| Código: | MED302 | Sigla: | MSE |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 12 | Plano Oficial | 2 | - | 4 | - |
A Unidade Curricular visa aprofundar o estudo de modalidades de intervenção no trabalho social, designadamente, a abordagem multifacetada de que se podem revestir as dinâmicas da mediação social e da (re)valorização do local, enquanto modalidades alternativas de definição política e cognitiva do social e dos problemas sociais.
Iª Parte– Enquadramento Geral
1 – A produção social e cognitiva da noção de mediação social.
1.1 - A crise dos macro-dispositivos de integração social: do trabalho, da escola e do mundo político.
2 – A heterogeneização dos espaços e dos tempos sociais.
3 – As ambiguidades da revalorização do local como escala mais pertinente na gestão da questão social
4 – Novas configurações, dispositivos e figuras de gestão das políticas sociais
5 – Dimensões políticas e cognitivas a considerar na produção de alternativas.
IIª Parte – Campos, modelos e práticas de Intervenção em mediação: Estudo de Casos
6 – Espaços sociais de mediação: figuras profissionais/dispositivos de intervenção.
7 – Mediação em educação (escolar ou socioeducativa).
8 - Mediação social e comunitária
9 – Mediação sociofamiliar
10 – Mediação intercultural
Contacto lectivo:
Exposição Dialogada
Análise e discussão de Textos
Apresentação e discussão dos projetos em desenvolvimento pelos estudantes
Orientação Tutorial
Trabalho autónomo:
Pesquisa e análise bibliográfica
Preparação de apresentação de projetos e sua análise
Realização de trabalho para avaliação
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 75,00 |
| Participação presencial | 25,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 60,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Trabalho de investigação | 18,00 |
| Total: | 108,00 |
Nos termos do Regulamento de Avaliação, os estudantes obtêm frequência quando participarem em 3/4 das sessões efectivamente realizadas. Exceptuam-se aqueles estudantes que, por lei estão dispensados da presença nas aulas.
A avaliação supõe a participação nas aulas (25%) - aferida pela análise e apresentação em pequeno grupo de um dos textos da coletânea (15%) e a apresentação do trabalho de dissertação/estágio/projeto em desenvolvimento (10%) - e a realização de trabalho individual que participa com 75 % para a CF. Este ensaio individual terá até um máximo de 8 páginas. A classificação final da UC expressa-se numa escala de 0-20 valores.
A partir da mobilização dos contributos teóricos do campo da mediação, o trabalho individual visa a análise do processo de estágio ou investigação em curso
Critérios de avaliação
i) Coerência e consistência teórica da análise produzida;
ii) Apropriação crítica dos contributos teóricos na produção da análise e argumentação
A não realização do trabalho individual nos termos indicados no início do ano lectivo e/ou a obtenção de uma classificação inferior a 10 valores implicará a sua reformulação na época de avaliação subsequente.
Estudantes que por lei estão dispensados da presença nas aulas deverão realizar um trabalho escrito, individual, e proceder à sua discussão com os docentes da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas) destinado a demonstrar que possuem os conhecimentos e as competências exigidos e definidos na ficha de Unidade Curricular.
O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade ou algumas das temáticas da Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo.
Os estudantes que se encontrem nesta situação devem contactar os docentes da unidade curricular durante as primeiras 3 semanas do semestre para definir as formas de apoio à realização deste trabalho.
A melhoria de classificação deverá ser realizada através da produção de um novo trabalho escrito, individual, e sua discussão com a docente da UC (o trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas). O trabalho deverá sintetizar e abordar criticamente a globalidade das temáticas trabalhadas na Unidade Curricular e incidir particularmente na discussão dos contributos da problemática da mediação para a interpelação dos modos de definir os problemas sociais e intervir no campo social e educativo