 – Ao nível das aptidões
- Ser capaz de analisar a complexidade da estrutura central que é o trabalho nas suas articulações com os modelos e correntes económicas, bem como com pressupostos de justiça social
- Ser capaz de problematizar cenários sociais que melhor harmonizem as dimensões do trabalho, da economia e da justiça social na procura de situações de maior equidade social
3 – Ao nível das competências
- Analisar trajectórias de vida, a sua articulação com situações de trabalho e o incremento de percursos formativos adequados
- Analisar o trabalho na sua relação com os saberes académicos e com os saberes desenvolvidos no seu exercício
A disciplina situa-se no 6º semestre de formação, antecipando a transição dos estudantes para o mercado de trabalho ou para percursos académicos posteriores. Entende-se, por isso, de pertinência acrescida a introdução à organização do trabalho – à discussão do e sobre o trabalho – na sua articulação com a ciência e as teorias económicas e com os postulados da justiça social. A estruturação da disciplina acentua as transformações do trabalho humano à luz da história e da contemporaneidade, considerando nesta análise a sua articulação com as mudanças estabelecidas nos contextos formais de ensino e formação. É ainda em torno da centralidade do trabalho na vida dos sujeitos e dos modelos de organização social que se explora a dimensão da justiça social, procurando articular a contextualização das transformações do trabalho e da sua organização, designadamente no que à desvinculação do laço social diz respeito, com os contextos privilegiados ou a privilegiar na intervenção dos mediadores socioeducativos.
PROGRAMA
Módulo I - Trabalho
1.1. Centralidade do trabalho na sociedade
1.2. Relações entre sistemas de formação e trabalho
1.3. Qualificações, competências e inserção profissional
1.4. Desintegração do trabalho ou a sua reconfiguração
Módulo II - Economia
2.1. A economia enquanto ciência
2.2. Do fordismo aos regimes de acumulação flexível
2.3. Uma economia de aprendizagem
Módulo III - Justiça social
3.1. De uma teoria de justiça a uma ideia de justiça
3.2. Laços entre o trabalho e a proteção social
3.3. Redistribuição, reconhecimento e participação
- A estruturação do trabalho orienta-se segundo uma modalidade de ensino-aprendizagem coparticipada pelos estudantes, a qual encoraje um trabalho colaborativo de pesquisa, bem como de articulação das 3 grandes componentes do programa. O trabalho de pesquisa mencionado tem como ponto de partida a dinamização de uma temática, suscitada por materiais base disponibilizados e a ser coordenada por grupos de estudantes.
- Em paralelo ao funcionamento regular das aulas, será desenvolvido um trabalho de pesquisa no terreno em torno da construção de percursos sindicalistas (no formato ‘retrato sociológico’), igualmente organizado a partir dos grupos de estudantes.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
| Trabalho de campo | 35,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 123,00 |
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Total: | 162,00 |
Não aplicável
Em conformidade com os objetivos da disciplina, a avaliação distribui-se do seguinte modo:
1 – Em regime contínuo serão ponderados dois momentos formais de avaliação em trabalho de pequeno grupo, designadamente:
-Dinamização temática (15%)
-Retrato sociológico (35%)
2 – Em regime final, será proposto um trabalho em torno das temáticas da UC, podendo o mesmo decorrer sob a forma de exame ou de realização de um ensaio (em moldes a definir). Esta componente, estritamente individual, tem uma ponderação de 50% da nota final.
O/A estudante pode-se propor a melhoria de nota mediante a realização de exame, o qual incide sobre a componente de trabalho individual (50% do peso da classificação final).
A melhoria das outras componentes de avaliação, realizadas em grupo ao longo do semestre, pressupõe o acordo de todos os membros do referido grupo.
A conclusão da unidade curricular implica sempre a realização dos três momentos de avaliação e, no caso de não conclusão destes, o docente assegura o "congelamento" da avaliação realizada até ao máximo de dois semestres após a mesma, período a seguir ao qual o estudante é de novo obrigado a realizar a integralidade da avaliação.