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Mediação Social e Educativa

Código: MED302     Sigla: MSE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação

Ocorrência: 2020/2021 - A (de 21-09-2020 a 29-05-2021)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Educação
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciências da Educação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCED 12 Plano Oficial 2 - 4 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de modalidades de intervenção no trabalho social, designadamente, a abordagem multifacetada de que se podem revestir as dinâmicas da mediação social e da (re)valorização do local, enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC trabalha modelos e práticas de mediação social como modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais, enquadrando-os nas transformações dos modos de regulação e de intervenção socioeducativa. É esperado que os estudantes sejam capazes de:

- Contextualizar a mediação social na transição de uma organização societária centrada no Estado para uma centrada no Mercado;

- Compreender a centralidade do conflito nas abordagens da mediação como tradutor de conceções do papel social do sujeito;

- Distinguir na intervenção da mediação as perspetivas teóricas influentes;

- Identificar, a partir da análise de casos, abordagens da mediação [do conflito] e a sua adequação aos contextos de intervenção;

- Desenvolver leituras dos processos de estágio com base nas ferramentas analíticas da mediação

- Produzir documentos de análise de processos de mediação, revelando apropriação pessoal e crítica das perspetivas téoricas e conceitos do campo

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

Iª Parte– Enquadramento Geral

1 – A produção social e cognitiva da noção de mediação social.

1.1 - A crise dos macro-dispositivos de integração social: do trabalho, da escola e do mundo político.

2 – A heterogeneização dos espaços e dos tempos sociais.

3 – As ambiguidades da revalorização do local como escala mais pertinente na gestão da questão social

4 – Novas configurações, dispositivos e figuras de gestão das políticas sociais

5 – Dimensões políticas e cognitivas a considerar na produção de alternativas.

 

IIª Parte – Campos, modelos e práticas de Intervenção em mediação: Estudo de Casos

6 – Espaços sociais de mediação: figuras profissionais/dispositivos de intervenção.

7 – Mediação em educação (escolar ou socioeducativa).

8 - Mediação social e comunitária

9 – Mediação sociofamiliar

10 – Mediação intercultural

Bibliografia Obrigatória

Bonafé-Schmitt, J.-P. ; La médiation: une justice douce., Paris, Syros., (1992).
Cardinet, Annie; École et Médiations. , Ramonville Saint-Agnes: Éditions Érès., (2000).
Correia, J. A. and A. M. C. Silva, Eds. ; Mediação: (D)os Contextos e (D)os actores. , Porto, CIIE e Edições Afrontamento., (2010)
Correia, J. A. and J. Caramelo ; "Da mediação local ao local da mediação: figuras e políticas." , Educação, Sociedade e Culturas 20 167-191., (2003).
Guilaume-Hofnung, M. ; La médiation. , Paris, PUF., (2000).
Hamzaoui, Mejed ; El Trabajo Social Territorializado. Las transformaciones de la acción pública en la intervención social. , València: Nau Llibres & Universitat de València., (2005).
Mayer, Bernard ; Beyond Neutrality: Confronting the Crisis in Conflict Resolution. , São Francisco: Jossey-Bass., (2004).
Milburn, Philip ; La Médiation: Expériences et competences., Paris: La Découverte., (2002).
Neves, T.; "Practice Note: community mediation as social intervention." , Conflict Resolution Quarterly 26(4): 481-495., (2009)
Schwerin, Edward W. ; Mediation, Citizenship Empowerment and Transformational Politics. , Westport: Praeger Publishers., (1995).
Six, J.-F. ; Les Médiateurs. , Paris, Le Cavalier Bleu., (2003).
Torremorell, M. C. B. ; Cultura de mediação e mudança social. , Porto, Porto Editora., (2008).
Vasconcelos-Sousa, José; O que é Mediação. , s/l: Quimera., (2002).
Vaz, H. ; "A mediação em contexto de formação como reinvenção de novos ofícios: o caso dos estágios e da licenciatura em Ciências da Educação na Universidade do Porto." , Educação, Sociedade & Culturas 29: 53-72., (2009)

Bibliografia Complementar

Bruno Tricoire; La médiation sociale: le génie du «tiers», L'Harmattan, 2002. ISBN: 2-7475-1970-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Contacto lectivo:

Exposição Dialogada

Análise e discussão de Textos 

Apresentação e discussão dos projetos em desenvolvimento pelos estudantes
Orientação Tutorial

 

Trabalho autónomo:

Pesquisa e análise bibliográfica

Preparação de apresentação de projetos e sua análise

Realização de trabalho para avaliação

Software

N/A

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação
Ciências Sociais > Sociologia > Comportamento societal

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 75,00
Participação presencial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de investigação 18,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação supõe a participação nas aulas (25%) - aferida pela análise e apresentação em pequeno grupo de um dos textos da coletânea (15%) e a apresentação do trabalho de dissertação/estágio/projeto em desenvolvimento (10%) - e a realização de trabalho individual que participa com 75 % para a CF. Este ensaio individual terá até um máximo de 8 páginas. A classificação final da UC expressa-se numa escala de 0-20 valores.

A partir da mobilização dos contributos teóricos do campo da mediação, o trabalho individual visa a análise do processo de estágio ou investigação em curso

 

Critérios de avaliação

i) Coerência e consistência teórica da análise produzida;

ii) Apropriação crítica dos contributos teóricos na produção da análise e argumentação

Provas e trabalhos especiais

A não realização do trabalho individual nos termos indicados no início do ano lectivo e/ou a obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará a sua reformulação na época de avaliação subsequente.

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular.

O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade ou algumas das temáticas da Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo.

Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio à realização deste trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação deverá ser realizada através da produção de um novo trabalho escrito, individual, e sua discussão com a docente da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas). O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade das temáticas trabalhadas na Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo

Observações

Considerando as recomendações operacionais de manutenção das atividades letivas e não letivas em regime presencial, mas na impossibilidade de garantir o funcionamento presencial da totalidade das atividades letivas do 1º semestre de 2020/2021 no atual contexto pandémico, por falta de instalações físicas capazes de acomodar com segurança o número de estudantes deste ciclo de estudos, esta UC decorrerá parcialmente a distância, com momentos síncronos, fazendo uso de meios telemáticos.
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