| Código: | LPSI304 | Sigla: | DG |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 37 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 3 | - | 3 | 27 | 81 |
No final desta UC os/as estudantes deverão ter conhecimento sobre:
- As diferentes tipologias de intervenção psicológica em grupo
- As fases de desenvolvimento dos grupos
- Os principais fenómenos grupais que emergem ao longo da intervenção
Adicionalmente, é objetivo desta UC favorecer o desenvolvimento pessoal dos/as estudantes, nomeadamente através de competências transversais e transferíveis, como as competências de auto e hétero-conhecimento, de comunicação e de liderança.
Nesta UC os/as estudantes deverão adquirir competências que lhes permitam planear uma intervenção grupal em variados contextos, definindo o tipo de grupo a implementar, as características dos elementos a incluir e os objetivos da intervenção.
A experiência enquanto membros participantes de um grupo permite que os estudantes desenvolvam o auto/hetero conhecimento, competências de comunicação e assimilem as noções teóricas com base na prática.
Esta UC aborda os seguintes tópicos:
. As potencialidades da intervenção em grupo
. Análise dos diferentes tipos de grupos com base na distinção entre “Grupos terapêuticos vs. não-terapêuticos”
. Como planear uma intervenção em grupo
. A importância do feedback na mudança pessoal e grupal
. As fases previsíveis no desenvolvimento do grupo
. Competências de liderança na condução de um grupo
. Coesão (impacto positivo e negativo da coesão no grupo)
Nesta UC é privilegiada a metodologia de participação ativa. Os/As estudantes integram, enquanto membros participantes, um grupo de desenvolvimento constituído pela turma, e adaptado para o efeito. A metodologia ativa é alternada com a metodologia expositiva e interrogativa, com o intuito de sistematizar e enquadrar teoricamente os conteúdos abordados.
Avaliação é distribuída sem exame final, considerando-se as seguintes componentes (e respetiva poderação na classificação final):
1) Postura participativa nas aulas (20%);
2) Realização de um trabalho que foca os conteúdos das aulas (80%)
(20% + 80% = 100%)
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Trabalho escrito | 80,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 21,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 81,00 |
As aulas são de frequência obrigatória. Obrigatória a presença em 75% das aulas lecionadas.
Avaliação é distribuída sem exame final, considerando-se as seguintes componentes (e respetiva poderação na classificação final):
1) Postura participativa nas aulas (20%);
2) Realização de um trabalho que foca os conteúdos das aulas (80%)
(20% + 80% = 100%)
A avaliação da postura participativa baseia-se nos seguintes critérios:
. Participação espontânea em momentos de discussão aberta
. Desenvolvimento de competências de comunicação
. Demonstração de capacidade reflexiva nas aulas
. Presença assídua e pontual
É solicitado aos/às estudantes o preenchimento de uma ficha de autoavaliação relativamente a estes critérios.
As classificações de ambas as componentes de avaliação, bem como a classificação final, são expressas na escala de 0 a 20 valores.
Para obter a aprovação na UC os/as estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes de avaliação (escala 0-20).
Os estudantes que frequentaram a UC em anos anteriores e sem aproveitamento poderão frequentar de novo a UC, aplicando-se o regime de avaliação em vigor. Caso os estudantes optem por pedir dispensa de presença nas aulas (apenas concedida se houver registo anterior de presença em pelo menos 75% das aulas dadas nesse ano), a avaliação para obtenção de aproveitamento é composta pelas seguintes componentes:
1) Trabalho em vigor, com a ponderação de 80%, realizado individualmente;
2) A restante ponderação de 20% será atribuída à componente prática avaliada no ano em que o estudante frequentou as aulas.
(80% + 20% = 100%)
As classificações de ambas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores, bem como a classificação final.
Para obter a aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes de avaliação (escala 0-20).
Os estudantes com estatuto especial que optem pelo regime de não frequência realizarão (individualmente) o trabalho em vigor com a ponderação de 80% na nota final. Os restantes 20% serão avaliados através de um trabalho individual escrito em torno dos principais conteúdos lecionados nas aulas.
(80% + 20% = 100%)
As classificações de ambas as componentes de avaliação, bem como a classificação final, são expressas na escala de 0 a 20 valores.
Para obter a aprovação na UC os estudantes terão de ter uma classificação mínima de 10 valores em cada uma das componentes (escala 0-20).
Apenas é possível fazer melhoria de nota do trabalho escrito em vigor que tem a ponderação de 80% na nota final.
Não é possível fazer melhoria da componente prática relativa à postura participativa nas aulas (20% da nota final)
(80% + 20% = 100%)
A melhoria de nota tem lugar uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação.
As classificações de ambas as componentes de avaliação, bem como a classificação final, são expressas na escala de 0 a 20 valores.