Código: | PDPSI27 | Sigla: | SEC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Psicologia |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=664 |
Unidade Responsável: | Psicologia |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
PDPSI | 17 | Plano de Estudos em vigor | 2 | - | 12 | 48 | 324 |
1. Ser capaz de reconhecer a escrita científica enquanto estilo de escrita próprio.
2. Conhecer as principais características da escrita científica e da revisão de pares.
3. Conhecer as principais convenções e normas adoptadas em Psicologia, em particular as da American Psychological Association, APA.
4. Ser capaz de elaborar trabalhos de apresentação científica de acordo com o estilo e convenções amplamente aceites na comunidade científica internacional da Psicologia e áreas afins (APA).
5. Conhecer as várias etapas do processo de submissão de manuscrito a publicação, incluindo a revisão e ressubmissão, e ser capaz de as concretizar (em particular, elaborar cartas ao Editor e resposta aos Revisores).
Os objectivos foram definidos de modo operacional, sendo equivalentes aos resultados de aprendizagem.
A escrita científica e o valor da clareza.
Comparação com outros tipos de escrita (e.g., escrita literária e escrita académica em geral).
O processo de comunicação científica, incluindo a revisão de trabalhos submetidos à apreciação de pares. A ciência aberta e a partilha de dados e téncicas analíticas.
Formas de comunicação científica. Ênfase em artigo de investigação empírica.
Análise detalhada, com exercícios de escrita real, dos seguintes aspectos da escrita científica:
- esquema geral e plano de conteúdos
- abstract ou resumo
- secções de Introdução, Método, Resultados, Discussão e Referências
- processo de submissão e revisão ("cover letters", ou cartas de submissão e de revisão/resubmissão).
Sessões semanais de grupo, parte em formato aula (lecture) e parte em formato exercícios e oficinas de escrita, e sessões tutoriais entre estudantes e professor.
Componente online no sistema Moodle da UP, onde são disponibilizados os materiais relevantes para o seminário, incluindo os guiões das sessões presenciais, leituras recomendadas e outros meios úteis.
Acesso como visitante com senha “ visitaSEC “.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 10,00 |
Trabalho escrito | 90,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 108,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Trabalho escrito | 108,00 |
Total: | 264,00 |
As sessões presenciais estão sujeitas à verificação de assiduidade. É requisito para a obtenção de frequência a participação em 75% das sessões presenciais realizadas.
É obrigatória a apresentação de pelo menos dois trabalhos escritos parcelares para avaliação formativa qualitativa (feedback). Pormenores a esclarecer nas sessões presenciais e/ou no curso online.
A avaliação é distribuída sem exame final. É obrigatória a apresentação de pelo menos dois trabalhos escritos parcelares para avaliação formativa qualitativa, e de um manuscrito de artigo completo para avaliação final.
Ponderação para a avaliação final: artigo completo 90%; envolvimento, participação e assiduidade nas sessões presenciais: 10%.
Tendo em conta o carácter monográfico da avaliação, não é possível avaliação suplementar para melhoria de nota.
Dada a natureza do trabalho realizado, que cabe na tipologia de projecto, a melhoria de classificação não é possível.
Situações especiais serão apreciadas caso a caso.