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Intervenção Precoce

Código: PEDH06     Sigla: IP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Psicologia

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPSIC 17 Plano Oficial do ano letivo 2021 1 - 6 54 162
MTP 14 Plano Oficial 1 - 6 54 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer os principais constructos teóricos que orientam as práticas atuais em Intervenção Precoce (IP).
  • Conhecer a importância de se inscreverem as práticas de IP numa lógica inclusiva segundo abordagens centradas na família e nos restantes cenários de participação da criança.
  • Conhecer as linhas de orientação fundamentais adotadas na elaboração e implementação dos planos de intervenção.
  • Conhecer os princípios de funcionamento e as competências de participação necessárias ao desenvolvimento de atividades em equipas transdisciplinares de intervenção em IP.
  • Conhecer os princípios da consultoria colaborativa no trabalho com os pais e com os profissionais da equipa.

Resultados de aprendizagem e competências

1-     Os estudantes deverão identificar os pressupostos teóricos e concetuais subjacentes aos programas e práticas implementadas em IP.

 

2-     Os estudantes deverão ser capazes de identificar as barreiras à participação de crianças na família ou na comunidade e de delinear estratégias suscetíveis de favoreceram a inclusão plena dessas crianças nos seus contextos naturais de vida.

 

3-     Os estudantes deverão ser capazes de desenhar as linhas mestras de um programa de intervenção em IP e de planificar os seus princípios básicos de implementação.

 

4-     Os estudantes deverão reconhecer os modelos de organização inerente à prática de funcionamento de equipas de IP e desenvolver competências de trabalho apropriadas à participação em equipas transdisciplinares de intervenção.

 

5- Os estudantes devem demonstrar competências de consultadoria colaborativa na interação com pais e profissionais da equipa de IP.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

I- Enquadramento conceptual e questões de IP

Módulo 1 – Modelos de desenvolvimento

  • Perspetivas teóricas do desenvolvimento
  • Plasticidade desenvolvimental

 

Módulo 2 – O conceito de IP e o seu valor para o desenvolvimento humano

  • Evolução de abordagens e desafios em IP
  • Definições de IP
  • O valor desenvolvimental, social e económico da IP
  • A teoria da mudança (Shonkoff)

 

II – Questões de avaliação-intervenção em IP

Módulo 3 –Modelos no processo de avaliação-intervenção em IP

  • A IP orientada para a família e centrada nas rotinas
  • Avaliação em IP: Avaliação autêntica e Avaliação Arena
  • O modelo desenvolvimental sistémico de Guralnick e o modelo de Dunst – Capacity building
  • O modelo de McWilliam: os cinco Componentes do Modelo da Intervenção Precoce em Contextos Naturais

Módulo 4 – Participação e Envolvimento da criança

  • Participação e de Envolvimento;
  • O Modelo “EmbeddedInstruction” (P. Snyder et al.)
  • A intervenção com base nas relações: Responsive Teaching Model (G. Mahoney)

Bibliografia Obrigatória

Carvalho, L., Almeida, I., Felgueiras, I., Boavida, J., Santos, P., et al; Práticas recomendadas em Intervenção Precoce na infância: um guia para profissionais. , ANIP: Coimbra, 2016
Sukkar, H., Dunst, C. J., & Kirkby, J. (Eds.).Taylor & Francis; Early childhood intervention: Working with families of young children with special needs. , Taylor & Francis, 2016
Michael J. Guralnick; A^developmental systems model for early intervention
McWilliam, R.; Routines-based early intervention. Supporting Young Children and Their Families, 2010
Mahoney, G., Perales, F., & Herman, B.; Responsive teaching: early intervention for children with Down syndrome and other disabilities. Down Syndrome Research and Practice., . Down Syndrome Research and Practice, 11(1), 18-28, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de ensino baseia-se em procedimentos de exposição acompanhados por atividades de natureza tutorial e experiencial. Cada aluno terá contacto com um programa de Intervenção Precoce e deverá documentar a orgânica do trabalho desenvolvido, enquadrando-o conceptualmente e refletindo a dinâmica dos seus serviços. Serão observados casos seguidos por equipas de IP. Será realizada uma recensão crítica de artigos selecionados, em grupo, de forma a aprofundar um tema apresentado nas aulas.

 

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia > Psicologia do desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 46,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de campo 12,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatória, de acordo com o disposto no Regulamento dos princípios a observar na avaliação dos discentes da FPCEUP http://sigarra.up.pt/fpceup/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=245

Fórmula de cálculo da classificação final


  • 1 -Trabalho de grupo: apresentação oral de recensão crítica


Com base em artigos escolhidos e comentados na aula - ponderação de 25% (5 valores) relativamente ao total da nota final.


 


2-Trabalho de grupoapresentação oral de reflexão crítica acerca do trabalho observado no âmbito das Equipas de Intervenção Precoce visitadas pelos alunos   


Utilizar conteúdos abordados nos módulos da UC para refletir e discutir o trabalho observado em termos de:



  1. a) Práticas centradas na família

  2. b) Promoção de oportunidades em contextos naturais de aprendizagem

  3. c) Trabalho em equipa transdisciplinar

  4. d) Coordenação e integração de serviços


A ponderação será de 25% (5 valores) relativamente ao total da nota final. 


 


3- Trabalho escrito de grupo: integrando os trabalhos 1 e 2


 A ponderação será de 50% (10 valores) relativamente ao total da nota final. 


 


Na ponderação da nota final: Até 5 valores (25%) para o trabalho 1; 5 valores (25%) para o trabalho 2; 10 valores (50%) serão destinados para o trabalho 3.


Todas as notas serão expressas em escala de 0 a 20 valores.


A nota mínima exigida em cada componente para que a média ponderada seja calculada é 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos cujo estatuto não lhes permita frequentar regularmente as aulas, terão que apresentar um trabalho escrito individual acerca das temáticas abordadas na UC, devendo demonstrar domínio acerca dos conceitos fundamentais em IP. Deverão ainda incluir no trabalho uma reflexão acerca da realidade de IP no seu país de origem (aspectos legislativos, serviços...).

Melhoria de classificação

 Reformulação do trabalho escrito: Trabalho versando as temáticas teóricas apresentadas nas aulas, bem como a reflexão acerca do trabalho desenvolvido por uma das Equipas de Intervenção Precoce visitadas pelo estudante -A ponderação será de 50% (10 valores) relativamente ao total da nota final.

Observações

Os trabalhos escritos devem ser entregues na última aula do semestre.
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