| Código: | E206 | Sigla: | PED |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Psicologia da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | http://https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=406208 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| LCED | 79 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 57 | 162 |
Ler e analisar textos de referência, no domínio da Psicologia da Educação, relacionados com as temáticas do programa da unidade curricular;
Refletir, individualmente e em grupo, sobre textos, narrativas e casos relacionados com o domínio da relação entre educação e aprendizagem;
Animar e participar em fóruns, presenciais e virtuais, que permitam promover momentos de partilha e de reflexão sobre questões entendidas como pertinentes no domínio da relação entre educação e aprendizagem;
Refletir, individualmente e em grupo, sobre narrativas e casos relacionados com a problemática da relação pedagógica;
Animar e participar em fóruns, presenciais e virtuais, que permitam promover momentos de partilha e de reflexão sobre questões entendidas como pertinentes no domínio da relação pedagógica;
Produzir trabalhos escritos, individualmente e em grupo, que tanto constituam a memória dos processos de aprendizagem, como o repositório dos projetos de reflexão dos estudantes.
Não estão previstos
A. Educação escolar e processos de influência educativa
1. O universo educacional que o modelo de educação escolar configura como matriz estruturante da reflexão sobre processos de influência educativa;
2. O paradigma da instrução e a abordagem comportamentalista em educação: Pressupostos conceptuais e implicações educativas concretas;
3. O paradigma da aprendizagem e a abordagem cognitivista em educação: Pressupostos conceptuais e implicações educativas concretas;
4. O paradigma da comunicação e a abordagem socioculturalista: Pressupostos conceptuais e implicações educativas concretas.
B. Relação pedagógica
1. A relação pedagógica como uma relação ecossistémica: Problemas e questões;
2. A relação pedagógica como uma relação singular e diversificada: Factores e dimensões.
1. Palestras e/ou aulas-comentários da responsabilidade do professor;
2. Debates, sujeitos a temáticas preferenciais, animados pelo docente ou pelos alunos;
3. Visionamento de filmes;
4. Reflexões coletivas sobre textos, narrativas e filmes em fóruns presenciais ou virtuais;
5.Trabalhos de pesquisa em grupo;
6. Tutorias;
7. Trabalhos individuais de reflexão.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 50,00 |
| Trabalho escrito | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
Os estudantes ordinários terão que ter uma participação mínima de 75% no total das aulas previstas para o semestre em que funciona a unidade curricular.
Não estão previstos.
Não está previsto
Os estudantes que usufruam da possibilidade de serem submetidos a uma avaliação especial (estudantes-trabalhadores, dirigentes associativos, atletas com o estatuto de alta competição, etc.) e que, comprovadamente, não possam frequentar a via ordinária de trabalho atrás enunciada, terão que contatar o docente, o mais tardar até à terceira aula do semestre, para estabelecerem um calendário de trabalho e de avaliação,o qual será formalizado através de um documento escrito.
Qualquer aluno pode requerer a melhoria da classificação obtida, nos períodos que se encontram prescritos no nº 1 do artª 11º do Despacho nº GR.02105/2010. A melhoria da classificação poderá ser obtida de formas diversas, tratando-se de uma decisão a tomar mediante um processo de negociação entre estudantes e docente, cabendo ao segundo indicar as opções que se colocam ao primeiro neste domínio.