Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Logótipo
Você está em: Início > LPSI216

Psicologia da Adolescência

Código: LPSI216     Sigla: PA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Psicologia

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Psicologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Psicologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LPSIC 12 Plano Oficial do ano letivo 2021 2 - 3 27 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Esta unidade curricular pretende abordar os temas centrais do processo de desenvolvimento na adolescência, completando a formação inicial dos estudantes na área do desenvolvimento humano, com especial incidência nos anos da adolescência.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que no final do semestre os estudantes sejam capazes de:

  1. Identificar as características desenvolvimentais e os padrões de funcionamento psicológico típicos da adolescência.

  2. Integrar os aspetos diferenciais do desenvolvimento do adolescente, referenciando-os aos modelos explicativos do desenvolvimento.

  3. Articular as diferentes conceptualizações do desenvolvimento psicológico do adolescente, assumindo uma perspetiva integrativa e crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Conceito de adolescência.

  2. Desenvolvimento físico.

  3. Desenvolvimento intelectual e cognitivo.

  4. Desenvolvimento moral.

  5. Desenvolvimento social.

  6. Desenvolvimento emocional.

  7. Desenvolvimento da sexualidade.

  8. Desenvolvimento da identidade.

  9. Família como contexto de desenvolvimento.

  10. A escola como contexto de desenvolvimento.

  11. Ajustamento psicológico.

Bibliografia Obrigatória

Bornstein; The Sage encyclopedia of lifespan human development, Sage, 2018
Laurence Steinberg; Age of opportunity. ISBN: 978-0-544-57029-0
Laurence Steinberg; Adolescence. ISBN: 978-1-260-56567-6
Hupp, S., & Jewell, J. ; The encyclopedia of child and adolescent development, Wiley-Blackell, 2020

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Expositivo, sob a responsabilidade da docente

  2. Visionamento de filmes e debate em grande grupo

  3. Resolução de problemas em pequeno grupo, nomeadamente resolução de tarefas, discussão de dilemas, interpretação de dados da investigação e estatísticas, com a supervisão da docente

  4. Construção de um “diário de bordo” que integra as aprendizagens individuais realizadas semana após semana.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 27,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem estar presentes em pelo menos 75% das aulas e realizar o teste prático que terá lugar numa das últimas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da ponderação das classificações obtidas nas seguintes componentes:

  1. Prova prática (50%)
  2. Exame final (50%).

As notas serão apresentadas na escla de 0 a 20 valores.

Para obterem aproveitamento, os estudantes devem obter nota superior ou igual a 10 valores em 20, com pelo menos 8 valores em 20, em cada uma das componentes

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos casos em que o estatuto do estudante lhe permita não frequentar as aulas (TE, AAC...), o estudante poderá usufruir desse direito em relação à participação presencial nas aulas. Contudo, o estudante deverá realizar o exame prático (ver cálculo da classificação final). O estudante deverá portanto contactar as docentes na primeira semana do semestre.

Melhoria de classificação

Apenas se aplica à componente "exame final" e deverá ser realizada até à época de recurso do ano subsequente àquele em que foi obtida a aprovação da UC e em que esta tenha exame previsto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-19 às 15:10:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias