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Modelos Colaborativos e Intervenção na Comunidade

Código: PEDH15     Sigla: MCIC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Não
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 0 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162
MTP 0 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português
Obs.: Modelos Colaborativos e Intervenção na Comunidade

Objetivos


  1. Promover racionais teóricos de intervenção na comunidade;

  2. Apresentar e desenvolver e elaborar diversas modalidades diretas e indiretas de intervenção comunitária nos sistemas pessoais, familiares, escolares e comunitários;

  3. Capacitar os estudantes para o desenho, implementação e avaliação de projetos de intervenção comunitária nos contextos familiares, educativos e nas comunidades.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao assumir intencionalmente uma metodologia participativa e crítica, em pequeno grupo, em aulas teóricas e práticas e de contacto com experiências reais, focalizada na análise e discussão de projetos de intervenção na comunidade recorrendo a concetuais diferenciados, estratégias (diretas e indiretas), alvos (indíviduo, grupo, família, escola comunidades) e objetivos de prevenção primária, secundária e terciária  corresponde aos objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular: (a) apresentar e desenvolver e elaborar diversas modalidades diretas e indiretas de intervenção comunitária nos sistemas pessoais, familiares, escolares e comunitários;

(b) capacitar os estudantes para o desenho, implementação e avaliação de projetos de intervenção comunitária nos contextos familiares, educativos e nas comunidades.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução Geral à Intervenção comunitária;

I Capítulo: Apresentação de diversas concetualizações sobre intervenção comunitária, em ordem a uma opção por abordagens adequadas ao problema: empoderamento comunitário, sistémico e biopsicossocial

II Capítulo: Apresentação diferenciada de uma metodologia de programa e projeto de intervenção na comunidade, realizando a opção mais pertinente em ordem à transformação pessoal e social/comunitária;

III Capítulo: Desenho e elaboração de projetos de intervenção comunitária nos sistemas pessoais: treino de competências, promoção do sistema pessoal competente;

  1. Capítulo: Desenho e elaboração de projetos de intervenção comunitária nos sistemas contextuais: família, escola, comunidades;
V.  Desenho e elaboração de projetos de intervenção comunitária de Consultorias colaborativas: família, escola, organizações, redes sociais e nas comunidades reais, de grupos mais vulneráveis em ordem à inclusão social e ao empoderamento pessoal e social.

Bibliografia Obrigatória

• Kagan, C., Burton, M., Duckett, P., Lawthon, R., & Siddiquee, A; Critical Community Psychology, West Sussex, UK: Wiley-Blackwell. , 2011
Leonard, J. & Glenwick; Handbook of methodological approaches to community- based research: qualitative, quantitative, and mixed methods, 2016
Parker, I; Handbook of Critical Psychology, 2014
Menezes, I ; Intervenção comunitária. Uma perspectiva psicológica, Porto: Livpsic., 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem








A metodologia de ensino/aprendizagem é participativa, colaborativa e envolvente, focando-se em temáticas refletidas e discutidas criticamente, a partir de experiências reais de intervenção comunitária, desenvolvida em dois momentos: (a) Componente teórico/concetual: 2 horas semanais focalizadas em concetualizações e elaboração de projetos de intervenção comunitários (b) Componeste Prática: 2 horas semanais focalizadas na apresentação e análise crítica de investigações sobre projectos de intervenção comunitária, com base em artigos recentes publicados em revistas da especialidade.


A avaliação das aprendizagens assume a forma de avaliação distribuída sem exame final com duas componentes:


a) Participação nas atividades das aulas teórico e práticas presenciais com elaboração de relatórios das experiêncais reais de observação de interevenções (50%)


b) Elaboração de um design de projeto de intervenção comunitária no ssitema pessoal, familiar, escolar, organizacional ou na comunidade (50%).


 


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Participação em 75% das aulas presenciais

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação das aprendizagens assume a forma de avaliação distribuída sem exame final com duas componentes:

a) Participação nas atividades das aulas teórico e práticas presenciais com elaboração de relatórios das experiêncais reais de observação de interevenções (50%)

bElaboração de um design de projeto de intervenção comunitária no ssitema pessoal, familiar, escolar, organizacional ou na comunidade (50%).

 

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