| Código: | MED201 | Sigla: | CD |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| CNAEF | Estudos Sociais/Políticas Públicas/ Ciências da Educação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://sigarra.up.pt/fpceup/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=MED201&p_periodo=2S&p_ano_lectivo=2011/2012 |
| Unidade Responsável: | Ciências da Educação |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciências da Educação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MCED | 45 | Plano Oficial | 1 | - | 3 | 24 | 81 |
Esta UC procura trazer para a formação de estudantes questões postas pelo confronto com cidadania na sua relação com o estado, com comunidades e na sua relação entre indivíduos. A sua relação estreita com direitos civis, políticos, sociais e com os de nova geração, os direitos culturais, é focada de forma central. A educação como direito social é uma questão central na UC. As questões de inclusão/exclusão e a diversidade socio-cultural são também estruturantes desta UC.
Objectivos da formação
. debater educação como direito social
. debater conceitos de cidadania, inclusão/exclusão, diversidade cultural
. conhecer contribuições marcantes nas questões mencionadas
. identificar processos e contextos sociais geradores de exclusão/ inclusão
. adquirir saberes relevantes para a transformação social
Competências (relativas ao perfil)
. análise crítica de dispositivos e contextos sócio-educativos em torno da igualdade e diversidade, da proteção social, da produção e acesso à cultura;
. investigação em educação, por referência a contextos de educação formal e não-formal e de natureza social, cultural
Resultados da aprendizagem
. distinção dos vários conceitos de cidadania
. identificação da relação entre cidadania e direitos civis, políticos, sociais e culturais
. conhecimento das sociedades contemporâneas como caracterizadas pela diversidade socio-cultural
. análise de textos visuais/escritos e de problemáticas sócio-educativas em torno de cidadania e diversidade, de proteção social, de produção e acesso à cultura
. produção de ensaio em torno de um 'produto cultural' à luz da educação como direito social/educação e diversidade cultural.
Conhecimentos de Introdução às Ciências Sociais, de Sociologia da Educação, de Sociologia da Familia, de Socioantropologia da Cultura e de Políticas Educativas, entre outras, são contribuições relevantes para a realização da UC:
. Conceitos de cidadania e sua problematização: cidadania como direitos; cidadania como dever; cidadania como conceito contestado - com Helena Araújo
. Debates em torno de cidadania - as teorias em campo : as perspetivas liberais; o republicanismo cívico; as perspetivas social-democratas - perspetivas de T.H Marshall; as perspetivas neo-conservadoras; perspetivas feministas e de novos movimentos sociais.
. A educação como direito social, entendido a partir das perspetivas de T. H. Marshall.
. Inclusão/Exclusão: conceitos de exclusão e de inclusão; processos sociais e exclusão; as pessoas imigrantes e direitos (denizens & citizens)
. Diferença como recurso social (Iris Young): o conceito de diferença; distinção de diferença como desigualdade; o debate igualdade vs diferença; contestando a divisão público-privado; para além de igualdade e diferença; um universalismo diferenciado (Ruth Lister)
. Diversidade e Interculturalidade: um universalismo diferenciado (Ruth Lister); o desafio da diversidade e diferença para a cidadania; redistribuição,reconhecimento, cuidar e solidariedade (John Baker, Kathleen Lynch)
De atividades de contacto
Exposição teórica e conceptual
Apresentação de textos por estudantes
Debates
Conferência
Acompanhamento tutorial
De trabalho autónomo
Trabalho de grupo
Pesquisa bibliográfica
Trabalho de campo
Preparação de apresentação de trabalhos de grupo ou individuais
As atividades desenvolvidas que serão tomadas em conta para a avaliação na UC serão:
I - Participação nas aulas
II. c/ entrega trabalho escrito
A - Elaboração de trabalho de pesquisa focando problema
relacionado com temáticas abordadas na UC.
ou
B - Apresentação aprofundada de ensaio na aula sobre obra selecionada com docente
ou
C - Elaboração de um ensaio sobre um filme ou romance, incidindo sobre temáticas dos direitos, da cidadania, da inclusão/exclusão, da diversidade cultural, em que se torne clara: identificação de uma problemática na leitura do filme ou do romance relevante para a UC; desconstrução de um olhar a partir de contributos selecionados da UC, em particular com recurso aos textos a selecionar em 'Documentos' (ver abaixo).
ou
D. Elaboração de ensaio a partir de uma imagem que se articule intensamente com as temáticas abordadas na UC, devendo incluir a justificação da sua escolha e uma interpretação pessoal, como enquadramento para uma análise teoricamente informada, como se acentua abaixo.
Qualquer ensaio deverá articular-se com 3 ou 4 textos incluidos nos documentos do Sigarra. Encontram-se aproximadamente dez textos, que deverão ser objeto de seleção da parte de estudantes. Propõe-se que não se incluam outros textos e que a discussão (filme/imagem/livro) se baseie no diálogo crítico e interpretativo com os 3 ou 4 (ou mais) textos selecionados dos documentos. A articulação com esses textos não é apenas ao nivel de mera citação, mas de articulação estruturada. Espera-se que o diálogo se estabeleça entre imagem/cena(s) do filme/romance e contributos dos textos escolhidos. As referências bibliográficas deverão ser corretamente integradas.
Qualquer um destes trabalhos escritos não deve exceder as 5000 palavras e deverá ser objeto de sessão tutorial obrigatória com docente respetiva.
A entrega dos trabalhos deverá ser por email ou no moodle
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Trabalho escrito | 80,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 30,00 |
| Trabalho de investigação | 30,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
| Total: | 100,00 |
O/a estudante obtém a frequência da unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito/a, frequentar 75% das aulas previstas.
A classificação da unidade curricular é expressa numa escala inteira de 0 a 20.
O envolvimento dos/as estudantes e a apresentação final terá uma ponderação máxima de 20% na classificação final. O ensaio ou trabalho terá uma ponderação de 80%.
Os e as estudantes que tenham apresentado ensaio na aula estão dispensados da última apresentação, pois já a realizaram numa das sessões e poderão entregar o trabalho escrito, logo que entenderem, depois da sua apresentação. Os restantes trabalhos escritos serão entregues, em geral, até 31 de Maio e a apresentação decorre em Junho. Espera-se que a apresentação seja com base em material visual (powerpoint, nomeadamente) que permita à docente e colegas estudantes apreender o sentido do trabalho realizado.
Os/as estudantes, em situações previstas pela legislação e pelos regulamentos em vigor, que não possam frequentar as aulas, deverão contactar a docente desde o início das aulas. Deverão realizar o trabalho ou ensaio mencionado, que terá de ser acompanhado pela docente em sessões tutoriais, e deverá ser apresentado no final perante colegas. Para além disso, além do ensaio acima referido, deverão entregar uma ficha de leitura (em datas a combinar com a docente).
Para efeitos de melhoria de nota, os/as estudantes têm a possibilidade de reformular o trabalho escrito ou, em casos específicos, realização de prova oral.
Atendendo à situação de pandemia, o trabalho da UC decorrerá online, até novas instruções, mantendo-se as modalidades de trabalho e de avaliação previstas e recorrendo a recursos telemáticos. Isto inclui o desenvolvimento do trabalho de grupo, com recurso a salas simultâneas. Os textos essenciais de referência estão disponíveis em PDF.
Bibliografia Fundamental/ Main Reading List
Araújo, Helena C. (2007) Cidadania na sua polifonia: Debates nos estudos de educação feministas, Educação, Sociedade e Culturas, 25, 83-116.
Arnot, Madeleine (2009) Educating the global citizen, in Educating the Gendered Citizen (pp.223-251), New York: Routledge.
Bernstein, Basil (1996). Pedagogy, symbolic control and identity: Theory, research and critique. Bristol: Taylor & Francis.
Bourdieu, Pierre (1999) A miséria do mundo (pp. 81-101), Petrópolis: Editora Vozes.
Castel, Robert (2006 [1997]). A dinâmica dos processos de marginalização: da vulnerabilidade a desfiliação, Caderno CRH, 26/27, 19-40.
Costa, Alfredo Bruto da (2005) Exclusões, (excertos selecionados, pp. 10 a 84) Lisboa: Gradiva.
Fonseca, Laura (2007) Corpo falado: sexualidades, poder e educação, Educação, Sociedade e Culturas, 25, 135-168.
Fraser, Nancy e Gordon, Linda (1995) Contrato versus caridade: Porque não existe cidadania social nos Estados Unidos?, Revista Crítica de Ciências Sociais, 42, 27-52.
Fraser, Nancy (2002) A justiça social na globalização: Redistribuição, reconhecimento e participação, Revista Crítica de Ciências Sociais, 63 online DOI: 10.4000/rccs.1250
Lister, Ruth (2007) Inclusive citizenship: Realizing the potential, Citizenship Studies, 11(1), 49-61.
Macedo, Eunice (2018). Vozes jovens entre experiência e desejo: Cidadania educacional e outras construções (pp. 3-6,101-113). Porto: Afrontamento.
Marshall, T.H. (1967 [1950]) Cidadania e classe social? in Cidadania, Classe Social e Status, (pp. 57-114), Rio: Zahar Editores
Picó, Josep (2002). La sociología insular: Th. Marshall y el moralismo Fabiano, Papers 68, (9-29)
Stoer, Stephen R. & Magalhães, António (2005) A diferença somos nós. A gestão a mudança social e as políticas educativas e sociais, Porto: Afrontamento
Touraine, Alain (1997) Iguais e diferentes, (pp. 127-172), Lisboa: Instituto Piaget.
Touraine, Alain (2000) Can we leave together. Stanford: Stanford University Press
Bibliografia Complementar/ Advanced Readings
Arnot, Madeleine (2007) Masculinidades de classse trabalhadora, escola e justiça social: revisitando o significado sociológico de Paul Willis em Learning to Labour, Educação, Sociedade e Culturas, 25, 9-42.
Benhabib, Sheila (2004) The Rights of others? Aliens, residents and citizens, Cambridge: Cambridge University Press.
Bolivar, Antonio (2007) Educación para la ciudadanía? Algo más que un asignatura, Barcelona: Ed. Graó.
Casanova, Maria José (2009) Etnografia e Produção de Conhecimento - reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses, Lisboa: ACIDI
Estêvão, Carlos (2007) Direitos Humanos, justiça e educação, Educação, Sociedade e Culturas, 25, 43-81.
Fonseca, Laura (2009) Justiça social e educação, Porto: Afrontamento.
Heater, Derek (2005) What is citizenship?, Cambridge: Polity Press
Lanskey, Caroline (2010) Citizenship education for young people in secure institutions in England and Wales, Educação, Sociedade e Culturas, 30, 41-56
Perrenoud, Philippe (2005) Escola e cidadania? O papel da escola na formação para a democracia, Porto Alegre: Artmed
Santos, Boaventura Sousa (2000) A crítica da razão indolente, (pp. 209-235), Porto, Edições Afrontamento.
Torres, Carlos A. (2007) El lugar de las diversidades y de las ciudadanias en la sociologia de la Educación, Revista Portuguesa de Educação, 20(1), 7-45
Touraine, Alain (1995) O racismo hoje, in M. Wieviorka, (org.) Racismo e modernidade, (pp.25-43), Lisboa: Bertrand Editora.
Young, Iris M. (2000) Inclusion and Democracy, Oxford: Oxford University Press
Zimenkova, Tatiana (2011) Diversity: Future project or current challenge? Construction of the term diversity within citizenship education in Europe, Educação, Sociedade e Culturas, 32, 23-40