Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > E106

Psicologia do Desenvolvimento

Código: E106     Sigla: PDES

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia da Educação

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 79 Plano Oficial 1 - 6 57 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-09-25.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Melhoria de classificação, Tipo de avaliação, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português
Obs.: Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Contribuir para o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos como um processo histórico-social resultante da interacção entre o indivíduo e os seus contextos de vida

  2. Compreender os padrões de mudança do funcionamento psicológico ao longo das várias fases do desenvolvimento com ênfase particular nos domínios cognitivo, social e emocional.

  3. Promover capacidades de análise das principais tarefas e transições desenvolvimentais ao longo do ciclo vital.

  4. Desenvolver competências para aplicar o conhecimento sobre os processos desenvolvimentais na análise do funcionamento humano nos contextos reais de educação formal e não-formal.

  5. Adquirir competências de procura, seleção e organização da informação que permita aprofundar, de forma autodirigida ou autónoma, conteúdos específicos de conhecimento relacionados com o desenvolvimento psicológico humano.

Resultados de aprendizagem e competências



  1. Conhecer os fatores essenciais que regulam os processos do desenvolvimento psicológico humano.



  2. Utilizar conhecimentos acerca do desenvolvimento psicológico como uma das bases fundamentais para a compreensão do comportamento humano em contexto.



  3. Refletir sobre as implicações das tarefas e transições desenvolvimentais ao longo do ciclo vital.



  4. Adquirir competências de análise do comportamento humano em contextos reais de educação formal e não formal.


Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa



  1. Uma perspetiva ecológica e situada do desenvolvimento psicológico ao longo do ciclo vital. Influências normativas e não-normativas e o lugar da diversidade e da plasticidade humanas.



  2. Uma tipologia da mudança psicológica: no sentido de si, na relação com os outros e na relação com o mundo.



  3. Modelos conceptuais acerca dos processos de desenvolvimento ao longo do ciclo vital, considerando os domínio: a) do sentido de si (cognição, identidade); b) da relação com os outros (emocional, vinculação, família, pares, relações românticas, psicossexual) e c) da relação com o mundo (moral, político).


  4. A relação entre desenvolvimento psicológico e educação - que implicações para a ação educativa? 

Bibliografia Obrigatória

Feldman, R. S.; Development across the life span (7th Ed.), Pearson Education Limited, 2014
Flavell John H.; Cognitive development. ISBN: 0-13-139783-4
Papalia Diane E.; Desenvolvimento humano. ISBN: 978-85-7726-024-9
Carol Magai; Handbook of emotion, adult development, and aging. ISBN: 0-12-464995-5
Wim Meeus; Adolescent development. ISBN: 978-1-138-61151-1

Bibliografia Complementar

DeHart, G. B., Sroufe, L. A., & Cooper, R. B.; Child development: Its nature and course (5th Ed.), McGraw-Hill, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto definidas para esta UC inscrevem-se na modalidade teórico-prática. As sessões letivas incluem, assim, um segmento de exposição de conteúdos de conhecimento (com 1 hora e trinta) em plenário, seguido de um outro no qual os estudantes, em grupos mais pequenos, se envolvem na realização de tarefas que convocam a aplicação dos conceitos inicialmente apresentados. Estas tarefas podem implicar exercícios de resolução de problemas bem como a análise de situações, casos e experiências patenteadas sob a forma de vinhetas ou projeção de vídeos.
A avaliação envolve 4 questões de aulas (4 valores), um trabalho de grupo - portefólio digital (8 valores) e um exame final (8 valores). Tanto o portefólio digital e o exame final têm uma nota mínima correspondente a 40% (8 valores em 20). 
As questões de aula são produções imediatas, individuais, realizadas em aula.

Ao longo do semestre, dentro das aulas de grupo e fora das horas de contacto, os estudantes deverão elaborar um portefólio de grupo (2-3 elementos) que inclui produções  propostas no âmbito da UC. Essas produções requerem, entre outras, atividades de pesquisa e seleção de documentos académicos e de outro tipo (notícias nos média, vídeos), realização de conversas informais intencionais, observação em contextos reais e respetivas notas, e escrita (no contexto das aulas) de pequenos textos de natureza reflexiva. A constituição do portefólio é acompanhada por supervisão tutorial.
O teste escrito envolves questões de escolha múltipla com justificação e questões de desenvolvimento. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 40,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 36,00
Trabalho de investigação 26,00
Estudo autónomo 36,00
Trabalho escrito 12,00
Total: 110,00

Obtenção de frequência

Presença em, pelo menos, 75% do total das aulas dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação envolve as questões de aula (20%), o portfolio digital em grupo (40%) e o teste final (40%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os normativos estipulados pelo Conselho Pedagógico.
No caso de trabalhadores estudantes que não frequentam as aulas, haverá questões adicionais no exame para substituir as questões de aulas (4 valores). No entanto, deverão realizar, também em pequeno grupo, um portofio digital que será acompanhado pelas docentes no horário de atendimento.

Melhoria de classificação

Para efeitos de melhoria da classificação, os estudantes terão que repetir o exame final.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-25 às 21:31:35 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico