Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > PEDH07

Dificuldades de Aprendizagem

Código: PEDH07     Sigla: DA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 10 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162
MTP 9 Plano Oficial 1 - 6 54 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2023-02-25.

Campos alterados: Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Conhecer modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática.

  2. Definir e caracterizar as dificuldades de aprendizagem (DA).

  3. Identificar dimensões críticas do processo de ensino na promoção da aprendizagem e na prevenção das DA.

  4. Ser capaz de planear e implementar estratégias de intervenção nas DA.

  5. Ser capaz de colaborar com profissionais de educação e outros intervenientes na organização de planos de intervenção integrados.

Resultados de aprendizagem e competências

Os objetivos foram definidos operacionalmente e por isso são equivalentes aos resultados de aprendizagem.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Conceitos e modelos relevantes no domínio das Dificuldades de Aprendizagem (DA). O modelo Response to Intervention (RtI) e as DA: Promoção, prevenção e remediação. O exemplo do modelo RtI na área da leitura, escrita e matemática.

  2. Modelos explicativos do processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática. Intervenção nas competências de linguagem e de literacia emergente. Desenvolvimento de competências matemáticas em idade pré-escolar.

  3. Avaliação e intervenção nas DA da leitura, escrita e matemática no início da escolaridade.


    1. Avaliação e intervenção nas dificuldades da leitura.

    2. Avaliação e intervenção nas dificuldades da composição escrita.

    3. Avaliação e intervenção nas dificuldades da matemática.



4. DA e problemas associados.

Bibliografia Obrigatória

Clements, M. K., Bishop, A., Keitel-Kreidt, C., Kilpatrick, J., & Leung, F. K. S. (Eds.); Third international handbook of mathematics education, Springer, 2013
Leal, T., Gamelas, A. M., Peixoto, C., & Cadima, J. ; Linguagem e literacia emergente: Propostas de intervenção em jardim de infância. , Almedina., 2014
Sanchez, J. N. G. ; Prevención en dificultades del desarrollo y del aprendizaje., Piramide, 2014
Sugai, G., La Salle, T., Everett, S, & Feinberg, A. ; Multi-tiered systems of support: The what, why, and how for school counselors., Routledge, 2019

Bibliografia Complementar

Santos Maria Thereza Mazarro dos 570; Distúrbios de leitura e escrita. ISBN: 85-204-1354-4
Snowling Margaret 205; Dislexia, fala e linguagem. ISBN: 85-363-0400-6
Greenberg, M. T., Weissberg, R. P., O'Brien, M. U., et al.; Enhancing school-based preventio and youth develoment through coordinated social, emotional, and academic learning., 2003
Ginsburg, H. ; Children´s Arithmetic, pro-ed, 1989. ISBN: 0890791813
Snowling Margaret J. 340; The^science of reading. ISBN: 1-4051-1488-6
Sucena Ana; Aprender a ler e avaliar a leitura. ISBN: 978-972-40-3919-0
Swanson, H. L., Harris, K. R., & Graham, K.; Handbook of learning disabilities, The Guilford Press, 2013
S. Jimerson, M. Burns, A. VanDerHeyden; Handbook of Response to Intervention. , Springer, 2005. ISBN: 0-387-49052-3

Observações Bibliográficas

Outras referências serão fornecidas ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Participação nas sessões expositivas preparadas pela docente e consulta de bibliografia sobre os temas da UC. Nas aulas práticas, em pequeno grupo, será realizado o estudo de instrumentos de avaliação no domínio da leitura, escrita e matemática; no âmbito do despiste universal preconizado pelo modelo RtI será efetuada a aplicação de instrumentos de avaliação em contexto escolar, com orientação da docente; serão analisados protocolos de avaliação e elaboradas propostas de intervenção. Será ainda apresentado para análise um caso de perturbação específica de aprendizagem.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia da educação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Trabalho escrito 25,00
Teste 40,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 8,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho escrito 20,00
Elaboração de projeto 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência envolve a participação dos alunos em, pelo menos, 75% das aulas efectivamente leccionadas. Exige ainda a realização dos seguintes trabalhos:
Em grupo, apresentação de um instrumento de avaliação no domínio da leitura, da escrita ou da matemática (ponderação 10%); relatório sobre a implementação do modelo da Resposta à Intervenção (ponderação 25%);
A nível individual, apresentação de um relatório escrito sobre a análise de um caso de perturbação específica de aprendizagem (ponderação 25%).

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será obtida pelas notas obtidas na componente individual (65%) e na componente de grupo (35%). A avaliação na componente individual será constituida pela classificação obtida em dois testes sobre os conteúdos teóricos leccionados (cada um com ponderação de 20%) e no relatório escrito sobre a análise de um caso (ponderação de 25%); a avaliação na componente de grupo é constituida pela classificação obtida na apresentação de um instrumento de avaliação no domínio da leitura, da escita ou da matemática (ponderação de 10%) e no relatório sobre a implementação do modelo da Resposta à Intervenção (ponderação de 25%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores e outros estudantes terão que realizar as actividades práticas. Os estudantes em circunstâncias especiais deverão contactar a docente antes do início do semestre letivo, para garantir a exequibilidade da sua avaliação.

Melhoria de classificação

A época de recurso pode ser usada para realizar a componente teórica (40%) para aqueles que tiverem faltado, reprovado nos dois testes ou para melhoria de classificação. 

Não está prevista melhoria da nota nos trabalhos práticos excepto através de nova inscrição na disciplina.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-18 às 18:23:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias