| Código: | DE133 | Sigla: | RTCJDSE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Ciências da educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 13 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 49 | 162 |
No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de:
- compreenderem processos sociais, culturais e históricos subjacentes à construção da juventude e do modo como têm contribuído para estruturar os quotidianos e percursos juvenis;
- interpretarem de forma sistemática e aprofundada os contributos teóricos clássicos e contemporâneos em torno das identidades, contextos e culturas juvenis situadas;
- analisarem de forma crítica o papel da escola enquanto sistema significativo na definição da juventude e dos processos de transição juvenis;
- analisarem experiências e percursos juvenis a partir de dimensões socioespaciais e na intersecção com variáveis como género, a classe social, a sexualidade, a etnia, a idade, religião, etc.
- formularem quadros concetuais de suporte a problemas de investigação e intervenção a partir da identificação o estado da arte no que diz respeito aos estudos juvenis críticos;
- problematizarem de realidades juvenis contemporâneas à luz das especificidades territoriais.
Fundamentos teóricos nos estudos sobre juventude: estudos críticos
a) perspetivas históricas, sociais e culturais
b) estudos juvenis em contextos urbanos e estudos juvenis em contextos rurais e remotos
c) contributos da sociologia da educação para a compreensão das juventude: construção da juventude a partir do sistema educativo
Experiências, participação e culturas juvenis: contextos locais e globais
a) Culturas juvenis multisituadas: local/global, On/Offline
b) Jovens e produção cultural em contextos locais e globais
c) Regimes de participação: participação política, envolvimento social e cívico de jovens
d) Sentimento de pertença a contextos, comunidades e territórios
Regimes de transições juvenis e desigualdades socio espaciais
a) percursos educativos e para o mundo do trabalho
b) desigualdades territoriais e desigualdade de oportunidades
c) políticas de mobilidade de jovens
Problemáticas da juventude e especificidades locais e regionais
a) Diversidade e desigualdade nos percursos juvenis
b) Emprego, desemprego e trabalho precário
c) Juventude, risco e violência
Sendo uma UC fundamentalmente teórica as aulas terão uma componente substanctiva de exposição de conteúdos, mas também de debate crítico de textos, autores/as, clássicos e contemporâneos fundamentais. No sentido de se construir um ambiente educativo colegial e inclusivo formar-se-ão pares pedagógicos, seguindo experiências anteriores.
A avaliação recai sobre a realização de um ensaio crítico, escrito, individual, em torno de conhecimentos teóricos e conceptuais sobre as juventudes, seus contextos e culturas. Pretende-se que neste trabalho os/as estudantes sejam capazes de mobilizar conhecimentos teóricos e de explorar de forma criativa e aprofundada modos de pensar as juventudes, quer no âmbito de possibilidades de investigação quer de intervenção.
Este trabalho traduzirá a dinâmica dos pares pedagógicos constituídos por elementos que tendencialmente têm experiências distintas (formação e trabalho), sendo capazes de integrar, investigar e traduzir teoricamente as aprendizagens e reflexões mútuas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
| Trabalho escrito | 70,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 3,00 |
| Frequência das aulas | 39,00 |
| Trabalho de investigação | 30,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 122,00 |