Psicologia da Adolescência
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular pretende abordar os temas centrais do processo de desenvolvimento na adolescência, completando a formação inicial dos estudantes na área do desenvolvimento humano, com especial incidência nos anos da adolescência.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que no final do semestre os estudantes sejam capazes de:
- Identificar as características desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico típicos da adolescência.
- Integrar os aspetos diferenciais do desenvolvimento do adolescente, referenciando-os aos modelos explicativos do desenvolvimento.
- Articular as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico do adolescente, assumindo uma perspetiva integrativa e crítica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Conceito de adolescência.
- Desenvolvimento físico.
- Desenvolvimento intelectual e cognitivo.
- Desenvolvimento moral.
- Desenvolvimento social.
- Desenvolvimento emocional.
- Desenvolvimento da sexualidade.
- Desenvolvimento da identidade.
- Família como contexto de desenvolvimento.
- A escola como contexto de desenvolvimento.
- Ajustamento psicológico.
Bibliografia Obrigatória
Bornstein; The Sage encyclopedia of lifespan human development, Sage, 2018
Laurence Steinberg;
Age of opportunity. ISBN: 978-0-544-57029-0
Laurence Steinberg;
Adolescence. ISBN: 978-1-260-56567-6
Hupp, S., & Jewell, J. ; The encyclopedia of child and adolescent development, Wiley-Blackell, 2020
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Expositivo, sob a responsabilidade da docente
- Visionamento de filmes e debate em grande grupo
- Resolução de problemas em pequeno grupo, nomeadamente resolução de tarefas, discussão de dilemas, interpretação de dados da investigação e estatísticas, com a supervisão da docente
- Construção de um “diário de bordo” que integra as aprendizagens individuais realizadas semana após semana.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
54,00 |
Frequência das aulas |
27,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o teste prático que terá lugar numa das últimas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:
- Prova prática (50%)
- Exame final (50%).
As notas serão apresentadas na escla de 0 a 20 valores.
Para obterem aproveitamento, os estudantes devem obter nota superior ou igual a 10 valores em 20, com pelo menos 8 valores em 20, em cada uma das componentes
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante deverá realizar o exame prático (ver cálculo da classificação final). O estudante deverá portanto contactar as docentes na primeira semana do semestre.
Melhoria de classificação
Apenas se aplica à componente "exame final" e deverá ser realizada até à época de recurso do ano subsequente àquele em que foi obtida a aprovação da UC e em que esta tenha exame previsto
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