Código: | PEDH07 | Sigla: | DA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MPSIC | 10 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
MTP | 9 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
Outras referências serão fornecidas ao longo das aulas.
Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia sobre os temas da UC. Nas aulas práticas, em pequeno grupo, será realizado o estudo de instrumentos de avaliação no domínio da leitura, escrita e matemática; no âmbito do despiste universal preconizado pelo modelo RtI será efetuada a aplicação de instrumentos de avaliação em contexto escolar, com orientação da docente; serão analisados protocolos de avaliação e elaboradas propostas de intervenção. Será ainda apresentado para análise um caso de perturbação específica de aprendizagem.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 8,00 |
Estudo autónomo | 60,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Elaboração de projeto | 20,00 |
Total: | 162,00 |
A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em, pelo menos, 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização dos seguintes trabalhos:
Em grupo, apresentação de um instrumento de avaliação no domínio da leitura, da escrita ou da matemática (ponderação 10%); relatório sobre a implementação do modelo da Resposta à Intervenção (ponderação 25%);
A nível individual, apresentação de um relatório escrito sobre a análise de um caso de perturbação específica de aprendizagem (ponderação 25%).
A nota final será obtida pelas notas obtidas na componente individual (65%) e na componente de grupo (35%). A avaliação na componente individual será constituida pela classificação obtida em dois testes sobre os conteúdos teóricos leccionados (cada um com ponderação de 20%) e no relatório escrito sobre a análise de um caso (ponderação de 25%); a avaliação na componente de grupo é constituida pela classificação obtida na apresentação de um instrumento de avaliação no domínio da leitura, da escita ou da matemática (ponderação de 10%) e no relatório sobre a implementação do modelo da Resposta à Intervenção (ponderação de 25%).
Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas. Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre letivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.
A época de recurso pode ser usada para realizar a componente teórica (40%) para aqueles que tiverem faltado, reprovado nos dois testes ou para melhoria de classificação.
Não está prevista melhoria da nota nos trabalhos práticos excepto através de nova inscrição na disciplina.