| Código: | LPSI108 | Sigla: | PAM |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=1009119&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=382350 |
| Unidade Responsável: | Psicologia |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Psicologia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LPSIC | 224 | Plano Oficial do ano letivo 2021 | 1 | - | 6 | 54 | 162 |
(1) Identificar os mecanismos de aquisição de comportamentos e conhecimentos;
(2) Identificar e compreender os principais tipos de aprendizagem e teorias explicativas;
(3) Conhecer e compreender alguma da literatura científica mais relevante desta área;
(4) Reconhecer estudos e investigações clássicos e recentes de alguns tipos representativos de aprendizagem humana;
(5) Descrever e compreender os vários tipos de memória, capacidade, limites, além dos principais conceitos e teorias explicativas;
(6) Conhecer e compreender a literatura científica na área da memória, com destaque para a investigação no âmbito da psicologia cognitiva experimental;
(7) Aplicar alguns dos conhecimentos sobre a memória nas situações quotidianas e escolares;
(8) Participar na realização de pequenos estudos experimentais integrando conhecimentos e experiência.
Com equivalência aos objectivos, no final desta unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
(1) Identificar e caracterizar diferentes modelos, baseados em dados científicos, de aprendizagem e de memória.
(2) Descrever e compreender os vários tipos de memória, capacidade, limites, além dos principais conceitos e teorias explicativas;
(3) Analisar e comunicar conhecimentos desta área de saber;
(4) Aplicar alguns dos conhecimentos obtidos em situações quotidianas e escolares;
(5) Participar na realização de pequenos estudos experimentais nesta área de saber, integrando conhecimentos e experiência.
n/a
Aprendizagem:
(1) Habituação;
(2) Condicionamento clássico;
(3) Condicionamento operante;
(4) Aprendizagem por observação;
(5) Aprendizagem por insight;
(6) Abordagem construtivista da aprendizagem.
Memória:
(1) Introdução à memória humana; Métodos de medição da memória; Teorias e explicações do esquecimento humano;
(2) Memória sensorial visual e auditiva; Memória a curto prazo (MCP); Memória operatória (MO);
(3) Memória a longo prazo (MLP); Processos de consolidação na MLP; Processos de recordação na MLP;
(4) Memória autobiográfica; Défices de memória e excessos de memória;
(5) Conclusão: A centralidade da memória na identidade pessoal e na personalidade.
1-Aulas; 2-Leituras obrigatórias e complementares, observação de filmes e pequenos vídeos, participação em experiências; 3-Estudo pessoal e discussão em grupo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 90,00 |
| Frequência das aulas | 54,00 |
| Trabalho laboratorial | 18,00 |
| Total: | 162,00 |
A classificação final é o resultado:
Os estudantes devem obter 10 valores em 20 para serem aprovados.
Os Trabalhos Especiais apenas estão previstos para estudantes com NEE que não podem frequentar as aulas no todo ou em parte, podendo os trabalhos a realizar serem adaptados a cada caso especial. Podem ainda realizar Trabalhos Especiais os estudantes Erasmus se o solicitarem na primeira aula.
n/a
Aplicável, somente no caso da lei geral e se as normas em vigor o permitirem. Os estudantes nestas condições devem informar o docente na primeira aula.
Nos termos do Regulamento para avaliação da UP, a melhoria de classificação do exame final pode ser efetuada uma única vez, até à época de recurso do ano letivo subsequente àquele em que foi obtida aprovação (Art.º 17º).
Os recursos e as actividades a desenvolver na UC LPSI108 ficarão centradas no sigarra.