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Crianças e Adolescentes Como Atores Políticos: Construção de uma cidadania participatória em contexto escolar e desportivo

Código: E526     Sigla: CACAP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LCED 15 Plano Oficial 3 - 3 28 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

Crianças e adolescentes como atores políticos: Construção de uma cidadania participatória em contexto escolar e desportivo é uma unidade curricular (UC) semestral optativa que se inscreve no campo da educação para a cidadania.


Esta UC procura perceber as crianças e adolescentes enquanto cidadãos, com capacidade crítica e consciência cívica e como sendo capazes de emitirem opiniões e participarem na tomada de decisões sociopolíticas em temas e contextos que lhes estão diretamente relacionados.

Assumindo as perspetivas da atual investigação nos campos da educação (formal e não formal), da sociologia da infância, da psicologia do desenvolvimento e da ciência política, a UC pretende aprofundar os conceitos de cidadania e participação na infância e na adolescência com base no pressuposto de que estes/as são cidadãos ativos e participativos e, em particular, contribuir para a reflexão e problematização em contextos de educação de que forma estes contextos se apresentam como espaços de cidadania participada.


Objetivos:

Identificar e explorar as diferentes conceções de cidadania junto de crianças e adolescentes;

Promover a reflexão critica dos contextos educativos como espaços de cidadania;

Refletir sobre os diferentes níveis e perspetivas de participação junto de crianças e adolescentes no contexto escolar e no contexto desportivo;

Identificar práticas de cidadania participada em contextos de educação (escolas e organizações desportivas).

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que no fim desta UC os/as estudantes sejam capazes de demonstrar:

Um domínio sobre a compreensão do fenómeno do exercício da cidadania e participação cívica nos períodos iniciais de vida de cada indivíduo;
Capacidade para a análise crítica de projetos socioeducativos e políticos que envolvem a promoção da educação para cidadania;
A capacidade de mobilizar conceitos e construir uma proposta socioeducativas com vista à promoção da educação para a cidadania, em função das especificidades dos contextos (escolas e clubes desportivos) e grupos em consideração (crianças e adolescentes).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N.A.

Programa


  1. De criança a ator: cidadania e participação em contextos de educação

    1. Cidadania: conceções, espaços e práticas.

    2. Participação: dos direitos das crianças ao efetivar do direito à participação; tipologias e níveis de participação.

    3. Envolvimento cívico e político de crianças e jovens: uma perspetiva desenvolvimental.



  2. Escola cidadã

    1. Cidadania e Educação: o papel da Escola, Cidadania e Ethos

    2. Educação para a cidadania: conceito, evolução, programas disciplinares e espaços.



  3. O papel dos Contextos Desportivos

    1. Dinâmicas de organização e ecologias dos contextos desportivos.



  4. Desenvolvimento de Projetos de cidadania participada nas comunidades de proximidade.

Bibliografia Obrigatória

Adler, M. (1993); The meaning of ‘school ethos’. Westminster Studies in Education, 16 (1), 59-69., 1993
Apple, M., & Beane, J. A. (2000); Escolas democráticas, Porto: Porto Editora., 2000
Araújo, H. (2008); Teachers’ perspectives in Portugal and recent institutional contributions on citizenship education. Journal of Social Science Education, 6(2), 73- 83, 2008
Beiner, R. (1995); Theorizing citizenship. , Albany: State University of New York Press., 1995
Biesta, G., Lawy, R., & Kelly, N. (2009). ; Understanding young people’s citizenship learning in everyday life: The role of contexts, relationships and dispositions. Education, Citizenship and Social Justice, 4(1), 5-24., 2009
Dias, T. S. (2016); Como pensam "elas" a organização das sociedades e o exercício da cidadania. Do desenvolvimento do pensamento político à vivência da cidadania participada em contexto escolar no pré-escolar e ensino básico. , EDISERV. 2016, Edita-me, Editora, LDA, 2016. ISBN: ISBN: 978-989-99315-4-1
Hart, R. (1992); Children´s participation: From tokenism to citizenship. Florence: Unicef International Child Development Centre (UNICEF)., 1992
Haste, H. (2004); Constructing the citizen. Political Psychology, 25(3), 413-439, 2004
Wong, N., Zimmerman, M. A., & Parker, E. A. (2010); A typology of youth participation and empowerment for child and adolescent health promotion. American Journal of Community Psychology, 46, 100 ˗ 114.. ISBN: doi: 10. 1007/s10464-010-9330-0
Ferreira, M. (2004). ; Do “avesso” do brincar ou… as relações entre pares, as rotinas da cultura infantil e a construção da(s) ordem(ens) social(ais) instituinte(s) das crianças no jardim de infância. In M. Sarmento, & A. Cerisara (Eds.),, ). Porto: Edições Asa., 2004

Bibliografia Complementar

Adelson, J., & O’Neil, R. (1966). ; The growth of political ideas in adolescence: The sense of community. Journal of Personality and Social Psychology, 4, 295-306., 1966
Berti, A. (1988). ; The development of political understanding in children between 6-15 years old. Human Relations, 41(6), 437-446., 1988
Biesta, G. (2011).; Learning democracy in school and society: Education, lifelong learning and the politics of citizenship. Rotterdam: Sense Publishers., 2011
Dias, T. and Menezes, I. (2014); Children and adolescents as political actors: visions of politics and citizenship, Journal of Moral Education, Vol. 43 No. 3, pp. 250-268., 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, debate, trabalho de grupo e orientação tutorial.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas
Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 0,00
Trabalho escrito 60,00
Trabalho prático ou de projeto 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 35,00
Frequência das aulas 28,00
Total: 63,00

Obtenção de frequência

O modelo de avaliação adotado pressupõe o cumprimento da assiduidade de acordo com o previsto na lei para os restantes cursos da faculdade e sem prejuízo do disposto no ponto 4 do artigo 9º do regulamento de avaliação.


De acordo com a modalidade de avaliação da disciplina (Avaliação distribuída sem exame final), o/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25 % das aulas previstas e apresentar o trabalho coletivo e o individual até à data estipulada no calendário anual.


A não realização/apresentação de alguma atividade prevista nos métodos de avaliação terá como consequência a realização de um exame oral que contemple os objetivos definidos para o trabalho coletivo e para o trabalho individual. Neste caso, a prova oral terá o valor de 100%, não sendo ponderada nenhuma classificação da avaliação distribuída.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final, numa escala de 0 a 20 valores, corresponde à média da classificação do trabalho coletivo (60%) e do trabalho individual (40%). Os/as estudantes que tiverem uma classificação negativa ou não entregarem os trabalhos previstos farão um exame oral sobre todos os conteúdos desenvolvidos na unidade curricular.

Provas e trabalhos especiais

N.A.

Trabalho de estágio/projeto

N.A.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que por lei sejam dispensados das horas de contacto da UC serão chamados a realizar uma prova especial de carácter presencial destinada a avaliar o domínio de competências e de conteúdos programáticos da UC.

Melhoria de classificação

Através de exame oral que contemple os objetivos definidos para o trabalho coletivo e para o trabalho individual.

Observações

N.A.

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