Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E511

Sociologia da Família e da Educação Familiar

Código: E511     Sigla: SFEF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia da Educação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 41 Plano Oficial 3 - 6 57 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A família enquanto instituição educativa constitui o objecto central desta unidade curricular. Tomando como enquadramento disciplinar a sociologia da família, constituem dimensões estruturantes das temáticas e dos conteúdos programáticos a abordagem das transformações da família numa perspectiva sociológica e sócio histórica; as  estruturas e as dinâmicas das relações familiares nas sociedades contemporâneas; a emergência e centralidade da criança e da escola na vida familiar e na educação familiar; a familia e a parentalidade como domínio de investigação e como domínio de intervenção social no âmbito da protecção à infancia e juventude.

Esta unidade curricular tem como finalidades da formação proporcionar aos estudante contributos intelectuais capazes de contribuir para: i) o conhecimento da família numa perspectiva sociológica, nomeadamente os que concernem  à transformação da morfologia familiar na contemporaneidade (constituição, dimensão e estrutura das famílias); ii) o conhecimento da família enquanto instancia educativa nomeadamente no que se refere á relação com a escola; iii) a educação familiar  como objecto de investigação e como objecto de intervenção.

Resultados de aprendizagem e competências

 

1. Domínio de conhecimentos teóricos acerca da família articulando a perspectiva sociológica com a educativa, segundo os tópicos i) transformações da família na contemporaneidade, mudanças nas relações familiares; ii) a família numa perspectiva educacional, estilos educativos, relação com a escola e intervenção educativa com famílias;

2. Formulação temas de investigação acerca da família numa perspectiva socioeducativa a partir do programa e ser capaz de produzir um documento escrito teórica e metodologicamente fundamentado: i) revelando competência para identificar, recolher, seleccionar e interpretar informação relevante nacional, europeia, internacional (estatística, legal, de investigação, de intervenção; ii) reflectindo criticamente numa perspectiva de intervenção socioeducativa;

3. Demonstração do conhecimento acerca dos autores e das fontes em educação familiar como objeto de investigação e como objecto de intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica

Programa

 

I - A sociologia e a família 1. A família como instituição social, como grupo social e como grupo social primário.
II - Transformação da morfologia familiar na contemporaneidade. 1.Dimensão, estrutura e dinâmica dos grupos domésticos. 2 Constituição, dimensão e estrutura das famílias contemporâneas.
III - Modernidade e Família 1.A família como unidade afectiva: dinâmicas, problemas, tensões. 2.Transformação das funções e estatuto da criança na família.
IV - Família e Educação Familiar 1.Funções, estratégias e estilos educativos familiares 2.As relações da família com a escola: continuidades, descontinuidades e tensões .
V- Família e intervenção social. 1. Emergência e desenvolvimento da Educação/Formação Parental 2. Problemas, Contextos e práticas e privilegiados de intervenção sócio educativa com as famílias.

Bibliografia Obrigatória

Ariès Philippe; História social da criança e da família
Delgado Paulo; Acolhimento familiar. ISBN: 978-972-8562-39-7
Montandon Cléopâtre; Entre parents et enseignants. ISBN: 3-261-03697-4
Segalen Martine; Sociologia da família. ISBN: 972-710-234-4
Saraceno Chiara; Sociologia da família. ISBN: 972-33-1235-2
Wall Karin 570; Famílias em Portugal. ISBN: 972-671-161-4
Cunha Vanessa; O^lugar dos filhos. ISBN: 978-972-671-202-2
Stoer Stephen R. 570; Escola-família. ISBN: 972-0-34171-8
Leandro Maria Engrácia; Sociologia da família nas sociedades contemporâneas. ISBN: 978-972-674-323-1
Silva Pedro de Carvalho da; Interface escola-familia, um olhar sociológico
Singly François de; Sociologia da família contemprânea. ISBN: 978-989-8285-50-8
Silva Luísa Ferreira da 570; Acção social na área da família. ISBN: 978-972-674-348-4
Rocha Cristina; As^mulheres e a cidadania. ISBN: 972-24-1437-2
Durning, Paul ; Éducation Familiale. Acteurs, processos et enjeux. L’Harmattan, L’Harmattan, 2006
Durning, Paul & Pourtois, J.-P.; Éducation et Famille. , DeBoeck-Wesmael, 1994
Sampaio, Daniel, et all; Crianças e Jovens em risco. A família no centro da intervenção. , F.C. Gulbenkian, 2001
Isabel Dias; Sociologia da Família e do Género, Pactor, 2015. ISBN: 978-989-693-053-0 (apesar de o livro existir na Biblioteca da FPCEUP o Sigarrra não acede para adicionar a obra)
Fausto Amaro; Sociologia da Familia, Pactor, 2014. ISBN: 978-989-693-031-8 (o livro existir na Biblioteca da FPCEUP o Sigarrra não acede para adicionar a obra)
Jordi Garret Bochaca (coord.); Familias Y Escuelas, Pirámide, 2017. ISBN: 978-84-368-3712-4 (o livro existir na Biblioteca da FPCEUP o Sigarrra não acede para adicionar a obra)
Ana Tomás de Almeida & Natália Fernandes; Intervenção com crianças, jovens e familias, Almedina, 2010. ISBN: 978-972-40-4458-3 (o livro existir na Biblioteca da FPCEUP o Sigarrra não acede para adicionar a obra)
Maria Engrácia leandro (coord.); Laços Familiares e Sociais, Psicosoma, 2011. ISBN: 978-972-8994-31-0 (o livro existir na Biblioteca da FPCEUP o Sigarrra não acede para adicionar a obra)

Observações Bibliográficas

Outras sugestões bibliográficas serão transmitidas aos estudantes de acordo com os temas dos trabalhos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No tempo de contacto, distribuído pelas temáticas do programa (duas aulas por temática) e pelas sessões tutoriais para orientação dos trabalhos, iniciam-se os estudantes no conhecimento desta disciplina, para que se tornem competentes no seu uso, operacionalizando-o na produção de um documento de cariz investigativo articulado com a intervenção educativa.

O tempo de contacto teórico-prático inclui: exposição pela docente; análise de documentos de natureza vária - teóricos, estatísticos, noticiosos, literários, artes plásticas (pintura); debate; orientação tutorial para a elaboração dos trabalhos relativos à avaliação. No tempo autónomo há lugar à leitura e análise de textos; escolha de um tema no programa para o trabalho, formação de grupo (2 estudantes) ou trabalho individual, pesquisa bibliográfica de fontes diversas; redação do trabalho escrito.

Nesta UC, pratica-se a avaliação com entrega de trabalho escrito final (100%).

Software

windows

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 80,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho escrito 62,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Nesta unidade curricular pratica-se a verificação da assiduidade. Os/as estudantes devem estar pesentes em 75% das aulas leccionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

 

Componentes de avaliação Para a avaliação da uc propôe-se a) a realização de um trabalho de pesquisa, realizado individualmente ou em grupo ao longo do semestre, sob temática a escolher/indicar, orientado nas sessões tutoriais calendarizadas para o efeito; O grupo terá no máximo de 2 elementos. O trabalho será entregue na época normal de exames com possibilidade de reformulação/melhoria na época de recurso. O trabalho será classificado numa escala de 0 a 20 e apresenta uma cotação de 100% na nota final.
A não realização do trabalho proposto implica a reprovação da uc. 

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Trabalho de estágio/projeto

não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes que não reunam condições para a obtenção de frequencia devem, imperativamente, dar conhecimento à docente, na primeira aula, para que, no âmbito do Estatuto do TE da UP, se possam encontrar modalidades alternativas de avaliação.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da Universidade do Porto e normas específicas a aplicar nos cursos de Ciências de Educação e de Psicologia da FPCE.

Os TE ou quaisquer outros alunos que recorram à Época Especial  devem imperativamente combinar com o professor durante o semestre em que o uc é leccionada, a modalidade de avaliação.

Observações


O tempo de contacto da uc distribui-se em tempo lectivo e tempo tutorial. O tempo tutorial (7 a 9 horas) será utilizado para orientação dos trabalhos escritos. A  apreciação dos trabalhos e a publicação das classificações terá lugar no período não lectivo.

As aulas decorreram em formato presencial; o tempo de contacto de naureza tutorial ocorreu em sessões várias via Zoom. 

Ocorreram momentos síncronos, presencial e via zoom para os/as estudandantes confinados por causa do covid 19, ou outras patologias, sob indicação ds entidades de saúde.  



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-24 às 14:48:23 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico