Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E607

Trabalho, Economia e Justiça Social

Código: E607     Sigla: TEJS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Educação de Adultos

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 44 Plano Oficial 3 - 6 57 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-02-05.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Programa, Observações, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Explicitar a evolução e transformação das relações entre contextos de formação e trabalho na génese dos modelos sociais e económicos; - Compreender a aticulação das formas de proteção social e do trabalho na génese da justiça social; - Compreender o valor-trabalho na aceção das ciências económicas; - Aprofundar a pertinência da unidade curricular para a formação de um Mediador Socioeducativo e da Formação, particularmente no campo da educação e do trabalho.

Resultados de aprendizagem e competências

Após a conclusão da UC, espera-se que os estudantes expressem os seguintes resultados:

1 – Ao nível dos conhecimentos

- Compreender a centralidade do trabalho nas sociedades contemporâneas e as suas possíveis reconfigurações face ao modelo socioeconómico dominante

- Compreender a relevância das ciências económicas no estudo das sociedades, e nomeadamente os modelos económicos vigentes e seus constrangimentos sobre o trabalho

- Compreender a noção de justiça social à luz, quer do laço social mediado pelas instâncias produtivas (as formas de protecção social), quer das novas reconfigurações do trabalho

2 – Ao nível das aptidões

- Ser capaz de analisar a complexidade da estrutura central que é o trabalho nas suas articulações com os modelos e correntes económicas, bem como com pressupostos de justiça social

- Ser capaz de problematizar cenários sociais que melhor harmonizem as dimensões do trabalho, da economia e da justiça social na procura de situações de maior equidade social

3 – Ao nível das competências

- Analisar trajectórias de vida, a sua articulação com situações de trabalho e o incremento de percursos formativos adequados

- Analisar o trabalho na sua relação com os saberes académicos e com os saberes desenvolvidos no seu exercício

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

A disciplina situa-se no 6º semestre de formação, antecipando a transição dos estudantes para o mercado de trabalho ou para percursos académicos posteriores. Entende-se, por isso, de pertinência acrescida a introdução à organização do trabalho – à discussão do e sobre o trabalho – na sua articulação com a ciência e as teorias económicas e com os postulados da justiça social. A estruturação da disciplina acentua as transformações do trabalho humano à luz da história e da contemporaneidade, considerando nesta análise a sua articulação com as mudanças estabelecidas nos contextos formais de ensino e formação. É ainda em torno da centralidade do trabalho na vida dos sujeitos e dos modelos de organização social que se explora a dimensão da justiça social, procurando articular a contextualização das transformações do trabalho e da sua organização, designadamente no que à desvinculação do laço social diz respeito, com os contextos privilegiados ou a privilegiar na intervenção dos mediadores socioeducativos.

PROGRAMA

Módulo I - Trabalho
1.1. Centralidade do trabalho na sociedade
1.2. Relações entre sistemas de formação e trabalho
1.3. Qualificações, competências e inserção profissional
1.4. Desintegração do trabalho ou a sua reconfiguração
Módulo II - Economia
2.1. A economia enquanto ciência
2.2. Do fordismo aos regimes de acumulação flexível
2.3. Uma economia de aprendizagem
Módulo III - Justiça social
3.1. De uma teoria de justiça a uma ideia de justiça
3.2. Laços entre o trabalho e a proteção social
3.3. Redistribuição, reconhecimento e participação

 

Bibliografia Obrigatória

Arendt Hannah; Condition de l.homme moderne. ISBN: 2-266-04387-0
Boltanski Luc; The^new spirit of capitalism. ISBN: 978-1-84467-165-6
Castel Robert; Les^métamorphoses de la question sociale. ISBN: 2-07-040994-5
Correia José Alberto; Sociologia da educação tecnológica. ISBN: 972-674-160-2
Fraser Nancy; Qu'est-ce que la justice sociale? Reconnaissance et redistribution, La Découverte, 2011. ISBN: 978-2-7071-6789-7
Fitoussi Jean-Paul; A^nova era das desigualdades. ISBN: 972-8027-65-6
Gorz André; Métamorphoses du travail quête du sens. ISBN: 2-7186-0340-2
Harvey David; The Condition of Postmodernitiy, Basil Blackwell, 1989
Polanyi Karl; A Grande Transformação. As origens da nossa época, Campus, 1980
Rifkin Jeremy; O fim dos empregos. ISBN: ISBN 85-346-0571-8
Rosanvallon Pierre; A^crise do estado-providência
Sennett Richard; A Corrosão do Carácter: as consequências do trabalho no novo capitalismo, Terramar, 2000
Stiglitz, Joseph; Greenwald, Bruce; Por uma sociedade de aprendizagem. Repnsar, o crescimento, o desenvolvimento e o comércio livre, Bertrand Editora, 2017. ISBN: 978-972-25-3050-7
Weber Max; A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Editorial Presença, 1983

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- A estruturação do trabalho orienta-se segundo uma modalidade de ensino-aprendizagem coparticipada pelos estudantes, a qual encoraje um trabalho colaborativo de pesquisa, bem como de articulação das 3 grandes componentes do programa. O trabalho de pesquisa mencionado tem como ponto de partida a dinamização de uma temática, suscitada por materiais base disponibilizados e a ser coordenada por grupos de estudantes. 

- Em paralelo ao funcionamento regular das aulas, será desenvolvido um trabalho de pesquisa no terreno em torno da construção de percursos sindicalistas (no formato ‘retrato sociológico’), igualmente organizado a partir dos grupos de estudantes. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Trabalho de campo 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 123,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável

Fórmula de cálculo da classificação final

Em conformidade com os objetivos da disciplina, a avaliação distribui-se do seguinte modo:

1 – Em regime contínuo serão ponderados dois momentos formais de avaliação em trabalho de pequeno grupo, designadamente:

-Dinamização temática (15%)

-Retrato sociológico (35%)

2 – Em regime final, será proposto um trabalho em torno das temáticas da UC, podendo o mesmo decorrer sob a forma de exame ou de realização de um ensaio (em moldes a definir). Esta componente, estritamente individual, tem uma ponderação de 50% da nota final. 

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A modalidade de avaliação de estudantes com estatutos especiais organiza-se nos mesmos parâmertros dos demais estudantes, salvaguardando os prazos a que estes se podem propor.

Melhoria de classificação

O/A estudante pode-se propor a melhoria de nota mediante a realização de exame, o qual incide sobre a componente de trabalho individual (50% do peso da classificação final).

A melhoria das outras componentes de avaliação, realizadas em grupo ao longo do semestre, pressupõe o acordo de todos os membros do referido grupo. 

Observações

 A conclusão da unidade curricular implica sempre a realização dos três momentos de avaliação e, no caso de não conclusão destes, o docente assegura o "congelamento" da avaliação realizada até ao máximo de dois semestres após a mesma, período a seguir ao qual o estudante é de novo obrigado a realizar a integralidade da avaliação.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-25 às 19:13:16 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico